[Oscar 2020] 1917



Sinopse: Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.

1917 foi dirigido por Sam Mendes (007 Contra Spectre, 007 - Operação Skyfall, Foi Apenas um Sonho, Beleza Americana) e conta com Dean-Charles Chapman, George MacKay, Daniel Mays, Benedict Cumberbatch, Andrew Scott, Mark Strong e Colin Firth no elenco.

Curiosidades:

- O filme foi inspirado pelas experiências do avô de Sam Mendes na Primeira Guerra Mundial: “A Autobiografia de Alfred H. Mendes 1897 – 1991”

- Demorou 6 meses para os atores ensaiarem o filme antes do início das filmagens.

- Partes do filme foram filmadas perto de Low Force, em River Tees, Teesdale em junho de 2019. A equipe de produção teve que colocar avisos avisando as pessoas que andavam pela área para não se assustarem com os corpos espalhados pelo local.

- Mendes disse que seu avô Alfred, que entrou na Primeira Guerra Mundial aos 17 anos de idade, realmente levou mensagens através da terra de ninguém. Sua vantagem era que ele tinha apenas 1,52m de altura e ficava escondido pela névoa do campo de batalha que tinha a altura de 1,80m.

- Foi filmado entre abril e junho de 2019 em Wiltshire, Hankley Common e Govan, Escócia assim como em Shepperton Studios. Os conservacionistas, preocupados que as filmagens em Salisbury Plain poderiam perturbar os restos não descobertos na área, pediram que uma sondagem arqueológica fosse conduzida antes da construção do estúdio começasse.

- Esse é o primeiro filme de Sam Mendes como roteiristas nos créditos.

- O filme é dedicado ao avô de Sam Mendes.

- Primeiro filme de guerra a ser nomeado para o Prêmio da Academia de Melhores Efeitos Visuais em 50 anos. Os últimos filmes a serem nomeados foram Patton, Rebelde ou Herói? (1970) e Tora! Tora! Tora! (1970), com o ultimo levando o prêmio.

- Tom Holland foi considerado para o papel de Lance Corporal Blake, mas teve que recusar por causa de conflitos de agenda.

- Esse é o segundo filme de guerra de Sam Mendes. O primeiro foi Soldado Anônimo (2005)

- A data mostrada no início do filme, 6 de abril de 1917, é importante já que é o dia que os Estados Unidos entraram na guerra contra a Alemanha.

- 1917 é o sexto projeto Benedict Cumberbatch trabalhou que é sobre guerras. Os outros cinco são are Desejo e Reparação (2007), Small Island (2009), Cavalo de Guerra (2011), Parade's End (2012) e O Jogo da Imitação (2014).

- Benedict Cumberbatch e Mark Strong trabalharam juntos em outro filme de guerra. Ambos estavam em O Jogo da Imitação (2014) que se passou durante a Segunda Guerra Mundial.

1917 foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Design de Produção (Direção de Arte).

Ele ganhou o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. Ganhou o BAFTA nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Filme Britânico do Ano, Melhor Filme, Melhor Cinematografia, Melhor Design de Produção, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais, Música Original e Melhor Cabelo e Maquiagem. 

Trailer:



 Fonte: Adoro Cinema e IMDB.


 

Nenhum comentário