[News] O que vem por aí no CCBB em janeiro


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro traz em 2019, uma programação plural com exposições, espetáculos de teatro, mostras de cinema entre outras atrações inéditas para os mais diversos públicos.

Exposições
DREAMWORKS – UMA JORNADA DO ESBOÇO ÀS TELAS - De 06 de fevereiro a 15 de abril

Criada pelo Australian Centre For The Moving Image (ACMI) em parceria com a DreamWorks Animation, esta exposição única traz mais de 300 itens exclusivos dos arquivos do estúdio, com destaque para peças dos aclamados filmes Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda, Como Treinar Seu Dragão e Trolls. A mostra é ancorada em exibições digitais, experiências imersivas e interativas para os visitantes, perfeita para um mergulho tecnológico em família.

PAUL KLEE, UMA VIAGEM AO BRASIL - De 15 de maio a 05 de agosto 
Com cerca de 100 trabalhos divididos em oito módulos, a mostra recompõe, quase que na totalidade, a trajetória artística do pintor. Contém obras produzidas desde a sua infância até as séries produzidas já no final da vida do artista. A exposição conta com a curadoria do Zentrum Paul Klee, instituição inaugurada em 2005 em Berna, na Suíça, que reúne em seu acervo grande parte da produção do artista.
Curadoria: Zentrum Paul Klee.

50 ANOS DE REALISMO – DO FOTORREALISMO À REALIDADE - De 22 de maio a 29 de julho
A mostra apresenta cerca de 80 obras que abordam 50 anos de representação da realidade na arte contemporânea por meio do fotorrealismo, hiperrealismo e realismo virtual. Entre os artistas estão Pedro Campos, Tom Martin, François Chartier, Javier Banegas, Craig Wylie, Simon Henessy, Paul Cadden, Ben Johnson, Andres Castellano, Giovani Caramello, Peter Land e Regina Silveira.
Curadoria: Tereza de Arruda.

AI WEIWEI RAIZ - De 21 de agosto a 04 de novembro
Um dos artistas mais relevantes na cena contemporânea, especialmente por levantar diversas questões entre a relação entre arte e ativismo político e sobre o papel do artista como um interlocutor social. A mostra reúne obras históricas e clássicas do artista chinês, como Sunflower Seeds, Forever Bicycles, Moon Chest e Ordos 100, bem como a sua produção recente de trabalhos desenvolvidos no Brasil.
Curadoria: Marcelo Dantas.

Teatro
OS DEZEQUILIBRADOS 20 ANOS – RIO 2065 - De 11 de janeiro a 25 de fevereiro

Celebrando 20 anos de trajetória, a companhia carioca Os Dezequilibrados reúne integrantes e atores convidados neste espetáculo inédito. Uma comédia sobre o Rio de Janeiro em 2065, que aponta para o futuro, mas também para o século 16, numa trama que mistura carnaval, replicantes e a conquista da cidade por vários países.

Direção: Ivan Sugahara. Texto: Pedro Brício. Elenco: Alcemar Vieira, Ângela Câmara, Cristina Flores, Guilherme Piva, Jorge Maya, José Karini e Letícia Isnard.

CÁRCERE - De 17 de janeiro a 03 de março 
Uma semana na vida de um pianista que, estando no cárcere, se torna refém de uma rebelião iminente. Em ritmo de contagem regressiva, ele revê suas expectativas, reflexões e lembranças.

Direção e atuação: Vinícius Piedade. Texto: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade.



SOLO - 09 de janeiro a 03 de março
Montagem do texto vencedor da última edição do projeto Seleção Brasil em Cena, projeto do CCBB Rio de Janeiro de fomento à produção dramatúrgica. A peça conta a história de vida de um homem moldado pela morte. Em suas mãos, a valorização do único afeto que recebeu em vida: o amor pela terra.

Texto: Fabrício Branco. Direção: Vinícius Arneiro. Elenco: Kadu Garcia, Jansen Castellar, Alliny Ulbricht e Barbara Abi-Rihan.

MACUNAÍMA - De 13 de março a 05 de maio

Comédia brasileira escrita pelo modernista Mario de Andrade conta a história de um herói cheio de contradições, provocações, com diversas falhas, malandragem e safadeza. Direção de Bia Lessa e dramaturgia da Cia Barca dos Corações Partidos.

Direção: Bia Lessa. Dramaturgia: Bia Lessa e Cia Barca dos Corações Partidos a partir de Mario de Andrade. Elenco: Cia Barca dos Corações Partidos.

VENHA VOANDO - 14 de março a 29 de abril

Com direção de Georgette Fadel, o projeto propõe o encontro/contracena do casal de atrizes, Debora Lamm e Inez Viana, para falar justamente do outro/do encontro.

Direção: Georgette Fadel. Dramaturgia: Pedro Kosowsky. Elenco: Inez Viana e Débora Lamm.

MORIR - 13 de março a 16 de abril

O espetáculo nasceu do encontro das atrizes brasileiras Giulia Grandis e Ludmila Wischansky com o diretor argentino Fernando Rubio em uma residência que teve como proposta a pesquisa dramática e cênica dos processos e rituais associados à morte e ao luto na sociedade contemporânea.

Direção: Fernando Rubio. Elenco: Giulia Grandis e Ludmila Wischansky.


VIII CENA BRASIL INTERNACIONAL - De 05 a 16 de junho

O festival Cena Brasil Internacional chega à sua oitava edição com espetáculos inéditos de teatro e dança, performances, workshops e palestras. Idealizado pelo CCBB a partir de proposta da Associação Cena Brasil Internacional, o projeto recebe atrações de companhias nacionais e internacionais.

Curadoria: Luis Felipe Reis e Sergio Saboya.

A PONTE - 20 de junho a 12 de agosto

A obra fala da intimidade através do reencontro de três irmãs que tiveram vidas e destinos diferentes: Agnes, a mais velha, e atriz e garçonete; Thereza, a do meio, e freira e vive num convento; e Louise, a caçula, desconectada da sociedade, ainda vive com os pais e é viciada em seriados de TV. A iminente morte da mãe promove a reunião na cidade natal delas.

Dramaturgia: Daniel MacIvor. Direção: Adriano Guimarães. Elenco: Débora Lamm, Bel Kowarick e Maria Flor.

YELLOW BASTARD - De 26 de junho a 28 de agosto

Um extraterrestre de pele amarela, que vive no planeta Terra há quase cinquenta anos, dedica à humanidade uma fala sobre os anos de sua estadia na Terra, devolvendo ao ser humano um retrato marcado pela tenaz capacidade humana de ser intolerante a tudo aquilo que lhe é estranho e diferente.

Dramaturgia: Diogo Liberano. Direção: Diogo Liberano. Elenco: Márcio Machado

O PIROTÉCNICO ZACARIAS – MURILO RUBIÃO 100 ANOS - De 04 a 29 de setembro

Montagem teatral com atores, bonecos e vídeo, que pretende se integrar às comemorações do centenário de nascimento do autor, refletindo a atualidade de sua obra.

Apresentação: Giramundo Teatro de Bonecos.


Cinema

SCORSESE - De 02 a 28 de janeiro

Retrospectiva dedicada à obra do diretor americano Martin Scorsese, considerado um dos mais influentes cineastas de todos os tempos e o maior cineasta americano vivo. A mostra traz ao Brasil clássicos como Taxi driver, Touro indomável, Bons companheiros, Cassino e Os infiltrados, além de documentários e filmes do início de sua carreira.

Curadoria: Marina Pessanha e José de Aguiar.



MOSTRA BRASILEIRINHOS DE CINEMA PARA CRIANÇAS - De 30 de janeiro a 11 de fevereiro

O projeto chega ao CCBB resgatando clássicos e apresentando novidades do cinema infantojuvenil nacional, com programas de curtas, médias e longas-metragens. Estão previstas oficinas de teatro de sombras e crítica de cinema, além de outras atividades educativas, como trilha sonora ao vivo e sessões com recreação.

Curadoria: Luísa Berlitz, Marco Tomazzoni, Jacqueline Durans e Fernanda Wagner.

                         

OS MELHORES FILMES DO ANO 2018 - De 13 de fevereiro a 02 de março

A mostra exibe uma seleção de longas lançados comercialmente em 2018, considerados os melhores do ano pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. A programação inclui homenagens, debates com a participação de membros da ACCRJ e cerimônia de premiação.

Curadoria: Mario Abbade Neto.

Música

MADRUGADA NO CENTRO - 19 de janeiro

O projeto Madrugada no Centro, que já acontece há cinco anos no CCBB RJ, celebra a Música Popular Brasileira em noite especial que homenageia os ritmos nordestinos.

Curadoria: Daniela Paita.

Ideias
A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO - 23 de janeiro




O projeto versa sobre o impacto provocado na vida e na produção literária de escritores submetidos compulsoriamente à condição de afastamento do país natal. Com foco nos escritores, conjuga depoimentos individuais, estudos comparativos, articulações múltiplas, bilinguismo e trocas culturais. Nessa edição os convidados são Antonio Carlos Secchin e Edney Silvestre.

Curadoria: Clarisse Fukelman.

Mais Informações

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.




Nenhum comentário