[News]Escritora de obras infantis que abordam luto, deficiências e abuso sexual participa de live na Caravana da Leitura e do Autor Fluminense

Escritora de obras infantis que abordam luto, deficiências e abuso sexual participa de live na Caravana da Leitura e do Autor Fluminense

O evento literário também conta com sessões de contos e oficinas




“Transformando lágrimas em letras” é a frase que define a literatura de Andrea Viviana Taubman. A escritora de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, participará de um bate-papo sobre temas sensíveis da infância no dia 12 de março, às 19h, no canal do YouTube da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras. O projeto literário é contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com realização do Prodarte e apoio Ações & Conexões.

Nascida na Argentina, a escritora ocupa a cadeira nº 21 da Academia Teresopolitana de Letras e faz parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Teresópolis (RJ), onde reside e foi voluntária em abrigo para crianças em situação de risco social e vítimas de maus-tratos. Em suas obras, aborda questões delicadas da infância, que serão assunto durante a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense. “Na live, vou falar sobre a literatura infantil como oportunidade para promover diálogos que são mais complicados. Tenho um livro chamado ‘Não me toque, seu boboca’, que aborda o abuso sexual infantil, e que tem ajudado famílias a conversar e proteger os pequenos”, conta.

Outros assuntos como perfeccionismo, luto, autismo e deficiências também marcam a obra da escritora, que reforça a necessidade de falar sobre esses temas nos dias de hoje. “Sempre tento falar de alguma forma sobre empatia. Uma criança, que nunca teve um colega cadeirante ou autista, tem a oportunidade de conhecer essas realidades pelo livro. Neste momento de adaptação, com a Caravana alcançando esse público, acredito que possa contribuir para enriquecer os dias deles com novidades, talentos e saberes que, em outro contexto, talvez não fossem possíveis de acessar”, diz Andrea.

Sessões de Contos e Oficinas

Além dos bate-papos com autores fluminenses, a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras também vai exibir sessões de contos e oficinas. No dia 14 de março, a atriz e contadora de histórias Silvia Castro vai apresentar uma sessão de contos, onde pretende abordar a diversidade cultural de algumas regiões do país, através de canções do cancioneiro brasileiro, brinquedos cantados, lendas e narrativas típicas do Brasil, propondo uma viagem cujas pontes se alicercem na palavra.

Já no dia 17 de março, a escritora e coordenadora do projeto, Benita Prieto, ministra a oficina “Leitura digital, Leitura sem fronteiras”, com o objetivo de mobilizar para a produção, o fomento e a fruição da literatura digital, além de conhecer os modos de narrativas proporcionados pelos recursos tecnológicos, vivenciar a leitura interativa e imersiva, compartilhar experiências e construir práticas que incorporem a leitura digital ao nosso cotidiano.

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras

A ação de circulação literária tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e à leitura, além de estimular e incentivar crianças de 7 a 14 anos para o contato com autores fluminenses. Serão realizadas ações virtuais, todas gratuitas, que poderão ser acessadas através das redes sociais da Caravana. O projeto prevê também capacitação para professores e agentes de leitura da Rede de Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura com a realização de videoaula, web conferência e a entrega de kits para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel. Segundo Benita Prieto, coordenadora geral do projeto, a iniciativa pretende contribuir para a melhoria da educação e incentivo à leitura, através da formação de professores e mediadores de leituras, narrativas de histórias e oficinas literárias, bem como a divulgação dos autores fluminenses e de suas obras junto ao público infantil.

 

Confira a programação completa em: https://www.caravanadaleituraaf.com.br/

Toda programação é gratuita.

PR/Rosa

Nenhum comentário