[Oscar 2020] História de um Casamento



Sinopse: Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).
 
História de um Casamento foi dirigido por Noah Baumbach (A Lula e a Baleia) e com Adam Driver, Scarlett Johansson e Laura Dern no elenco. 

Curiosidades:
- O filme foi – em sua maior parte – baseado nas experiências de Noah Baumbach quando ele se divorciou de Jennifer Jason Leigh em 2013. De acordo com Baumbach, Leigh leu o roteiro, viu o filme e gostou.
 
- A performance de Adam Driver da canção “Being Alive” de Stephen Sondheim do musical da Broadway da década de 1970, “Company”, foi filmado ao vivo e em apenas uma tomada.
 
- O personagem de Laura Dern foi baseada na advogada de celebridades Laura Wasser que representou Dern, Scarlett Johansson e Noah Baumbach em seus respectivos divórcios.
 
- Adam Driver, Scarlett Johansson e Laura Dern foram escalados antes do roteiro estar completo. O elenco colaborou com o roteirista/diretor Noah Baumbach em alguns aspectos dos personagens.
 
- Quando Noah Baumbach aproximou Scarlett Johansson para fazer o filme, Scarlett estava em seu segundo divórcio.
 
- Nenhum diálogo ou momentos de hesitação foram improvisados na cena da briga no apartamento de Charlie. Tudo foi roteirizado.
 
- História de um Casamento foi o primeiro filme da Netflix a ser agraciado ao mais longo lançamento nos cinemas de 30 dias.
 
- Foi ideia de Adam Driver para o seu personagem Charlie ser um diretor de teatro.
 
- Noah Baumbach e Adam Driver são fãs do musical “Company” de Stephen Sondheim. Ambos decidiram com que Charlie cantasse “Being Alive” e Nicole cantasse "You Could Drive a Person Crazy" no filme. Antes de colaborarem com História de um Casamento, Driver propôs Noah Baumbach que eles deveriam criar uma versão cinematográfica de “Company”.
 
- Terceiro filme com Scarlett Johansson que foi inspirado nas próprias experiências do diretor com divórcio. Outros filmes foram Encontros e Desencontros (2003) de Sofia Coppola e Ela (2013) de Spike Jonze. Coppola e Jonze foram casados no passado.
 
- Quarta colaboração de Adam Driver com Noah Baumbach.
 
- A trilha sonora de Randy Newman foi influenciada pelas trilhas sonoras de filmes franceses de George Delerue.
 
- Foi filmado em 47 dias.
 
- A advogada de celebridades Laura Wasser, no qual a personagem Nora é baseada, autorizou que Noah Baumbach e sua equipe filmasse o escritório de Nora no prédio de sua empresa de advocacia.
 
- Esse é o décimo filme de Noah Baumbach como roteirista e diretor.
 
- Adam Driver e Laura Dern também participaram de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), embora não gravaram cenas juntos.
 
- Teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza.
 
- História de um Casamento é uma história de amor contada sob as lentes de um divórcio.
 
História de um Casamento foi indicado ao Oscar 2020 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Driver), Melhor Atriz (Scarlett Johansson), Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora Original. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme (Laura Dern). 

Trailer:




Fonte: Adoro Cinema e IMDB.

 

Nenhum comentário