[News] "Desafio de um Campeão", de Leonardo D’Agostini, foi adiado para 17 de outubro




O longa italiano Desafio de um Campeão narra a história de um jogador de futebol imprevisível e o professor contratado para educá-lo. Protagonizado por Andrea Carpenzano e pelo veterano Stefano Accorsi, o filme estreia no dia 17 de outubro.

Carpenzano - que estreou como ator no premiado "Garotos Choram", em 2018 - é Christian Ferro, um jovem talentoso e indisciplinado jogador de futebol do clube Roma, um astro do esporte, rico e mimado. Já Accorsi vive Valerio Fioretti, um homem tímido e solitário que luta para administrar seus problemas econômicos e emocionais. 

Valerio é o professor designado a ensinar o jovem goleador quando o presidente do clube decide que chegou a hora de dar alguma disciplina ao garoto. Ela vem na forma de um diploma do ensino médio. O mestre, então, cria um método único para explicar o conteúdo ao jogador e, mesmo com personalidades quase opostas, a dupla acaba criando um vínculo.

Desafio de um Campeão é a estreia de Leonardo D'Agostini na direção de longas. O cineasta acumulou funções como a de roteirista, editor e assistente de direção em séries de TV conhecidas na Itália, como "Rosy Abate" e "Solo". 

DIRETOR | Leonardo D’Agostini

Leonardo D’Agostini nasceu em Roma em 1977. Trabalhou como editor e roteirista de séries de TV da Mediaset, entre elas Solo e Rosy Abate, na qualtambém foi diretor-assistente. Como diretor, assina curtas como Smart!, selecionado na mostra New Italian Cinema e finalista do Nastri d'Argento 2007. Também dirigiu comerciais e videoclipes. Desafio de um Campeãoé sua estreia na direção de longas.

ATOR | Stefano Accorsi

O ator estreou no cinema em 1991, no filme Fratelli e Sorelle, de Pupi Avati. Frequentou o Teatro Escola de Bologna, onde se graduou em 1993. Em seguida,ingressou na Companhia do Teatro Stabile dell'Arena del Sole, com o qual atuou em diversos clássicos de Pirandello para Goldoni. Em 1994, um comercial de sorvete, dirigido por Daniele Luchetti, lhe deu popularidade instantânea. Atuou emfilmescomo Ormai è Fatta, de Enzo Monteleone (Prêmio Grolla d'Oro de melhor ator), Un Uomo Perbene, de Maurizio Zaccaro (Grolla d'Oro), Capitães de Abril, de Maria de Medeiros,Radiofreccia,de Luciano Ligabue (David Donatello, Prêmio Amidei e Ciak d’Oro),Saturno em OposiçãoeUm Amor Quase Perfeito, de Ferzan Ozpetek (Nastro d'Argento, Ciak d'Oro e Globo de Ouro da imprensa estrangeira italiana),O Quarto do FIlho, de Nanni Moretti, Santa Maradona, de Marco Ponti,e Ligações Criminosase Uma Viagem Chamada Amor, de Michele Placido (Coppa Volpi de melhor ator no 59º Festival de Cinema de Veneza). 

Ele divide seu tempo entre a Itália e a França, onde fundou sua própria produtora: Stephen Greep. Accorsi recebeu o prêmio Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras do Ministério da Cultura francês. Na França, trabalhou, entre outros, nos filmes: A Culpa É do Fidel, de Julie Gavras, Brigadas do Tigre, de Jeròme Cornuou, Un Baiser S'il Vous Plaît, de Emmanuel Mouret, e LesDeux Mondes,de Daniel Cohen. Em 2016, Accorsirecebeu o Prêmio Gian Maria Volonté.

ATOR | Andrea Carpenzano

Andrea Carpenzano tem 23 anos e nasceu em Lugo, na Espanha. Ainda na escola, durante seu último ano no ensino médio, ele foi descoberto por acaso e escolhido pelo diretor Francesco Bruni como protagonista de TuttoQuello Che Vuoi. Sua performance no filme chamou a atenção de muitos festivais europeus, onde Carpenzano recebeu muitos prêmios, incluindo a menção especial Biraghi Award no Nastri D'Argento 2017.

No mesmo ano, Carpenzano retornou ao set em dois filmes para o cinema: Il Permesso,dirigido por Claudio Amendola, e Garotos Choram, o primeiro trabalho dos irmãos D’Innocenzo, que escolheram Andrea como protagonista. O filme foi exibido na sessão Panorama do Festival de Berlim 2018.

DESAFIO DE UM CAMPEÃO

IL CAMPIONE | THE CHAMPION

Itália, 2019. 105 min. Ficção

Direção: Leonardo D'Agostini

Roteiro: Giulia Louise Steigerwalt

Argumento: Leonardo D’Agostini e Antonella Lattanzi

Produção: Matteo Rovere e Sydney Sibilia

Produtora: Groelandia

Distribuição Rai Cinema

Produtora-associada: 3 Marys Entertainment

Elenco: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Ludovica Martino, Mario Sgueglia, Camilla Semino Favro, Anita Caprioli e Massimo Popolizio

Fotografia: Michele Paradisi

Som: Marco Fiumara

Edição: Gianni Vezzosi

Direção de arte: Alessandro Vannucci

Figurino: Valentina Taviani

Trilha: Carratello e Ratchev

Distribuição: Arteplex Filmes

Sinopse: Christian é jogador do Roma, genial e imprudente. Valério, um professor tímido e solitário que é contratado para ajudar Christian a ter disciplina. Completamente opostos, no início só existem desentendimentos, mas logo eles se aproximam criando um vínculo que vai além do esporte.


Nenhum comentário