[News] Documentário sobre Neville D´Almeida


“Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos” (2018), com direção de Mário Abbade, será exibido na seção Apresentação Especial. O documentário que costura uma parte importante da história do cinema brasileiro através do resgate da obra do polêmico cineasta Neville D’Almeida, chega à Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (18 a 31 de outubro) depois de participar de importantes festivais nacionais e internacionais.  Vencedor do Impact Docs Awards como melhor documentário internacional e premiado como melhor diretor de documentário internacional no Jakarta Film Awards, o longa teve sessão de estreia no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, além de passar pelos festivais: É Tudo Verdade, Festival de Cinema de Vitória e Festival Cineuropa, em Santiago de Compostela. Com produção da Cavideo, coprodução de Abbade Entretenimento e  Canal Brasil, o longa tem previsão de chegada em dezembro, deste ano, aos cinemas brasileiros. A distribuição é da Fênix filmes.

Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos - é o primeiro filme de Mario Abbade, escritor, crítico de cinema e curador de mostras. Por entre imagens raras de arquivo, inúmeras entrevistas, vasto material de arquivo iconográfico e audiovisual, o projeto busca resgatar o papel do cineasta Neville D’Almeida. Ao mesmo tempo esse documentário ajuda a compreender uma parte do cinema brasileiro: o perfil sobre os editais de financiamento, as diferenças entre os movimentos do Cinema Novo e do Cinema Experimental (Cinema Marginal), as também diferenças entre a Pornochanchada e o cinema que utiliza o erotismo para contestar o status quo, a relação dos cineastas com a crítica, entre outros temas pertinentes. O filme ainda conta a história do Neville e do artista plástico Hélio Oiticica, a dupla que criou a primeira vídeo instalação (Cosmococas) nas artes plásticas.  

Um dos eventos mais aguardados do ano, a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, acontece entre 18 e 31 de outubro e vai exibir 331 títulos em diversos endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.
Twitter: @mostrasp
Instagram: @mostrasp

Nenhum comentário