[Divulgação] Melpômene: o Império Persa e a cultura dos citas e líbios através dos olhos do Pai da História

Entender a Antiguidade e como as inter-relações funcionam é essencial para compreendermos o mundo a nossa volta. Uma das grandes contribuições para chegar a essa percepção é a obra Histórias de Heródoto de Halicarnasso, que desenvolveu meios pelos quais, até hoje, pode-se avaliar a História e seus momentos importantes para a humanidade.

Lançada pela Editora Edipro, a coleção dos clássicos de Heródoto chega ao seu quarto capítulo. No Livro IV – Melpômene, o geógrafo e historiador grego narra a expansão do Império Persa na Ásia e traz detalhes sobre a cultura dos citas e líbios.

Esse relato não se limita à descrição dos armamentos e das batalhas. Heródoto registra os costumes e os hábitos desses povos centrando-se em suas práticas cotidianas: as diferentes atividades, os meios de subsistência e como vivem suas religiões e religiosidades, sem deixar de lado as características singulares de cada povo.

Também encontramos os detalhes sobre os preparativos da expedição militar de Dario e suas campanhas de guerra contra Cítia. A antiga região da Eurásia é um dos temas centrais da obra, que se constitui na maior e mais detalhada narrativa conhecida sobre o povo cita.

Cada livro presente na coleção Histórias foi dedicado a uma musa da mitologia grega. Depois de Clio (musa da história e da criatividade), Euterpe (musa da música) e Tália (musa da comédia), chegou a vez de Melpômene, a musa da tragédia.

Além do rico conteúdo de todas essas obras, a coleção Histórias pode ser considerada o primeiro registro de uma narração histórica, escrita por um dos maiores pesquisadores da humanidade: Heródoto de Halicarnasso.

Ficha técnica

Título: Histórias: Livro IV – Melpômene
Autor: Heródoto
Tradução: Maria Aparecida de Oliveira Silva
ISBN: 9788552100898
Páginas: 192
Formato: 14 x 21cm
Categoria: História
Preço: R$ 59,00

Sobre o autor: Foi geógrafo e historiador helênico, considerado o continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C., mas há dúvidas a respeito da cidade em que nasceu. Alguns historiadores grafam em língua helênica Halicarnasso e outros, Túrio. Heródoto manteve contato com o poeta trágico Sófocles, além de ter convivido com outros expoentes da produção literária e cultural de seu tempo. Por influência da política expansionista de Péricles, que defendia a disseminação de uma cultura pan-helênica, Heródoto teria aceitado participar de uma expedição de colonização e fundação da cidade de Túrio, em 443 a.C., onde teria redigido os livros de suas Histórias. Heródoto também realizou viagens para conhecer o mundo, adquirir conhecimento e sabedoria, partindo para a região do Mar Negro, conhecendo a Cítia, o Egito, a Babilônia, Cirene e vários territórios da Ásia Menor.

Sobre a tradutora: Maria Aparecida de Oliveira Silva é graduada em História, mestre em História Econômica e doutora em História Social (USP). Também é pós-doutora em Estudos Literários (UNESP) e pós-doutora em Letras Clássicas (USP).


Nenhum comentário