[Oscar 2020] Adoráveis Mulheres



Sinopse: As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
 
Adoráveis Mulheres foi dirigido por Greta Gerwig (Lady Bird) e seu roteiro foi adaptado do livro de Louisa May Alcott. O elenco conta com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Meryl Streep e Chris Cooper.
 
Curiosidades:
 
- Florence Pugh tinha acabado de filmar Midsommar (2019) dias antes do início das filmagens de Adoráveis Mulheres. Ela disse que interpretar Amy após fazer um filme tão estressante foi sua versão de terapia.
 
- Depois de descobrir que a adaptação estava em andamento, Saoirse Ronan procurou Greta Gerwig e disse que tinha decidido fazer o papel de Jo March. Gerwig hesitou de início de colocar Ronan no elenco depois de ter trabalhado com ela em Lady Bird (2017), mas depois percebeu que colocar si mesma no elenco era algo típico de Jo e Gewirg enviou um email para Ronan que dizia “Sim, você é Jo. ”
 
- A designer de figurino Jacqueline Durran fez várias duplicatas de peças de roupas para Jo e Laurie para dar a impressão que os personagens compartilhavam as mesmas roupas.
 
- O discurso de Amy sobre casamento não estava no roteiro, mas foi sugerido por Meryl Streep. Depois de trabalhar e conversar com Greta Gerwig, Streep disse que precisava ter um momento no filme que dava ao público moderno a oportunidade de entender a verdadeira impotência das mulheres naquele período; elas não podiam votar ou trabalhar como também – depois de casar – perdiam a posse do próprio dinheiro, propriedade e filhos. O discurso foi escrito um pouco antes de filmar a cena.
 
- De acordo com Florence Pugh, o discurso de Amy para Laurie sobre casamento foi dado por Greta Gerwig minutos antes de filmar a cena; estava escrito à mão em um pedaço de papel.
 
- Emma Watson pegou o papel de Meg March de Emma Stone, que ficou indisponível devido à conflito de agenda, promovendo A Favorita (2018).
 
- Greta Gerwig trabalhou extensivamente para que a sua versão de Adoráveis Mulheres fosse um reflexo da história de Alcott, que colocou sua vida em sua obra. Gerwig disse que viu Jo como a heroína de sua juventude e Louisa May Alcott como heroína de sua vida adulta.
 
- Cada irmã teve uma cor diferente para seu figurino: Meg é lavanda e verde, Jo é vermelho e índigo, Beth é rosa e marrom e Amy é azul claro. A mãe Marmie usa frequentemente uma combinação de todas essas cores.
 
- O romance original foi publicado em partes, então a primeira metade foi publicada antes do final ser decidido. As cenas entre Jo e sua publicista reflete as discussões que aconteceram entre Louisa May Alcott e sua publicista sobre se e com quem Jo iria se casar no final. A cena onde ela se reconcilia com Bhaer é anotada no roteiro como “possível ficção. ”
 
- Greta Gerwig foi originalmente escolhida pela Sony Pictures para escrever uma nova adaptação para o cinema do romance de Alcott depois que o estúdio rejeitou os roteiros de Olivia Milch e Sarah Polley. No entanto, depois do sucesso de Lady Bird, o estúdio ofereceu Gerwig a chance de dirigir o filme usando o seu roteiro com a esperança de forçar o projeto atrasado de entrar em produção depois de anos de um difícil desenvolvimento.
 
- A casa das March foi planejada para parecer simples por fora, mas colorida e brilhante por dentro. Por causa disso, ganhou o apelido de “caixa de joias” no set.
 
- O filme foi filmada inteiramente em Massachusetts.
 
- A versão de 2019 recebeu três das mesmas indicações do Oscar que a versão de 1994: Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Ao mesmo tempo, também recebeu as mesmas indicações ao Oscar que a versão de 1933: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. Thomas Newman, o compositor da versão de 1994 foi indicado ao Oscar por 1917 (2019) contra Alexandre Desplat que compôs a trilha sonora da versão de 2019.
 
- Saoirse Ronan, Timothée Chalamet e Tracy Letts colaboraram no filme de estreia de Greta Gerwig, Lady Bird.
 
- Denise Di Novi e Robin Swicord, os produtores desse filme, também trabalharam na versão de 1994 de Adoráveis Mulheres. Naquela versão, Di Novi também trabalhou como produtor e Swicord escreveu o roteiro.
 
- Esse filme marca a terceira vez que Emma Watson usa o sotaque americano depois de As Vantagens de Ser Invisível (2012) e Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013).
Adoráveis Mulheres concorre ao Oscar 2020 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Saoirse Ronan), Melhor Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Melhor Figurino, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora Original. Ganhou o BAFTA de Melhor Figurino.

Trailer:


 Fonte: Adoro Cinema e IMDB.

Nenhum comentário