[Crítica] Nasce Uma Estrela


A trilha-sonora de “Nasce Um Estrela” parece ter vida própria no filme, sendo uma personagem tão importante na história quanto nossos protagonistas. As faixas pontuam o tempo e as emoções de Jack (Bradley Cooper) e Ally (Lady Gaga), onde conhecemos um pouco do seu passado e de seus sentimentos conturbados e sua mente bagunçada pelas suas letras, e o presente de Ally, em um relacionamento conturbado. As composições conseguem manter o estilo clássico dos musicais, mas ainda assim terem aspectos de músicas comerciais: fazem parte da história, contam parte da história, mas ainda assim são produzidas com tanto cuidado que podem se passar por músicas de cantores, e não de um filme.
O filme como um todo traz inúmeras referencias a clássicos dramas musicais, e até mesmo as versão antigas de “Nasce Uma Estrela”, como fica claro quando Gaga canta sua primeira faixa no início do filme, durante pequenos 42 segundos. A faixa? “Somewhere Over The Rainbow”, faixa imortalizada pela atriz Judy Garland em “O Mágico de Oz” em 1939 – atriz esta que esteve na versão de 1954 desse mesmo filme.
As músicas são divididas basicamente em três gêneros: country, rock e pop, sendo os dois primeiros majoritariamente de Cooper, com participações de Gaga, esta que é responsável pela parte pop. É preciso ressaltar, explicitar, expor e aclamar a performance de Bradley Cooper como cantor. Sua presença de palco e sua voz foram algumas das maiores surpresas para mim no filme. Cooper soube incorporar um veterano da música de corpo e alma, e a voz... ah, a voz! Seu timbre remete aos mais clássicos cantores de rock, principalmente do progressivo e do grunge – a termos de comparação, me remeteu muito a Eddie Vader.
O que podemos falar de Lady Gaga? Se tem um ponto em que não há dúvidas que ela vai arrasar é nos vocais. Sua voz rasgada e potente é explorada ao máximo, e temos mais ainda do seu tom grave – que eu acho um dos seus pontos mais fortes. Acredito que seja impossível, mesmo para quem não é fã de Gaga como cantora pop – como este que vos escreve – não se sentir impactado pelas performances dela. A entrega emocional dela em cada faixa, principalmente antes de entrar na pegada pop, são simplesmente perfeitas e emocionantes, e com direito a uma versão de “La Vie En Rose”, de Piaf, de tirar o folego.
Com exceção de duas faixas, todo o resto da trilha-sonora lançada é original, composta exclusivamente para o filme, com o auxilio de Lukas Nelson, filho do cantor country Willie Nelson (também citado no filme), a pedido do próprio Bradley Cooper. Nelson também trabalhou com Gaga na composição das faixas, além do DJ White Shadow. as faixas exploram, como já dito, vários gêneros e subgêneros do rock, country e pop, as vezes até unindo alguns, além de apresentar poderosíssimas baladas carregadas de paixão e emoção.
A trilha-sonora foi lançada em duas versões: uma versão conta com 34 faixas, sendo 19 musicais e 15 recortes de diálogos presentes no filme. A outra versão conta somente com as faixas musicais. Aconselho a quem ainda não viu o filme, ouvir a versão sem diálogo, por dois motivos: 1) é mais curta, e 2) para quem estiver bem atento, os diálogos entregam alguns spoilers da história.
“Nasce Uma Estrela” foi uma sequencia ininterrupta de surpresas, tanto de música quanto de atuação, e a produção dessa trilha-sonora é uma das melhores que já ouvi em muito, muito tempo. Ela é capaz de transcender o filme e existir por si só, como um álbum nascido de um artista.


Tracklist (com diálogos):
  1. Intro
  2. Black Eyes
  3. Somewhere Over The Rainbow (Dialogue)
  4. Fabulous French (Dialogue)
  5. La Vie en Rose
  6. I'll Wait For You  (Dialogue)
  7. Maybe It's Time
  8. Parking Lot (Dialogue)
  9. Out of Time
  10. Alibi
  11. Trust Me  (Dialogue)
  12. Shallow
  13. Fisrt Stop, Arizona  (Dialogue)
  14. Music To My Eyes
  15. Diggin' My Grave
  16. I Love You  (Dialogue) 
  17. Always Remember Us This Way
  18. Unbelievable  (Dialogue)
  19. How Do You Hear It?  (Dialogue)
  20. Look What I Found
  21. Memphis (Dialogue)
  22. Heal Me
  23. I Don't Know What Lve Is
  24. Vows  (Dialogue)
  25. Is That Alright?
  26. SNL (Dialogue)
  27. Why Did You Do That?
  28. Hair Body Face
  29. Scene 98 (Dialogue) 
  30. Before I Cry
  31. Too Far Gone
  32. Twelve Notes (Dialogue)
  33. I'll Never Love Again (Film Version)
  34. I'll Never Love Again (Extended Version)

 Tracklist (sem diálogos):
  1. Black Eyes
  2. Somewhere Over The Rainbow
  3. La Vie en Rose
  4. Maybe It's Time
  5. Out of Time
  6. Alibi
  7. Shallow (radio edit)
  8. Music To My Eyes
  9. Diggin' My Grave
  10. Always Remember Us This Way
  11. Look What I Found
  12. Heal Me
  13. I Don't Know What Love Is
  14. Is That Alright?
  15. Why Did You Do That?
  16. Hair Body Face
  17. Before I Cry
  18. Too Far Gone
  19. I'll Never Love Again (Film Version)
  20. I'll Never Love Again (Extended Version)

Lady Gaga, Bradley Cooper - Shallow (A Star Is Born)

Nenhum comentário