[News] Lançamento oficial do livro “Alcântara - A história inspirada na história”


Sessão autógrafos e bate papo aeroespacial com convidados especiais
No próximo dia 11/12 (quarta-feira), ás 19h, no Deck Livraria Cultura (SP), acontecerá uma sessão de autógrafos e bate papo aeroespacial em lançamento oficial do livro "Alcântara - A história inspirada na história", uma obra escrita pela jornalista Miriam Rezende Gonçalves.
O livro narra a história de Natália, uma astrofísica brasileira, 35 anos, especialista em engenharia aeroespacial, residente em Berlim (Alemanha), que volta à terra natal disposta a descobrir a verdade sobre o trágico destino de seu pai morto na explosão da base de lançamento de foguetes de Alcântara, em 2003. Ela se recusa a aceitar o resultado final da investigação militar, que fez com que o caso fosse arquivado por segurança nacional, alegando-se suspeitas de falha humana. Natália também tenta fazer justiça e provar que sabotagem e negligência podem ter sido as verdadeiras causas do acidente. Após ser selecionada para coordenar um programa de intercâmbio da Universidade Internacional do Espaço, uma parceria entre Brasil e Alemanha, ela embarca de volta ao Brasil trazendo consigo o desejo de tornar-se uma especialista em projetos aeroespaciais e descobrir a verdade sobre a misteriosa morte de seu pai. Em uma arriscada jornada, recheada de romance, aventura e suspense, Natália tenta montar as peças desse perigoso e letal quebra-cabeça.

A autora escreveu "Alcântara” aproveitando o seu vasto material de pesquisa, guardado desde a terceira e última tentativa frustrada de lançamento de um satélite brasileiro, no ano de 2003, quando 21 técnicos que estavam na plataforma morreram. Entre idas e vindas, viagens para a base espacial, pesquisa, leituras, denúncias, tudo foi acolhido por ela, que se viu diversas vezes obrigada a desistir. Mudou de cidade, de estado no decorrer desta pesquisa, mas obstinada, conseguiu concluir com êxito e está prestes a lançar seu primeiro livro.

"Alcântara” foi selecionado para o Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem, do dramaturgo Eliseo Altunaga e aprovado para o seminário Histórias de Roteiristas 2012, do Núcleo de Audiovisual da Universidade Mackenzie. Este projeto quer revelar ao público brasileiro que o país tem um adiantado e sério Programa Espacial, que envolve centenas de pessoas, especialistas, técnicos e intelectuais dedicados a desenvolver uma tecnologia própria. Nunca antes tratada pela literatura ou pela cinematografia nacional, considerando o ineditismo do tema, a trama quer desvelar esse universo dos avanços, no Brasil, da ciência e da tecnologia aeroespacial.

Em seu primeiro romance de ficção científica, a autora Miriam Rezende Gonçalves, procurou de forma simples, ambientar o leitor dentro do universo das astronáutica e do programa espacial brasileiro. Um leigo, irá se situar em todas as polêmicas que envolvem a base espacial brasileira.

Epílogo histórico

“Alcântara; palavra árabe que significa: a ponte. Essa península, situada no interior do Maranhão, já foi muito cobiçada e é considerada o melhor espaço-porto do planeta. Devido à sua localização geográfica ser próxima a linha do Equador (2graus), pode alcançar até 30% de economia de combustível, além dos foguetes ganharem uma velocidade extra de escape ao decolarem de suas bases e não oferecerem risco à população.
Como a base espacial tem uma localização privilegiada e esse acordo pode trazer muito progresso para toda cidade e região como: infraestrutura, aumento de turistas, ampliação da rede hoteleira, melhoria das estradas e, principalmente, para a área cientifica do país, entre outros benefícios. Caso o diálogo com os quilombolas seja positivo, a ideia dos militares é ampliar o Centro de Lançamento em mais cinco bases para alugar a outros países.
O impacto nesse acordo é muito positivo porque hoje o Centro Espacial de Alcântara está praticamente parado, funciona apenas para treinamento e com esse contrato teremos a possibilidade de gerar renda, por meio do aluguel, para reinvestir no Programa Espacial Brasileiro e colocar o Brasil em um mercado bilionário de produção de foguetes e lançamentos de satélites de monitoramento de dados.
No último mês, a mídia do Brasil e do mundo noticiou o acordo que foi assinado entre o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro e o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, chamado de AST – Acordo de Salva- Guardas Tecnológico. Recentemente aprovado no Congresso Nacional, trata-se de um termo de praxe, usado no meio aeroespacial para proteger patentes tecnológicas. Em meados dos anos 2000, Brasil e Estados Unidos tentaram assinar esse acordo, mas o termo foi reprovado no Congresso Nacional por atentado à soberania, já o termo atual é muito mais maleável.
Os Estados Unidos detêm quase 80% da tecnologia aeroespacial existente hoje no mundo e ,obviamente, querem protegê-lá. Por outro lado, dessa vez, os militares brasileiros terão acesso a todos os locais e equipamentos de outro país que entrar na base.

Sobre a autora
Miriam Rezende Gonçalves nasceu em Monte Carmelo (MG), e aos 18 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde, sempre engajada, ministrava aulas de teatro no Projeto Jovem Total, na comunidade Babilônia/Chapéu Mangueira. Editora-chefe e idealizadora do Expresso do Cerrado, é graduada em Comunicação Social, participou do grupo de teatro ‘‘Não se fala com os muros’’, do diretor Abujamra após ter se formado na CAL (Casa de Artes Laranjeiras). Desde 2003 trabalhando na televisão, atuou na criação e produção de programas como telenovelas, reality shows e variedades. Entre seus trabalhos destacam-se as novelas ‘‘Da cor do pecado’’, Começar de novo’’ e ‘‘Malhação’’; as minisséries ‘‘JK’’ e ‘‘Queridos Amigos’’; as séries ‘‘Casos e Acasos’’, ‘‘A Grande Família’’ e ‘‘Lolo e Tavinho’’; e programas como ‘‘Fantástico’’, ‘‘Criança Esperança’’, ‘‘Show da Virada’’, ‘‘Menina Fantástica’’, ‘‘Festival de Verão de Salvador’’, ‘‘Clipes de Carnaval (SP e RJ)’’, ‘‘Carnaval Globeleza’’, dentre outros. Foi diretora de criação do projeto literário ‘‘Contos Inversos’’, com grande sucesso de público e de crítica no eixo Rio/São Paulo, e do quadro televisivo ‘‘Se meu carro falasse’ para o programa Auto Esporte, também da Rede Globo.
É pós-graduada pela FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) em Argumento e Roteiro Dramatúrgico para Cinema e Televisão. Passou pela EICTV (Escuela Internacinal de Cine y Televisión) em Cuba, onde fez especialização em dramaturgia com Elíseo Altunaga. É técnica em Mass Media pelo IET/RJ (Instituto de Estudos de Televisão) e cursou workshops ministrados pelo coaching hollywoodiano Robert Mackee e pelo diretor de Teatro de Arte de Moscow, Valentim Tepliakov.

Antes da sessão de autógrafos acontecerá um Bate Papo no Espaço, uma roda de conversa e debate com convidados referência na astronomia e astronáutica do Brasil que irão trazer suas experiências em um bate papo enriquecedor, são eles:
Brigadeiro de Ar Celestino Todesco

Ex-piloto da Força Aérea Brasileira e Chefe do Gabinete do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Lucas Fonseca

CEO do projeto Garatea-L, a missão lunar brasileira.
Marcos Roberto Palhares

Futuro brasileiro no espaço pela iniciativa privada. Representante da empresa Virgin Galactis. Foi o brasileiro que chegou a estratosfera e também mais fundo no oceano. Autor do livro "O Céu não é o Limite".

Sérgio Sacani

Pesquisador da UNICAMP e tem um canal onde fala sobre astronomia e astronáutica no Youtube, o Space Today, de grande relevância na área científica.
SERVIÇO:

Local: Deck da Livraria Cultura/SP

Data: 11/12/2019

Horário: 19h

Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo – SP

Valor: R$ 39,90

As próximas sessões de autógrafos ocorrerão em Ribeirão Preto e março em Curitiba, entre os meses de fevereiro e março de 2020. 



Nenhum comentário