[News] Tarsilinha estreia na semana dos 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1922

 



Tarsilinha é uma animação para toda a família, assinada pelos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna. O filme é uma aventura fantástica, inspirada na obra de Tarsila do Amaral, a artista mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. A animação aproxima ainda mais crianças da obra da artista, que já é muito conhecida entre este público.


 


Tarsilinha é uma garota de oito anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos especiais que foram roubados da caixa de lembranças que pertence a ela. Em sua aventura, Tarsilinha terá que ter muita coragem para enfrentar seus medos e superar desafios para voltar para casa em segurança com todas as lembranças da caixa. 


 


Tarsilinha e seus amigos vão mergulhar nas profundezas do Abaporu para recuperar as memórias de sua mãe e de muitas outras pessoas. A obra, que se tornou um símbolo do Movimento Antropofágico Brasileiro, representa a ideia de devorar as diferentes culturas para produzir algo novo, único e autêntico.  


 


Produzido pela Pinguim Content, o filme traz personagens de lendas brasileiras, com elementos das culturas nativas indígena, africana e dos colonizadores portugueses, tão presente na formação da identidade do país. Apesar de não ser um longa biográfico, a personagem Tarsilinha carrega a coragem da artista que ousou na linguagem visual e formas desconhecidas. 




Tarsila do Amaral é hoje um grande nome da pintura no cenário internacional e traz na sua obra elementos e temáticas populares em uma arte genuinamente brasileira.  Em 2019, a exposição Tarsila Popular reuniu 92 obras da pintora e superou o recorde de visitação do Masp: 400 mil pessoas em três meses de exposição.  


 



TARSILINHA 


Brasil, 2021, 93 min, animação 


Produção: Pinguim Content

Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo

Roteiro: Fernando Salem, Marcus Aurelius Pimenta  


Produção Executiva: Ricardo Rozzino

Produtora Associada: Tarsila do Amaral

Trilha Sonora: Zezinho Mutarelli, Zeca Baleiro  


 


Vozes: Tarsilinha - Alice Barion, Lagarta - Marisa Orth, Sapo - Ando Camargo, Saci – Skowa, Bicho Barrigudo - Rodolfo Dameglio, Pássaro - Marcelo Tas, Mãe - Maíra Chasseraux



Distribuição Brasil: H2O Films  




:: sobre os diretores :: 


CELIA CATUNDA  


Formada em Comunicações na ECA-USP, Celia é uma das fundadoras da Pinguim Content. Célia é criadora de séries de animação e de personagens como Peixonauta, Luna e Tarsilinha. Juntamente com Kiko Mistrorigo, criou e dirigiu as premiadas séries “De Onde Vem?”, “Peixonauta”, "Charlie, o Entrevistador de Coisas”, “O Show da Luna!”, atualmente em sua sétima temporada e o longa metragem Tarsilinha, entre outros.  


 


KIKO MISTRORIGO  


Formado em Arquitetura pela FAU USP em 1987, Kiko fundou em 1989 com Celia Catunda, a produtora PinGuim onde cria, dirige e produz uma programação divertida, educativa e ousada para crianças, principalmente para pré-escolares. São histórias que não subestimam a capacidade das crianças, como a série ambiental e longa-metragem Peixonauta, a série pré-escolar científica "O Show da Luna!”, já na sua sétima temporada, e a série "Charlie, o Entrevistador de Coisas". Co-dirigiu com Celia Catunda o longa-metragem inspirado na obra de Tarsila do Amaral, "Tarsilinha".  


 


:: sobre a produtora :: 


PINGUIM CONTENT 


A Pinguim Content é uma produtora de animação brasileira referência na criação de conteúdo infantil de qualidade. Fundada há 32 anos por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, a Pinguim Content desenvolveu e produziu séries de sucesso como o Peixonauta, De Onde Vem?, Rita, Cantando com Ping e Pong, Charlie, O Entrevistador de Coisas e O Show da Luna!, que está na sua 7ª temporada. Suas produções estão presentes em mais de 120 países em diversas plataformas. 


 


:: sobre a distribuidora :: 


H2O FILMS 


Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora de Cinema com capital 100% nacional. Sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lança. Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films busca tratar e pensar cada projeto de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial a expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe.   


A empresa é responsável pela distribuição de mais de 30 filmes, em 2014 lançou “Made in China”, com direção de Estevão Ciavatta e protagonizado por Regina Casé, com mais de 400 mil espectadores; “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, que, com 72 mil espectadores, se tornou um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; “Vai Que Cola - O Filme”, com a maior bilheteria de abertura nacional do ano de 2015, que contou com um público de mais de 3,2 milhões de espectadores; a continuação da comédia de Andrucha Waddington “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” e os longas “Um Tio Quase Perfeito”, ambos com Marcus Majella, ambos em 2017. Em 2018, lançou “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar, e, em 2019, a sequência da comédia “Vai Que Cola 2- O Começo” e o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público.    


Entre Outubro de 2020 e Outubro de 2021, período duramente afetado pela pandemia de Covid-19, a distribuidora lançou 4 comédias para toda a família em formato híbrido de cinema e streaming: “Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho, “De Perto Ela Não é Normal”, com Suzi Pires e grande elenco, “Um Tio Quase Perfeito 2”, continuação da história protagonizada por Marcus Majella, “Missão Cupido”, de Rodrigo Bittencourt, “Um Casal Inseparável”, de Sérgio Goldenberg, com Nathallia Dill e Marcos Veras, e “O Jardim Secreto de Mariana”, de Sérgio Rezende estrelado por Andréia Horta e Gustavo Vaz. 





Nenhum comentário