[Resenha] Frida e Trótski - A História De Uma Paixão Secreta

Sinopse:Quando o coração de uma das pintoras mais cultuadas de todos os tempos encontra o de um granderevolucionário 1937. Perseguidos pelo fascismo e pelas forças stalinistas, Leon Trótski e sua esposa, Natalia Sedova, fogem para o México, onde pedem asilo. Frida Kahlo e Diego Rivera oferecem abrigo aos dois russos, que são então acolhidos não apenas na célebre Casa Azul, mas também no agitado círculo de amigos intelectuais e artistas do casal mexicano. Depois de anos repletos de perigos e conflitos com o governo de seu país, os Trótski enxergam na hospitalidade de Frida e Diego um raio de esperança, a quase certeza de dias melhores.No entanto, a paz de Leon parece ameaçada pelos encantos e pela extravagância de Frida, mulher brilhante, sensual, livree em constante ebulição, colocando o escritor em um conflito interno entre o dever e o desejo.A Cidade do México, sempre tão colorida e caótica, equilibrada entre a magia e a loucura, é palco da história dessesdois amantes, dispostos a aproveitar cada encontro como se fosse o último. Mas a morte espreita a cada esquina, e osperseguidores do revolucionário russo estão prestes a encontrá-lo. Nessas circunstâncias, o amor pode ser uma urgência,mas a luta, um imperativo.


O que eu achei:
Acredito que seja um trabalho muito difícil abordar a vida de duas personalidades que fizeram história e romantizá-los de uma forma que não fique superficial e que ao mesmo tempo não fuja da realidade da época. Neste livro o romance de Leon Trótski e a pintora Frida Kahlo nos é apresentado de uma forma sutil e acredito que melhor impossível.

A história começa com o Governo do México oferecendo proteção a Trótski com a condição de que ele não se envolvesse com política e arcasse com poucas e pequenas tarefas. Só que tudo começa mesmo quando Frida Kahlo e Diego Rivera o recebe no porto e percebemos que brota a primeira impressão de um sentimento entre Frida e Trótski, mas para a infelicidade da mesma, Trótski adorava curtir sua vida sem compromissos por assim dizer. 

Mas, o destino reservava muita coisa para ambos e pouco tempo depois ambos viveram um romance escondido e o livro vai nos mostrar diversos momentos frustrantes para ambos, como também cenas que você se encher de alegria com pouca coisa mas percebe todo o significado por trás dos atos e torna a leitura algo muito agradável.

Vale ressaltar que o é um romance elaborado a partir de um conjunto de leituras do autor. Para que a obra fosse construída era necessária criar situações, referências e até mesmo reviravoltas para tornar o todo muito mais eletrizante e não somente uma biografia que retrate a história original de uma forma massante. Sendo este um ponto muito positivo para o livro, pois sua escrita é muito agradável e mesmo você não sendo muito fã de biografias consegue levar esta história com uma leveza que me surpreendeu muito. 

Com certeza é um livro que vai agradar aos fãs de uma boa biografia ou até mesmo de um romance repleto de referências históricas e que você não consegue parar de ler com todas as situações que te envolve do começo ao fim.


Por Jaqueline Ribeiro

Nenhum comentário