[News] Conheça as histórias em quadrinhos aprovadas no PNLD Literário 2018

Angola Janga, Cumbe e Carolina são aprovadas no PNLD Literário 2018

Livros, que tratam de temas como a escravidão e a discriminação racial, serão adotados por escolas públicas de ensino médio no próximo ano

As histórias em quadrinhos Angola Janga, Cumbe (ambos de Marcelo D’Salete) e Carolina (João Pinheiro e Sirlene Barbosa) foram aprovadas no mais recente edital do Plano Nacional do Livro Didático Literário (PNLD Literário). A partir do ano que vem, esses livros serão adotados em escolas públicas de ensino médio de todo o país. Em outubro, professores de toda a rede farão a escolha dos livros.

Consideradas por especialistas um importante instrumento no tratamento de temáticas transversais a variados campos do conhecimento, as histórias em quadrinhos podem atender simultaneamente a diversos objetivos de aprendizagem. Os três títulos da Veneta selecionados trazem importantes recursos para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, que passou a fazer parte do currículo obrigatório das escolas com a lei 10.639/03, e abordam temas como o quilombo de Palmares, a resistência nas senzalas e a história da escritora negra Maria Carolina de Jesus

Conheça as nossas obras aprovadas na categoria 6 (livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos). Gênero: livros de imagens e histórias em quadrinhos, para o Ensino Médio.




Cumbe, de Marcelo D’Salete
História em quadrinhos/192 páginas/ISBN: 9788595710313
Código 1146L18606
Em Cumbe, Marcelo D’Salete retrata de forma inovadora a luta contra a escravidão no Brasil colonial sob o ponto de vista dos próprios escravizados. Se em Angola Janga o autor foca na história do maior quilombo brasileiro, em Cumbe ele mostra as estratégias de resistência dentro das senzalas. São quatro histórias que abordam o cotidiano de luta e opressão do período. O livro também traz um glossário com termos de origem africana presentes na obra.

Temas transversais: racismo, escravidão, Brasil colonial, história, literatura, cultura negra.

Prêmios: Vencedor do Eisner Awards 2018, mais importante prêmio de quadrinhos do mundo, e primeiro lugar na lista das 11 HQs com protagonismo negro da InaLivros. Indicado ao Ignatz Award (EUA) e ao prêmio alemão Rudolph Dirks. Adotado em escolas de Portugal.

Publicado também nos Estados Unidos, França, Portugal, Áustria, Alemanha e Itália.

Angola Janga, de Marcelo D’Salete
História em quadrinhos/432 páginas/ISBN: 9788595710283
Código 1132L18606

Mais extenso romance gráfico brasileiro, com 432 páginas, Angola Janga traz a história de Palmares, o maior quilombo brasileiro, marco de resistência na luta contra a escravidão. Zumbi, Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Acotirene, Ganga Zona e diversos homens e mulheres compõem o retrato de um momento definidor do Brasil: a era colonial, marcada pela violência da escravidão. A obra é resultado de onze anos de pesquisa do autor. Amparada pela rigorosa pesquisa histórica, a narrativa permite trabalhos interdisciplinares envolvendo o universo literário e o campo das ciências humanas. Um glossário com termos originários de idiomas africanos, personagens e conceitos citados na narrativa enriquece o livro, que ainda traz uma cronologia completa da Guerra de Palmares e mapas da região onde o quilombo se formou, no século XVI.

Temas transversais: racismo, escravidão, Brasil colonial, história, geografia, literatura, cultura negra

Prêmios: Grampo 2018, HQ Mix 2018 (categorias Edição especial nacional, Destaque internacional, Roteirista nacional e Desenhista nacional, para Marcelo D´Salete).

Publicado também nos Estados Unidos, França, Áustria, Alemanha e Portugal


Carolina, de João Pinheiro e Sirlene Barbosa
História em quadrinhos/128páginas/ISBN: 9788595710290
Código 0991L18606

Nesta HQ, o artista visual João Pinheiro e a professora Sirlene Barbosa contam a história da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Mulher, negra e catadora de papel, ela escreveu Quarto de Despejo, que narra o cotidiano na favela do Canindé, região central de São Paulo, onde morava na época. O livro ficou no topo da lista de mais vendidos do Brasil e foi publicado em mais 13 países nos anos 1960. Em Carolina, os autores retratam a infância pobre da escritora em Minas Gerais, sua vida sofrida em São Paulo, as ilusões e decepções com a fama e, por fim, seu esquecimento. A HQ traz um retrato das barreiras sociais e raciais ainda vivas no Brasil e pode abrir portas também para uma discussão sobre a ideia de prestígio e desprestígio na literatura.

Temas transversais: desigualdade social, presença da mulher na literatura brasileira, presença do negro na literatura, gênero.

Prêmios: Indicada ao Jabuti 2017 e selecionada no PNLD 2018.

Publicado também na França.




Por Leonardo Alves

Nenhum comentário