[News] A vida em versos de poetas brasileiros está em nova série do Curta!

Murilo Mendes é homenageado em episódio de estreia da série 'República da Poesia'
O ARTISTA AMERICANO JEAN-MICHEL BASQUIAT É DESTAQUE EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO NA ‘TERÇA DAS ARTES’

A diversidade da literatura poética brasileira chega ao Curta! na Quinta do Pensamento, 13, às 20h, com a estreia exclusiva da série “República da Poesia”. As várias fases da poesia nacional serão representadas por seis diferentes autores, cada um com um episódio dedicado à sua vida e obra. O primeiro, dirigido por Danilo do Valle e Hilton Lacerda, traz os versos do poeta mineiro Murilo Mendes, expoente da chamada ‘segunda geração modernista’ e participante do movimento antropofágico.

Depois de Murilo Mendes, é a vez dos poetas Ferreira Gullar, Solano Trindade, Antonio Cícero, Pagu e Ana Cristina César serem lembrados. Cada episódio de “República da Poesia” teve um diretor diferente, que buscou refletir na narrativa e estética do programa o estilo literário dos personagens retratados. A produção é da Pacto Audiovisual com exclusividade para o Curta! através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

Na Terça das Artes, 11, às 23h, estreia no canal o documentário “Jean-Michel Basquiat”, de Jean Michel Vecchiet. Na década de 1980, sob a influência de Andy Warhol, Basquiat tornou-se o primeiro artista negro reconhecido pelo mercado artístico mundial por meio de quadros que mesclavam colagens de desenhos e palavras. A produção traz um retrato da curta e meteórica carreira do artista urbano, que morreu aos 27 anos vítima de overdose.

Depois de abordar a MPB e os cantores bregas, o episódio inédito da série “Cale-se” vai falar sobre o rock. No ar na Segunda da Música, 10, às 20h,‘O Rock Proibido’ traz os músicos Evandro Mesquita, Leo Jaime, Roberto Menescal e Eduardo Dussek para relembrar o cenário musical do fim dos anos 1960, quando o rock era considerado um gênero subversivo, contestador e imoral. Com imagens da época e depoimentos, “Cale-se” revisita, em oito episódios, a produção musical brasileira perseguida pelos departamentos de censura durante a Ditadura Militar.

Na Quarta de Cinema, 12, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta três filmes sobre samba, sendo dois deles de Leon Hirszman. O primeiro,“Partido Alto”, é uma estreia no canal e conta, por meio de depoimentos marcantes da velha guarda, um pouco da história deste estilo livre de expressão que se tornou forma de comunhão entre os sambistas. Em seguida, “Nelson Cavaquinho” retrata o cotidiano do lendário sambista da Mangueira, um dos maiores personagens da música popular brasileira. Por fim, será exibido o curta de Paola Vieira “Se Me Chamar Ô Sorte”, que traz os bastidores da gravação do último álbum do músico Wilson das Neves.

O compositor e artista plástico Nuno Ramos e a cantora Mariana Aydar se encontram no episódio inédito de “Palavras Permanecem”, dirigido por Renata Druck, na Quinta do Pensamento, 13, às 23h. Os dois trabalharam juntos na realização do DVD e do show “Pedaço Duma Asa”, fruto do mergulho de Mariana no universo musical de Nuno. A dupla reflete sobre os processos de criação e composição, além de falar sobre a paixão comum pelos sambas-tristes.

Pouco depois, às 23h30, o episódio inédito da série “O Legado da Coruja”, de Chris Marker, joga luz sobre a origem da palavra grega “nostalgia”. A produção faz alusão ao sentimento de nostalgia vivido por Ulisses durante a Guerra, já que estava longe da ilha de Ítaca, sua terra natal.



SEGUNDA DA MÚSICA
Cale-se (Série Musical) – Episódio: O Rock Proibido

O jornalista e escritor Ricardo Alexandre contextualiza o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final da década de 60. Evandro Mesquita, Leo Jaime e Eduardo Dussek relembram o cenário musical da época. Roberto Menescal conta que, mesmo com o fim do AI-5, o rock ainda permaneceu na mira da caneta dos censores e Maria Juçá, diretora do Circo Voador, destaca a importância da casa como bastião de resistência e espaço divulgador da nova cena musical jovem e rockeira.

Diretor: Marcus Fernando.

Duração: 26 min.

Exibição: 10 de setembro, segunda-feira, às 20h

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
11 de setembro, terça-feira, às 00h.
5 de setembro, quarta-feira, às 08h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=DcErtQ2c-F0

FOTOS EM ALTA:
https://drive.google.com/open?id=1ZFjDhekRe1MHTLyGoGoSMhcNMT_Q8tBL



TERÇA DAS ARTES
Arquitetos - (Série) – Episódio: Penna

Gustavo Penna é um arquiteto de Minas Gerais que carrega a marca de ser um arquiteto mineiro, sua produção dialoga muito fortemente com a paisagem e com o ambiente cultural do lugar. Minas é também o estado marcado pelas cidades históricas, pelo ouro e a presença do passado, a presença da colônia, a presença de uma delicadeza que também se desdobra paradoxalmente numa certa potência plástica.

Diretor: Herbert Henning.

Duração: 26 min.

Exibição: 11 de setembro, terça-feira, às 20h.

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
12 de setembro, quarta-feira, às 00h.
13 de setembro, quinta-feira, às 08h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=VOTXClWtE6Y

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1WHynE14KPr5fh1vCR_Xa3Tx0As9jtWeC



Jean-Michel Basquiat – (Documentário)

Quando surgiu em meados da década de 1970, o movimento Pop Art estava dando seus últimos suspiros. Chamada de "uma arte que todo mundo faz", no início dos anos 1960, Andy Warhol fez seu nome. E lá veio Jean-Michel Basquiat, contando outra história neste período marcada por um profundo vazio encharcado de imagens que se anulavam mutuamente. E Warhol, o mestre pensador deste mundo hiper-ocidental, o símbolo de uma cultura predominantemente branca, se tornaria o estudante e aprenderia sobre o mundo, praticando suas escalas mais uma vez com esse garoto afro-americano. O trabalho de Jean-Michel Basquiat será apresentado através de uma grande exposição no Musée d´Art Moderne em Paris no último período de 2010.

Diretor: Jean Michel Vecchiet.

Duração: 52 min.

Exibição: 11 de setembro, terça-feira, às 23h.

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
12 de setembro, quarta-feira, às 03h.
13 de setembro, quinta-feira às 11h.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=lz3ZjDMoBCE

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1ZchZepRkBAbAErqTqztXmWa6ILq4DrB3



QUARTA DE CINEMA
A Vida é Curta

O tema da semana é o samba e a faixa exibe os curtas “Nelson Cavaquinho”, “Se Me Chamar Ô Sorte - O Mais Recente CD de Wilson Das Neves” e estreia “Partido Alto”, com direção de Leon Hirszman.

Exibição: 12 de setembro, quarta-feira, às 20h.

Classificação: Livre.

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1AzZIWkgwRd1LlXRenXdgQrkc0Xs71I4k

https://drive.google.com/open?id=1jDJib_h26v-mHrVXPOSjYL9Lm864k--A

https://drive.google.com/open?id=1n3O5aVLPIpqBXUcw8RIYYMttXd6m_uKh



Batismo de Sangue – (Filme)

Baseado em fatos reais, o filme narra a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio. O roteiro é uma adaptação do livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

Diretor: Helvécito Ratton.

Duração: 110 min.

Exibição: 12 de setembro, quarta-feira, às 21h50.

Classificação: 14 anos.

Horários Alternativos:
13 de setembro, quinta-feira, às 01h50.
14 de setembro, sexta-feira às 09h50.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=8x6C-1dJEZA

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=12ZgJo-SjiOM40AHn9VXHZ451CEiHrXo0



QUINTA DO PENSAMENTO

República da Poesia – (Série) Episódio: Murilo Mendes

República da Poesia traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira, com autores que representam as várias fases da poesia nacional. Cada escritor é situado no seu tempo e espaço, a fim de estabelecer conexões com sua vida e obra. A partir da cronologia do poeta mineiro Murilo Mendes, somos levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes poetas da língua portuguesa.

Diretor: Hilton Lacerda e Danilo do Valle.

Duração: 45 min.

Exibição: 13 de setembro, quinta-feira, às 20h.

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
14 de setembro, sexta-feira, às 00h.
16 de setembro, domingo, às 00h.

PROMO: https://youtu.be/WijMAvXCA7A

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1Jovk7D9qoi1vIn7vXEEn5PiCf-HVvFgX



Palavras Permanecem (Série) – Episódio: Atrás Dessa Amizade

O artista plástico e compositor Nuno Ramos junto e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação, composição, além da paixão por sambas tristes.

Diretora: Renata Druck.

Duração: 26 min.

Exibição: 13 de setembro, quinta-feira, às 23h.

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
14 de setembro, sexta-feira, às 03h.
15 de setembro, sábado, às 20h10.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=QU8twoS_kZM

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1wPLCTJF5LQiap9ez7bTJJ63iCda_kJA1



O Legado da Coruja (Série) – Episódio: Nostalgia

Ítaca é a casa distante e icônica que ninguém deveria esquecer: essa seria a lição universal da Odisseia de Homero.

Diretor: Chris Marker.

Duração: 26 min.

Exibição: 13 de setembro, quinta-feira, às 23h30.

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
14 de setembro, sexta-feira, às 03h30.
15 de setembro, sábado, às 20h45.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=nM4R5ZasUiA

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=1gtdHnh95TZI25GTZch3EPNCf6BsHObtP



SEXTA DA SOCIEDADE

Imagens do Estado Novo 1937-1945 (Série) – Episódio: 3

Às vésperas da II Guerra Mundial, Getúlio decreta a neutralidade do país, mas não esconde a simpatia pelo nazismo. Os EUA oferecem crédito e cooperação militar em troca de uma base aérea no Nordeste. Amplia-se a propaganda política, o controle da imprensa e a perseguição a imigrantes, especialmente judeus. Com o ataque japonês a Pearl Harbor o país rompe com o Eixo e nazistas atacam navio brasileiro.

Diretor: Eduardo Escorel.

Duração: 52 min.

Exibição: 14 de setembro, sexta-feira, às 20h

Classificação: Livre.

Horários Alternativos:
15 de setembro, sábado, às 00h.
16 de setembro, domingo, às 04h35.

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=BB7zlK3fKJ0

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/open?id=107luSTJt55tJLBwWy2Xyv4_jG-ZTnGnk


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário