[Resenha] Mythos

Sinopse: Ninguém é capaz de amar e brigar, desejar e iludir com tanta ousadia e brilho quanto os deuses e as deusas da mitologia grega. Rabiscando suas histórias maravilhosas pelos céus, no fundo eles são como nós... só muito mais intensos e poderosos. Entre muitos outros episódios, nestas páginas estão:• o nascimento de Afrodite (depois de um péssimo dia na vida do titã Urano);• a incrível jornada de Perséfone aos reinos sombrios de Hades;• o crime hediondo e o terrível castigo eterno de Prometeu;• as consequências da curiosidade de Pandora, incapaz de manter fechado seu jarro repleto de tormentos.Os deuses gregos representam o que há de bom e mau em todos nós. Pelas mãos de Stephen Fry, neste livro inteligente, engraçado e, acima de tudo, divertido, eles nos revelarão quem somos de verdade.

O que eu achei?
A editora Planeta lançou recentemente uma obra que se você gosta de mitologia grega vai ser impossível não gostar. Mythos vai reunir as história de deuses, titãs e histórias da mitologia que mostram o amor, traição e vingança. Em uma reapresentação feita por Stephen Fry, veremos com muito carinho essas histórias que inspiraram e ainda inspiram diversas outras nos nossos dias atuais.

O livro contém um mapa do mundo mitológico e a "árvore genealógica" dos deuses para que você não se perca em nada mesmo não sendo muito antenado no assunto. Fry vai contar desde o começo de tudo, o Caos (o Big Bang da mitologia) e vai passar por diversas histórias, como a Fúria de Titãs (já retratada no cinema), Os Olimpianos - sim você vai lembrar muito de Percy Jackson, - o nascimento de Atena, e Afrodite, e muito mais. 

Também veremos algumas dúvidas que poderiam nos rondar sendo tratadas como os alimentos dos deuses, a busca por sabedoria e o autor ainda faz uma breve dissertação sobre mitos em relação a religião. A proza do autor é muito boa e você é emergido no universo muito facilmente. O livro pode até parecer ser maçante como um grande dicionário, mas não é. Se você tiver um dia livre consegue lê-lo tranquilamente e é uma leitura que você se sente completo e não deixa a desejar.

Mythos é como um grande dicionário sobre todo o mundo Grego. Sendo uma amante do gênero ele com certeza deve ser um dos seus livros de cabeceira. Mais um lançamento da coleção Planeta Minotauro, a edição está linda desde a capa, sua diagramação que me conquistou e além do fato de ser capa dura. 

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário