[News] Produção brasileira selecionada para o FIDMarseille


O FIDMarseille, Festival Internacional de Cinema de Marseille anunciou hoje sua seleção oficial com o longa brasileiro “O Pequeno Mal” integrando a mostra competitiva. Reconhecido mundialmente por incentivar e celebrar o cinema independente de diferentes cinematografias, o FIDMarseille acontece de 10 a 16 de julho.

“O Pequeno Mal” é fruto de uma parceria entre Lucas Barros e Nicolas Thomé Zetune que assinam a direção. A dupla já trabalha junto há cinco anos no desenvolvimento de uma obra autoral, com curtas que ganharam destaques em festivais no Brasil e no exterior, como o Festival do Rio, Festival de Tiradentes, Festival de Roterdã, entre outros.
“Nossa principal motivação ao contar essa história é a busca por figurar uma possibilidade da utopia através do corpo, de trazer a pulsão de vida mediada pelo trauma mais potente que se pode experienciar: a morte. É também um filme que constrói o amor como a única resposta possível face às disfunções e fatalidades que possam acometer a vida de qualquer ser humano.”, explica Lucas Barros.
Produzido por Avoa Filmes, Barry Company e Fratura Filmes, “O Pequeno Mal” aposta em uma proposta estética inventiva, com uma câmera que é ao mesmo tempo sutil e frontal e com a construção de ângulos tortuosos e desencontrados. A sucessão das sequências e dos enquadramentos aponta cada vez mais para dentro das mutações dos personagens ao longo da história.
“Apostamos em projetos como esse porque acreditamos no potencial de novos talentos, em obras que mexem com o público além da história e proporcionam uma experiência cinematográfica completa”, afirma Mariana Ricciardi, produtora executiva da Barry Company.
Ficha Técnica: 2018 | Brasil | ficção | cor | 70 minutos.
Direção: Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune; Roteiro: Lucas Camargo de Barros; Elenco: Janaina Afhonso, João Paulo Bienemann, Laura Coggiola, Juliana Galdino, Carlos Morelli, Bruno Ribeiro, Gustavo Casabona, Frann Ferraretto, Luiz Felipe Lucas, Valdenise Gonçalves; Produção: Avoa Filmes, Barry Company, Filmes de Amor e Fratura Filmes, Produção executiva: Lucas Camargo de Barros, Krysse Mello, Mariana Ricciardi, Max Eluard, Nicolas Thomé Zetune e René Sampaio.
Classificação indicativa: a verificar
Sinopse curta: Janaína e João cuidam um do outro em uma São Paulo contaminada por patologias e afetos. Juntos, eles tentam impedir o mal, que se espalha como uma febre, de invadir seus corpos e espaços.
Sinopse longa: Janaína e João cuidam um do outro em uma São Paulo contaminada por patologias e afetos. Ela com epilepsia, ele com o distante namorado. Quando um sério acidente rasga o corpo de João, Janaina busca conforto em um homem estranhamente familiar. O mal, que parece se espalhar como uma febre, então invade os corpos e espaços colidindo o mundo físico e o espiritual.
Sobre os diretores: Lucas Camargo de Barros (1987) e Nicolas Thomé Zetune (1993) trabalham há cinco anos como parceiros no desenvolvimento de uma obra autoral que ganhou destaque no Brasil e exterior. Barros foi selecionado em 2012 pelo Talents Buenos Aires, desenvolvendo o roteiro de “Algumas Mortes” (2012), primeira parceria com Zetune como assistente de direção. "Alguns dias antes e outros depois" (2013), primeiro curta-metragem de Zetune, recebeu Menção Honrosa no Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo - Kinoforum. Os mais de dez curta-metragens que produziram juntos foram exibidos nos principais festivais brasileiros como Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, Janela Internacional de Recife além de países como Portugal (Santa Maria da Feira), Estados Unidos e Holanda. “São Paulo com Daniel", último fruto da parceria (roteiro de Barros e co-direção de Zetune ao lado de Deborah Viegas) foi premiado como Melhor Filme na Semana dos Realizadores e exibido no prestigiado Festival Internacional de Roterdã.
Sobre a Barry Company: Dirigida por Krysse Mello e René Sampaio a Barry Company é uma produtora audiovisual que atua no mercado de publicidade e entretenimento desde 2015. Formada por profissionais com perfis múltiplos e experiências distintintas, a produtora é reconhecida por seus trabalhos criativos e bem realizados, que já foram premiados em importantes festivais como Cannes, Fiap, Toronto, Academia Brasileira de Cinema, entre outros.
Em 2018 a Barry Company lança a primeira temporada da série “Ouro Branco”, uma coprodução com a FOX para a FOX Premium. Com direção de René Sampaio e Tomás Portella a série estreará simultaneamente em toda a América Latina. É destaque também o longa “Eduardo e Mônica”, que tem em seu elenco principal Alice Braga e Gabriel Leone, e já está em produção.
Sobre o FIDMarseille: Há 29 anos, no mês de julho, o FIDMarseille, Festival Internacional de Cinema de Marseille exibe mais de 150 filmes para mais de 25.000 espectadores nas salas de cinema, teatros, bibliotecas, galerias de arte, anfiteatros ao ar livre da cidade francesa.
Em sua programação o festival traz um grande número de filmes em estreias mundiais, filmes de diretores estreantes e é reconhecido mundialmente por celebrar e difundir o cinema independente, com uma seleção de filmes de diversas cinematografias, com inventivas propostas estéticas, diferentes formas de linguagem e abertos ao experimentalismo.


Nenhum comentário