[News] "Histórias de Botafogo" - Livro do jornalista Antonio Augusto Brito é o primeiro projeto do site Curta Botafogo na Livraria da Travessa

Bairro mais descolado do Brasil, Botafogo guarda cinco séculos de história em seus quase cinco quilômetros quadrados, entre Humaitá, Flamengo, Urca e Copacabana. Um prato cheio para o jornalista Antonio Augusto Brito, que reuniu curiosidades do bairro no livro “Histórias de Botafogo”, primeiro projeto cultural do site de – boas – notícias Curta Botafogo (www.curtabotafogo.com). O livro foi viabilizado graças à parceria do site com o Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL), a TGB Imóveis e a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB). O lançamento oficial – com direito a coquetel e sessão de autógrafos – será no dia 17 de janeiro de 2020, na Livraria da Travessa de Botafogo, claro!

O jornalista Antonio Augusto Brito, editor do site Curta Botafogo, buscou inspiração nos fatos e personagens que dão nome às ruas de Botafogo para contar histórias curiosas – às vezes, trágicas; outras, engraçadas –, quase sempre desconhecidas e surpreendentes, que tiveram como cenário o simpático bairro da Zona Sul carioca em seus mais de quatro séculos de existência. Nas 50 crônicas selecionadas para este livro, não faltam dramas, crimes, arte, mistério, revoltas políticas e até um triângulo amoroso. Entre as informações e curiosidades reveladas pelo autor, estão origens dos nomes de ruas do bairro, a relação entre a comunidade Santa Marta e o Colégio Santo Inácio, o golpe de estado que foi impedido numa batalha campal na rua da Passagem e o primeiro acidente de carro registrado no Brasil.

Botafogo não é bairro de passagem. É de passagens: curiosas, divertidas, misteriosas, picantes. Seja para quem gosta de História ou histórias; seja para quem mora, quem trabalha ou se diverte em Botafogo; o livro é uma viagem no tempo e um delicioso passeio pelo passado do bairro, da cidade, do país.

Sobre os parceiros:

IBOL

Fundado em 1970, o Instituto Brasileiro de Oftalmologia (IBOL) é referência em Oftalmologia no Brasil. A empresa escolheu Botafogo para construir sua sede, uma das clínicas mais modernas e aparelhadas em sua especialidade do país, inaugurada na Praia de Botafogo 206, em 2001, e, desde então, faz parte da história do bairro.

“O IBOL é referência até para o dia a dia do bairro de Botafogo. Sua sede tornou-se tão conhecida que, ao pegarmos um táxi no Rio de Janeiro, não é necessário dar o endereço, basta falar que o destino é o IBOL que todos os taxistas já sabem que devem se dirigir à Praia de Botafogo. Ao comemorar seus 50 anos, o IBOL não poderia deixar de unir o útil ao agradável, prestigiando este maravilhoso livro de crônicas sobre o bairro que nos acolheu com tanto carinho. Parabéns ao IBOL e ao bairro de Botafogo”, comemora Felipe Fernandes Prado, gestor administrativo do IBOL.

TGB Imóveis

A TGB Imóveis, empresa fundada pelo empresário Rogério Chor em 2005, é proprietária de mais de 400 imóveis em Nova York e no Rio de Janeiro. Em Botafogo, bairro onde possui diversas lojas de rua, foi a responsável pela construção do número 100 da rua Nelson Mandela, que, aliás, foi construída pela TGB. A empresa também reformou a Praça Nelson Mandela, transformando o local num importante polo de gastronomia e lazer.

“A ideia do jornalista Antonio Augusto Brito de contar curiosidades de Botafogo é ótima! É imprescindível destacar todos os aspectos culturais e históricos de um dos bairros mais importantes para a evolução do Rio de Janeiro”, destaca Guili Chor, diretor da TGB Imóveis.


AMAB

Criada em 1979, no início da redemocratização, a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB), tem estado à frente de todas as principais lutas da comunidade junto ao poder público, reivindicando melhorias e combatendo os abusos, que nunca foram poucos. Com Regina Chiaradia na presidência desde 1998, a AMAB vem tendo papel de destaque na recuperação do bairro nos últimos 40 anos.

“O bairro de Botafogo sempre teve destaque na vida da cidade do Rio de Janeiro e na história do país. Foi aqui que viveram, por exemplo, a rainha Carlota Joaquina e o advogado, político e diplomata Rui Barbosa. Durante um período do século passado, foi visto como um bairro de passagem, mas, nos últimos anos, Botafogo vem se destacando na vida cultural da cidade. Não à toa foi parar na 28ª posição na lista dos 50 bairros mais descolados do mundo – o único do Brasil – do portal de turismo norte-americano Time Out, que fez uma pesquisa com seus editores e especialistas espalhados pelos quatro cantos do planeta. Descolado hoje, cenário de histórias diversas desde o século XVI, o bairro tem muito a revelar. E foi a isso que o jornalista Antonio Augusto Brito se propôs”, explica Regina Chiaradia, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB) desde 1998.

Sobre o autor:
Antonio Augusto Brito é jornalista formado pela UFRJ, ilustrador e designer gráfico. É também editor do site Curta Botafogo.

Sobre o site:
O Curta Botafogo (www.curtabotafogo.com) é um site de – boas – notícias sobre o bairro, criado em maio de 2017, pelos jornalistas Antonio Augusto Brito e Carla Paes Leme. O livro “Histórias de Botafogo” é o primeiro projeto do site.

Serviço:

Lançamento do livro “Histórias de Botafogo”, de Antonio Augusto Brito

Projeto Curta Botafogo (www.curtabotafogo.com)

Dia: 17 de janeiro de 2020

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa de Botafogo

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, n° 97, Botafogo

Dados técnicos:

Título: "Histórias de Botafogo"

Autor: Antonio Augusto Brito

Editora: Nova Aliança

ISBN: 978-85-93160-04-2

Formato: 16cm x 23cm, brochura

Número de páginas: 158

Preço sugerido: R$49,00


Nenhum comentário