[News] Em vez de figurinos, Fábio Namatame confecciona máscaras para distribuir gratuitamente à comunidade


Reconhecido e premiado pela extensa carreira como figurinista, Fábio Namatame, formado em Comunicações e Artes pela FAAP, interrompeu, por enquanto, as suas produções voltadas para as peças teatrais, musicais, apresentações de dança e óperas, devido à pandemia de coronavírus. No entanto o ateliê encontra-se a todo vapor na confecção de máscaras de algodão para doação em asilos, postos de saúde do SUS, UBSs e instituições.

Com mais de quatro mil máscaras já distribuídas, o artista desenhou um modelo exclusivo que segue para as oito costureiras (cada uma em sua casa), que as devolvem para serem entregues por motoboys. A produção só é possível porque a equipe conta com o apoio dos amigos em forma de doações em dinheiro para a compra da matéria-prima (tecido e elástico) e pagamentos das profissionais responsáveis pela confecção.

A ação já teve apoio da jornalista e apresentadora Marília Gabriela e do diretor Jorge Takla, entre outros profissionais da cultura que ajudam a divulgar o trabalho. A atriz Andrea Bassit colabora na distribuição com seus contatos na área da saúde. A diretora Maria Thais é responsável pelas máscaras chegarem aos índios. Paraisópolis, Parelheiros e Piritiba estão entre os bairros onde as máscaras já chegaram. Em alguns bairros, UBSs já estão doando as máscaras de Fábio no kit de proteção distribuído gratuitamente.

“Às vezes, eu mesmo entrego, diz, informando que a ação começou junto à rede de amigos, que queriam máscaras para suas famílias, porteiros e faxineiros.” Agora, Fábio tem a expectativa de contar com a parceria (ainda não efetivada) do Teatro Municipal de São Paulo. Há o interesse da entidade em costurar e distribuir. “Quanto mais houver produção e distribuição gratuita, melhor”, projeta, considerando que no um futuro as pessoas adotarão as máscaras como uso cotidiano e até para frequentarem os espaços culturais.


Nenhum comentário