[Oscar 2020] Parasita



Sinopse: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Parasita foi dirigido por Bong Joon Ho conhecido por Okja (2017), Expresso do Amanhã (2013) e O Hospedeiro (2006).

- Primeiro filme a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes 2019.

- O trabalho de Ki-woo como tutor domiciliar foi escolhido por Bong Joon Ho que percebeu que infelizmente esse era o único jeito de duas classes econômicas opostas na Coreia do Sul moderna poderiam cruzar seus caminhos na história do filme.

- A casa dos Park foi planejada por um arquiteto fictício chamado Namgoong Hyeonja e foi um cenário construído do zero.

- O filme fez várias homenagens à Alfred Hitchcock. As escadas são usadas como tema, voyeurismo é usado como personagens nas cenas através das janelas 14 vezes e há uma breve aparição de uma coleção de Alfred Hitchcock na casa dos Park.

- A primeira música nos créditos de encerramento foi escrita por Bong Joon Ho e cantada pelo ator principal Woo-sik Choi.

- No Festival de Cinema de Munique, Bong Joon Ho disse que não gosta de escrever roteiros e que isso o deixa nervoso com sua família. A ideia para Parasita existe desde 2015 e o roteiro final foi escrito em três meses e meio.

- Foi filmado em 77 dias.

- Primeira produção totalmente coreana de Bong Joon Ho desde Mother 

– A Busca pela Verdade (2009)

- Bong Joon Ho escolheu trabalhar com seus colaboradores de longa data Kang-ho Song e Woo-sik Choi, que trabalharam no último filme de Bong Okja (2017), antes de escolher outros atores para o filme enquanto escrevia o roteiro.

- Para Bong Joon Ho, Parasita é uma comédia trágica que mostra o humor, horror e tristeza que chega quando se quer ter uma vida próspera juntos, mas então você se depara com a realidade do quanto isso pode ser difícil.

- Vencedor do Prêmio de Competição Oficial de 2019 no Festival de Cinema de Sidney.

- Esse é o quarto filme onde Bong Joon Ho e o ator Kang-ho Song trabalharam juntos.

- O filme sul-coreano de maior sucesso exibido na Indonésia, com aproximadamente 500.000 ingressos vendidos.

- Quando questionado sobre o significado da pedra que seu personagem possui durante o filme, Woo-sik Choi respondeu que Bong Joon Ho não disse que significava alguma coisa e apenas lhe disse que era para cuidar dela.

- Bong Joon Ho primeiro fez o filme para ser uma peça de teatro, mas na primeira fala o pegou pensando nas posições das câmeras. Ele então percebeu que teria que fazer isso como filme, como sempre.

- Primeiro filme da Coreia do Sul a receber qualquer nomeação de prêmios.

- Jeong-eun Lee, que interpreta a empregada doméstica, colaborou duas vezes com Bong Joon Ho antes de Parasita. Ela foi atriz coadjuvante em Mother – A Busca pela Verdade (2009) e dublou o porco que dá título ao filme Okja (2017).

- A casa foi planejada pelo arquiteto chamado Namgoong. Essa é uma referência ao filme Expresso do Amanhã onde o ator principal Kang-ho Song interpretou um personagem com esse nome.

Parasita concorre ao Oscar 2020 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Design de Produção e Melhor Roteiro Original.


Ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira e o BAFTA nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Língua Estrangeira. 
Trailer:


Fonte: Adoro Cinema e IMDB.




Nenhum comentário