08 junho 2018

[News] Dia dos namorados no CCBB RJ tem programação gratuita


Neste domingo, 10/6, o público poderá vivenciar a experiência Baile da Mudança, em que um fenômeno ótico desperta passos de dança em uma espécie de baile a céu aberto

Rio de Janeiro, junho de 2018 – Em comemoração ao Dia dos Namorados, o Programa Educativo CCBB – Arte e Educação promove a atividade gratuita Baile da Mudança, no dia 10 de junho às 10h, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Nesta intervenção, criada pelos artistas Tiago Rivaldo (Brasil) e Susana Guardado (Portugal), o público é convidado a dançar utilizando caixas de papelão posicionadas entre os pares. As caixas contam com buracos em forma de rosto e pequenos orifícios recortados, que fazem com que em seu interior se projetem imagens em câmera obscura. Para que o fenômeno aconteça, é preciso que as duas pessoas “vistam” as caixas, pois assim vedam as entradas de luz. Por conta da projeção natural, cada pessoa enxerga a paisagem que está atrás de si projetada de cabeça para baixo no rosto de sua dupla. 
Quando os participantes percebem o fenômeno, a reação natural é tentar enquadrar o cenário. Este movimento vira uma dança, mesmo que sem querer. O resultado é um baile a céu aberto, em que todos dançam juntinhos ao som de um DJ. 

Sobre Tiago Rivaldo
Nascido em Porto Alegre (1976), Tiago vive no Rio de Janeiro desde 2001. Seu trabalho mistura imagens com ações performativas e reflexões sobre o eu-e-o-outro e o ser-estar. Participou de diversas exposições coletivas desde o final dos anos 1990, como Rumos Visuais Itaú (1999), Panorama da Arte Brasileira MAM (2001), Bienal de las Américas (2010) e 9.ª Bienal do Mercosul (2013) Realizou também as individuais SubinônibuS (2000), na Galeria Iberê Camargo, em Porto Alegre. Via de mãos dadas, n.º 1 (2008) e Horizonte de nós dois (2011), no Ateliê Aberto, em Campinas, e Eu e outros nós (2012), na Galeria IBEU, no Rio de Janeiro. Atualmente é um dos administradores da BOCA, espaço multidisciplinar independente, que abriga projetos e situações de convivência criativa.

Sobre Susana Guardado
  Nascida em Lisboa, Susane atualmente mora no Rio de Janeiro. Seu projeto Personal DJ encontra-se na fronteira das artes visuais com a música, um híbrido de relações sociais com estética. Desde cruzamento nasce um retorno poético, emocional, psicológico e mesmo íntimo dado pelos seus interlocutores. Seus trabalhos já foram expostos no Museu de Arte Moderna (MAM) – RJ, Galeria a Gentil Carioca e Museu da República.



Programa Educativo CCBB – Arte e Educação
O programa educativo desenvolve atividades para estimular experiências e reflexões, por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Os projetos são destinados a todos os públicos, com ações específicas para estreitar relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, e famílias. Toda a programação está disponível no site: www.ccbbeducativo.com.                     
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Assessoria CCBB RJ: biancamello@bb.com.br


Por Leonardo Alves

Nenhum comentário

Postar um comentário