[Oscar 2020] O Coringa


Sinopse: Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

O Coringa foi dirigido por Todd Phillips (trilogia Se Beber, Não Case! e Um Parto de Viagem) e conta com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy e Brett Cullen.

Curiosidades:

- Joaquin Phoenix disse que aperfeiçoar a risada do Coringa foi a parte mais difícil de interpretar o personagem.

- Joaquin Phoenix baseou sua risada em “vídeos de pessoas que sofrem de um riso patológico”. Ele também procurou interpretar o personagem no qual o público não poderia se identificar.

- Em uma entrevista à uma revista de efeitos visuais, Joaquin Phoenix reconheceu que, enquanto a violência no filme “é um pouco mais visceral e crua” que filmes como Os Vingadores, ele “não teve nenhuma hesitação. ” “Você quer sentir que é real e que o pouco de violência que temos tenha um impacto. ”, ele disse. “O que acontece em vários filmes é que você fica anestesiado, você mata 40.000 pessoas e você não sente. Embora seja uma história fictícia em um mundo fictício, você quer que sentir que é real. Tudo que acontece no filme no diz que respeito à violência, você sente. ”

- Todd Phillips descreveu a versão de Joaquin Phoenix para o Coringa como “um cara que está procurando por uma identidade que, sem querer, se torna um símbolo. Seu objetivo genuíno é fazer pessoas rirem e trazer alegria para o mundo. ”

- Todd Phillips ganhou o prêmio do Festival de Veneza, o Leão de Ouro, por Melhor Filme.

- A piada “Quando eu era um garoto e disse que seria um comediante, todo mundo ria de mim. Bem, ninguém está rindo agora” é inspirada pela piada do falecido comediante britânico Bob Monkhouse “As pessoas costumavam rir de mim quando dizia que queria ser um comediante. Bem, eles não estão rindo agora. ”

- Primeiro filme com classificação para maiores de 18 anos a fazer 1 bilhão de dólares.

- Os cineastas citam a HQ de Alan Moore, A Piada Mortal, que conta a história do Coringa e sua queda à loucura e os filmes de Martin Scorsese, Taxi Driver, Touro Indomável e O Rei da Comédia como influência para o filme.

- Joaquin Phoenix falou que sua concepção sobre o Coringa mudou durante a produção e o que o interessou no personagem. “Durante as filmagens, senti que todo dia descobríamos novas partes de sua personalidade, até o último dia, ” disse Phoenix. “Era uma dificuldade para ele encontrar felicidade e se sentir ligado e sentir amor e conforto e essa é a parte do personagem que me interessou. Ele foi várias coisas diferentes para mim. Quem ele era nas primeiras semanas de filmagens foi completamente diferente de quem ele era no final. Ele mudava constantemente. Nunca tive uma experiência assim antes. Quanto mais imprevisível e solto o deixávamos, mais excitante era. ”

- A música ouvida no teaser é “Smile”, composta por Charles Chaplin para o seu filme Tempos Modernos (1936).

- Esse foi o primeiro papel de Joaquin Phoenix em um filme baseado em um personagem de HQs. Ele tinha recusado anteriormente o papel de Doutor Estranho assim como a chance de substituir Edward Norton como Banner/Hulk em Os Vingadores porque ele não tinha vontade de assinar um acordo para os vários filmes que a Marvel pediu.

- Originalmente, a Warner Bros. queria Martin Scorsese fizesse o filme com Leonardo DiCaprio como Arthur e Robert De Niro como Murray Franklin. No entanto, isso se mostrou logisticamente impossível porque DiCaprio já tinha assinado para fazer Era Uma Vez em...Hollywood e Scorsese já estava ocupado com O Irlandês. De Niro já tinha terminado as filmagens para O Irlandês quando o Coringa entrou em produção, então estava disponível para as filmagens.

- Em setembro de 2019, Todd Phillips disse que os fãs das HQs soubessem que não teria chance de o Coringa de Joaquin Phoenix e o Batman de Robert Pattinson de se encontrarem. Ele adicionou que não significa que Pattinson não enfrentará o Coringa, só que não será essa versão.

- Primeiro filme da DC Comics a receber a classificação para maiores de 18 anos desde Watchmen (2009).

- O orçamento final do filme foi de 55 milhões de dólares.

- Arthur Fleck faz uma apresentação de comédia stand-up no Pogo’s Comedy Club em Gotham. Pogo o Palhaço era o nome artístico de John Wayne Gacy, palhaço profissional e serial killer.

- Joaquin Phoenix foi considerado para o papel de Batman no filme cancelado de Darren Aronofsky, Batman: Ano Um.

- Em agosto de 2018, Hildur Guðnadóttir compôs a trilha sonora do filme depois de ler o roteiro e se encontrar com Todd Phillips. Ela trabalhou na trilha sonora de O Coringa ao mesmo tempo que trabalhava com a trilha sonora da minissérie Chernobyl (2019).

- Com Joaquin Phoenix ganhando o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator, o Coringa se tornou o único personagem fictício à ter mais de um prêmio. Heath Ledger ganhou o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Batman: O Cavaleiro das Trevas. 

- Esse é o segundo filme baseado em HQs à ser nomeado ao Oscar de Melhor Filme. O primeiro foi Pantera Negra (2018).

- Ao se preparar para o papel, Joaquin Phoenix estudou os movimentos de atores do cinema mudo como Buster Keaton e Ray Bolger.

- Máscaras de palhaço como a usada na revolta de Gotham e a maquiagem de sua encarnação do Coringa se tornaram o novo símbolo de revolta em vários lugares do mundo como aconteceu com a máscara de Guy Fawkes usada no filme V de Vingança.

O Coringa concorre ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Melhor Fotografia, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Filme.

Joaquin Phoenix ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. 


Trailer:



Fonte: Adoro Cinema e IMDB.


 

Nenhum comentário