Novidades

[News] Site Ziriguidum completa 25 anos e conta sua história em documentário

 Site Ziriguidum completa 25 anos e conta sua história em documentário


Beto Feitosa e Flávia Souza Lima

 

 

O site Ziriguidum, que fala sobre música brasileira, completou 25 anos e vai contar sua história em um documentário que traz depoimentos de seus fundadores, os jornalistas Beto Feitosa e Flávia Souza Lima. Com direção do cineasta Rafael Saar, “Ziriguidum.doc - 25 anos” traz ainda participações de artistas como Zélia Duncan, Claudio Lins e Verônica Sabino e dos jornalistas Rodrigo Faour e Ricardo Fotios. O documentário vai ao ar no dia 22 de janeiro às 20h no canal de Ziriguidum no Youtube ( http://tinyurl.com/tvziriguidum ).

O filme conta a história de pioneirismo em diversas frentes. Com duas edições físicas lançadas em 1996, e distribuídas em bancas de jornais e livrarias estratégicas no Rio e em Niterói, e no ar desde então, Ziriguidum foi o primeiro site sobre música brasileira em uma época que a internet ainda engatinhava. Dois anos depois, o site começou a publicar entrevistas em áudio, como mini programas de rádio – hoje conhecidos como podcasts. Também foi pioneiro em cobertura em vídeo e streaming de áudio, lançando na web discos inteiros antes mesmo da edição física (o meio então unicamente utilizado). Com farto material de arquivo, o filme recupera imagens e áudios dessa história.

Durante a pandemia Ziriguidum voltou a inovar, organizando o primeiro evento de lives do Brasil. O Festival #ZiriguidumEmCasa estreou na primeira semana de isolamento social, em março de 2020, e continua no ar em novo formato. No final do ano de 2021, ganhou o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Festival Online, a maior premiação da música independente do país atualmente.

Espaço multimídia e de experiências, o site segue sendo editado pelo jornalista Beto Feitosa. Nesses 25 anos, não perdeu sua essência, firmando-se como um porto para a música brasileira sem preocupações com números do mercado e fenômenos efêmeros. Desde sua fundação, Ziriguidum foca seu olhar para o lado artístico valorizando a criação e os artistas.

Uma semana depois da exibição do documentário, vai ao ar a 24ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa, trazendo músicas dos álbuns incluídos no livro “1979 – o ano que ressignificou a MPB”. Em abril é a vez de uma série de vídeos trazendo 25 artistas que foram lançados nesses 25 anos do site, projeto contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes 2, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

 

Ziriguidum.doc - 25 anos

Documentário com Beto Feitosa e Flávia Souza Lima

Depoimentos de Claudio Lins, Ricardo Fotios, Rodrigo Faour, Verônica Sabino e Zélia Duncan.

Direção: Rafael Saar

Estreia dia 22 de janeiro às 20h no canal de Ziriguidum no Youtube: http://tinyurl.com/tvziriguidum

Nenhum comentário