[Lançamentos] Editora Zahar


Como As Democracias Morrem
Steven Levitsky e Daniel Ziblatt 


Obra fundamental para o momento conturbado que vivemos no Brasil e no mundo
Os conceituados professores de Harvard alertam que atualmente a democracia não termina com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar; agora, a escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas – como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de normas políticas.

No livro, eles discutem o modo como a eleição de Trump se tornou possível comparando-a com exemplos históricos de rompimento da democracia em cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970.



Segurança Pública Para Virar O Jogo

Ilona Szabó e Melina Risso
Prefácio de Luís Roberto Barroso


Um guia claro e acessível para entender o que podemos fazer para reduzir a violência Escrito por duas grandes especialistas no tema, o livro traz um panorama claro do sistema da segurança pública e justiça criminal no Brasil. Respondendo de forma equilibrada e embasada às principais perguntas no debate público, as autoras mostram que com prevenção, inteligência e investigação há soluções possíveis e efetivas para tornar nossas cidades mais seguras.

Antes de fazermos escolhas determinantes para o futuro do país, estarmos bem informados é o primeiro passo para revertermos esse cenário.
 


Nascidos Em Tempos Líquidos
Transformações no terceiro milênio

Zygmunt Bauman e Thomas Leoncini


Uma reflexão sobre as gerações surgidas na sociedade líquida e em constante mudança Pouco antes de falecer, aos 91 anos, Bauman trocava intensa correspondência com o jovem jornalista italiano Thomas Leoncini. A partir de experiências distintas, eles conversam a respeito dos mais diversos fenômenos da cultura atual: cirurgia plástica, tatuagens, hipsters, bullying, web, dinâmicas sexuais e amorosas na era das mídias sociais. Tudo isso é analisado nesta obra breve e fulgurante, que ultrapassa fronteiras geracionais. 



O Mundo Pós-Ocidental
Potências emergentes e a nova ordem global

Oliver Stuenkel
 


Leitura indispensável para todos que buscam entender o futuro da política global
Professor de Relações Internacionais, Stuenkel avalia a ascensão das potências emergentes e suas consequências nos domínios econômico, político e militar. Longe de fazer conjecturas genéricas, examina quais dinâmicas provavelmente modelarão a arena política mundial nas próximas décadas, apresentando iniciativas institucionais – em sua maioria conduzidas pela China – responsáveis por estabelecer uma ordem paralela: o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, a Área de Livre Comércio Ásia-Pacífico e a Cúpula dos Líderes dos Brics.





Nenhum comentário