[News] Samba da Feira convida Galocantô (Armazéns do Engenhão) 22/12 GRÁTIS

A Lapa vai ao Engenho de Dentro. Neste sábado, dia 22 de Dezembro, a atração do Samba da Feira é o Galocantô, conjunto que nasceu há 16 anos, na Lapa, e agora vai ciscar no terreiro do Grupo Bororó, nos Armazéns do Engenhão, entre 15h e 22h. A roda de samba mais democrática do subúrbio carioca é aberta a públicos de todas as idades e de graça.

O grupo Galocantô – formado por Léo Costinha, Lula Matos, Marcelo Correia, Leandro Dias e Jorge André – tem um repertório variado, misturando clássicos de mestres do samba com composições próprias gravadas em seus três CDs e um DVD, todos independentes.

Pelo Samba da Feira, já passaram craques como Diogo Nogueira, Xande de Pilares, Fundo de Quintal, Reinaldo, Noca da Portela, Leandro Sapucahy, Revelação, Molejo, Arlindinho e Marquinhos Sensação. Anfitrião do Samba da Feira, o Grupo Bororó é composto por muitos daqueles amigos que se reuniam semanalmente em Piedade.

A roda, que começou despretensiosamente no quintal de uma casa da rua Teresa Cavalvante, já chegou a reunir 12 mil pessoas num só sábado nos Armazéns do Engenhão, um local praticamente abandonado que hoje é point da região, sem histórico de violência ou assaltos.

E todo esse sucesso sem patrocínio! Só mesmo com o suor e a criatividade de Mario Castilho, Diogo Viana (Chapoka), Eduardo Zebral, Marco Veiga e Rodrigo Guedes, amigos e sócios na empreitada – profissionais de diversas profissões: de administrador de empresa a servidor público e autônomo. Essa galera cheia de disposição é responsável pela ocupação e pela revitalização de um espaço que agora encontrou sua vocação e foi abraçado pelo público da Zona Norte, ávido por cultura e diversão.

Além de ser a melhor opção de lazer para a galera do subúrbio – evento gratuito, com infraestrutura e segurança –, o Samba da Feira é também uma oportunidade de movimentar a economia local e dar oportunidade de trabalho e negócios para muita gente: músicos, equipe de bar, empresas de aluguel de cadeiras, banheiros químicos...


História

O projeto teve seus primeiros passos dados por um grupo criado no aplicativo WhatsApp chamado “ Bororó Produções”. O grupo reunia-se frequentemente, na casa de um de seus integrantes para tomar uma cerveja, tocar um bom samba e se divertir. O local mais frequente para esses encontros era na rua Teresa Cavalcante, em Piedade, casa de Mario Castilho, que costumava acordar cedo, preparar uns camarões e ouvir um bom samba no quintal, enquanto acompanhava o movimento da feira que ocorre todo sábado, na rua onde mora.

Pintou, então, a ideia de comprar um barril de chope e deixar as portas da garagem abertas para quem quisesse parar e curtir o samba. Surgia assim o Samba da Feira, que estreou no dia 14 de maio de 2016. O barril logo virou vários, tiveram de providenciar espaço para os barraqueiros e para a galera que só aumentava a cada dia de feira. Não demorou para o samba, que ia das 10h às 16h, virasse febre e atraísse público do bairro e das adjacências.

O evento cresceu, e vieram os problemas: reclamações de vizinhos por causa do barulho, reclamações dos feirantes, etc. Resolveram, então, conversar com o administrador regional da XIII R.A. para encontrar uma boa solução. Resultado: receberam a oferta de fazer a roda nos Armazéns do Engenhão, localizados na parte externa do Estádio Nilton Santos. A continuidade do projeto estava assegurada.

Se antes, cada integrante levava cerveja e petiscos, agora tem tudo lá: uma grande oferta de lanches e belisquetes nos food trucks, com ótima estrutura de segurança e banheiros.

“No dia 3 de dezembro de 2016, migramos para nossa nova casa, mantendo nossas premissas e filosofias podendo oferecer um pouco mais de comodidade e conforto para todos. Conseguimos maximizar nosso público e alavancar nosso plantel de convidados”, comemora Castilho. E conclui: “Enquanto o samba for capaz de curar almas feridas, revigorar estruturas, reacender luzes, reencontrar caminhos e transcender prazeres, não mediremos esforços em persistir e preservar com nossos ideais”.



Serviço
SAMBA DA FEIRA CONVIDA GALOCANTÔ - Armazém do Engenhão - R. José dos Reis, 189 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Data: 22 de dezembro, sábado. Horário: das 15h às 23h. Classificação Livre. Capacidade: 2500 pessoas. Grátis. www.facebook.com/sambanafeira

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário