[News] Oito dicas de leitura para as férias


 O bibliotecário Jonas Borges de Castro, do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, dá algumas dicas para quem quer colocar a leitura em dia. E aproveitando que janeiro é mês de férias, você terá todo tempo do mundo para curtir cada momento de folga.

Pode levar o livro para a praia, para o interior, para o descanso na rede, na hora de pegar um bronzeado na piscina, naquela viagem longa para rever um amigo ou parente distante, enfim, são muitas as situações e oportunidades para devorar as páginas daquele best-seller.

Confira a seguir as sugestões por faixa etária:

Título: A casa sonolenta



Autores: Don Wood e Audrey Wood

Editora: Brinque Book

Descrição: Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.

Título: O rei bigodeira e sua banheira



Autores: Don Wood e Audrey Wood

Editora: Ática

Descrição: Não há nada que faça o rei sair da banheira: nem guerra, nem almoço, nem pesca, nem baile. Até que o pajem tem uma ideia para tirá-lo desse marasmo.

Título: Famílias malucas - Minha mãe é uma pirata



Autor: Jackie French

Editora: Fundamento

Descrição: Ninguém na escola sabe que Camilo tem uma mãe pirata. Mas está para acontecer o encontro de pais e professores, e o garoto está preocupado: será que ele conseguirá esconder seu segredo? Ou será que sua mãe arruinará a sua fama de garoto descolado, conhecido como CJ? Ela usa bota de cano longo e tem uma espada.

Camilo tem que fazer a tarefa no convés de um barco pirata. Ainda bem que ele tem a ajuda de Frederick Imundo – fica até fácil se acostumar com a perna de pau do pirata fazendo toc-toc-toc enquanto ele anda. O bichinho de estimação de Camilo é um crocodilo, que adora comer os dedos dos piratas maus.

Pizza no jantar? Que nada! Percival Podre serve deliciosas sopas de monstros marinhos. Acompanhe Camilo e sua mãe pirata em uma grande aventura pelos sete mares!

Título: Famílias malucas - Meu bicho de estimação é um dinossauro



Autor: Jackie French

Editora: Fundamento

Descrição: É o aniversário de Gunk e ele pode escolher o presente que quiser. Sua família não para de dar palpites. O pai dele gosta de coisas fofas e usa pantufa em forma de bichinhos. Fliss, a irmã de Gunk, tem um tubarão tatuado no braço e pilota a maior moto que Gunk já viu. A mãe dele passa 24 horas conectada à internet. Mas Gunk não quer saber de pantufas, motos ou computadores: ele quer uma cachorrinha e escolheu justamente a mais estranha do canil: ela tem medo de gatos e não sabe latir! Gunk percebe que sua mascote, a Pingo, está ficando esquisita demais e tenta ensiná-la a latir e a gostar de ração. Mas não adianta nada: ela continua sendo uma cachorrinha muito estranha. Tudo fica ainda mais esquisito ainda quando a Pingo cresce e fica muito parecida com... um dinossauro! E agora? O que vai acontecer com a Pingo? Acompanhe Gunk e Pingo em suas aventuras e descubra que o melhor amigo do homem nem sempre é o cachorro!

Título: Pântano de sangue



Autor: Pedro Bandeira

Editora: Moderna

Descrição: Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, discute-se a dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza em um dos últimos lugares do mundo que ainda poderia ser chamado de Paraíso Terrestre: o Pantanal de Mato Grosso. Miguel, Crânio, Calu, Magrí e Chumbinho envolvem-se com o crime organizado que está agindo por lá, liderado pelo misterioso e implacável Ente. Crânio, o Geninho de Os Karas, é quem terá de arrastar os amigos em sua mais perigosa missão. Esse é mais um trabalho para Os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!

Título: O misterioso caso de Styles


Autor: Agatha Christie

Editora: Globo

Descrição: Quando Mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que a espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, 20 anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de Mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando Mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.

Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, Mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?

Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas – final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

Título: Os sete


Autor: André Vianco

Editora: Aleph

Descrição: “Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam.” Uma caravela portuguesa naufragada com mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo. Apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de mergulhadores decide seguir em frente, e encontra sete cadáveres. Esses corpos misteriosos e cadavéricos são levados para estudos e tudo parece estar sob controle até o despertar do primeiro deles. Em Os Sete, André Vianco atualiza o mito dos vampiros, apresentando ao leitor seres poderosos, cada um com uma característica única, mas todos com natureza monstruosa e sanguinária. O resultado é um livro envolvente, repleto de ação e reviravoltas, que em pouco tempo ocupou seu merecido lugar entre os mais importantes livros de terror e fantasia brasileiros.

Título: Como pensar sobre as grandes ideias


Autor: Mortimer J. Adler

Editora: É Realizações

Descrição: Esses são apenas alguns questionamentos levantados neste livro, que tem como objetivo encorajar o leitor ao pensamento filosófico. É isso mesmo, Como Pensar sobre as Grandes Ideias evidencia que todos somos capazes de pensar e compreender desde as questões mais corriqueiras de nosso dia a dia até as maiores abstrações que a mente humana pode alcançar. Conhecido por sua linguagem acessível e didática encantadora, o filósofo norte-americano Mortimer Adler trata filosoficamente dos mais diversos problemas humanos, tomando como base seu vasto conhecimento de literatura, história e filosofia. Adler trata de conceitos como democracia, lei, emoção e aprendizado à luz dos grandes livros e do pensamento de mais de dois milênios de civilização ocidental. Esta obra comprova que as grandes ideias são temas inesgotáveis e que elas nos transportam a uma aventura única, na qual sempre há pioneirismo a ser alcançado – e podemos atingi-lo – valendo-nos de nossa mente. Afinal as grandes ideias estão ao alcance de todos.

Boa leitura!               


Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Nenhum comentário