[Nerds & Geeks] O massacre do Dia de São Valentim na vida real e na cultura pop

Floriculturas e o Dia de São Valentim tem uma conexão especial.O arranjo floral de Dean O`Banion teve um trágico destino no dia 14 de fevereiro de 1929.A garagem do número 2122 da N. Clark St. não tinha aquecimento. Quando os policiais chegaram lá de manhã, haviam sete corpos no gelo.Eles tinham sido enfileirados contra uma parede esbranquiçada como um pelotão de fuzilamento. Quase cem balas de submetralhadoras, espingardas e um revólver estavam no meio dos cadáveres. Todo mundo achou que Al Capone estivesse por trás do maior atentado da máfia da história mas ele estava na Flórida na data.
Al Capone estava lutando para assumir a liderança do crime em Chicago contra George ¨Bugs¨ Moran. Moran herdou a Northside Gang de Hymie Weiss depois dele ter herdado de Dion O¨Banion. Weiss foi eliminado em outubro de 1926. Moran e Capone não se davam bem. Moran chamava Al Capone de The Beast (A fera). Moran e Joe Aiello, cuja família representava a máfia de Chicago, matou Pasqualino Lo Lordo, um dos homens de Capone, no início de 1929.
A gangue de Capone tentou ocultar o assassinato de Moran alugando um apartamento do outro lado da rua da onde ele morava. Capone deu ordens para um de seus homens ligar para Moran para contá-lo que uma carga de uísque roubado da Purple Gang de Detroit seria entregue na sua garagem na 2122 North Clark Street. O dono da garagem era Adam Hayer, um dos amigos de Moran. 
2122 N.Clark St. era o endereço da SMC Cartage Co. empresa em que Bugs Moran usava a garagem como quartel-general da mesma maneira que O¨Banion usava a floricultura. Por volta das 10:30 da manhã, quatro homens adentraram a garagem e anunciaram o ataque. Dois dos homens estavam vestindo uniformes de policiais. Eles deram ordens para formarem uma fileira na parede e deixou-os à solta. Testemunhas viram os quatro pularem no mesmo tipo de Cadillac preto usado pelos policiais. O carro até mesmo tinha uma sirene.
Dentro da garagem, estavam Frank ¨Hock¨ Gusenberg(um dos melhores homens de Moran)e seu irmão, Peter ¨Goosy¨ Gusenberg, Johnny May, um ex-arrombador de cofres, que agora trabalhava como mecânico na garagem, Albert Kachellek, aka James Clark, cunhado de Moran, Albert Weinshank e Adam Heyer, outros dois executores que também trabalhavam para Moran.A última vítima não era um gângster. Ele era o Dr. Reinhardt Schwimmer, um oftalmologista que fizera fama saindo com mafiosos. 
Na verdade, Moran e um de seus homens, Ted Newberry, viram o policial estacionar e decidiu pegar um café. Hock não morreu de primeira no tiroteio. Ele rastejou até o meio da garagem e morreu algumas horas depois.Antes que ele morresse, o sargento Clarence Sweeney perguntou a Hock quem tinha atirado nele e Hock insistiu que ninguém tinha atirado nele (os gângsteres tinham um código restrito: ninguém dedura ninguém, nem mesmo de gangues rivais). Estavam rolando boatos que os atiradores eram Albert Anseimi, John Scalise e ¨Machine Gun¨, Jack McGurn. 
O álibi de Al Capone era que estava em sua casa em Palm Island, na Flórida. Capone tinha feito um serviço antes numa penitenciária na Pensilvãnia ao invés de enfrentar o frio de Chicago.
Há alguns relatos que Capone foi assombrado pelo espírito de uma das vítimas, James Clark e que as aparições começaram na cadeia. Testemunhas viram o cunhado de Moran atormentar Capone por anos. Capone não era o único a ver o fantasma. O motorista dele também via. 
A garagem da Clark Street foi demolida em 1967 mas as pessoas ainda ouvem os sons de armas de fogo e gritos da área onde ficava a árvore. O terreno foi vendido para um empresário canadense que abriu um bar temático de gângster, com a parede reconstruída em 1972. Mais tarde, ele o venderia. Relatos diziam que os tijolos eram assombrados. Os donos do local supostamente morrem mais cedo do que cimento seca. 

                  
            O massacre do Dia de São Valentim nos filmes

No filme Little Caesar (Alma no lodo, no Brasil)foi o primeiro filme baseado em Al Capone. Com Edward G. Robinson no papel principal e Douglas Fairbanks Jr. como seu amigo Joe Massara, foi feito em 1931, antes dos filmes começarem a serem censurado, em 1933. O diretor Mervyn LeRoy não usou essa liberdade toda para filmar algo tão sangrento quanto um massacre. Ele optou por romantizar o personagem Rico, mostrando um homem que foi fragilizado porque se apaixonou por uma garota. É baseado na obra de William R. Burnett, que estava morando em Chicago quando o Massacre do Dia de São Valentim aconteceu.


O massacre é aludido no filme Scarface (1932) com Paul Muni como Antonio ¨Tony¨ Camonte. Os homens de Muni se vestem como policiais e fazem uma baita confusão na garagem, belamente filmado com sombras. 

A primeira vez em o massacre foi dramatizado foi na série antológica Playhouse 90, no episódio Seven against the wall. Embora não haja nenhum trailer dele na Internet, ainda vale a pena sr mencionado.

O clássico de Billy Wilder de 1959, Some like it hot (Quanto mais quente melhor) mostra o massacre na cena de abertura.É por isso que os personagens de Jack Lemmon e Tony Curtis estão correndo.Eles viram a cena. George Raft também está no elenco desse como Spats, o homem que ousou dançar com a irmã de Capone. 


O filme de Dick Tracy (1990) dirigido por Danny Elfman, também mostra o massacre na cena inicial. As cabeças grotescamente desfiguradas por balas na garagem são exibidas no jogo de cartas com a cabeça do vilão trágico de Dick Tracy, Flat Top.

Em O massacre de Chicago (1967, de Roger Corman, fez um retrato fiel de Capone na pele de Jason Robards, falando com apenas um lado da boca enquanto o outro fumava um charuto cubano.

Em 1975, foi lançado o segundo filme produzido sobre Roger Corman sobre Capone, intitulado com o nome dele e estrelando Ben Gazzara.Vários ângulos do primeiro filme foram repetidos.

Há a notável performance de Al Pacino em Scarface (1983) como Tony Montana,o chefe do tráfico de drogas em Miami. Embora o título seja uma referência ao apelido de Capone, o filme não era sobre ele.
 Os Intocáveis (1987)de Brian De Palma se passa após os acontecimentos do massacre e é apenas citado mas em hora nenhuma a cena é recriada.De acordo com fontes internas, De Palma queria fazer uma prequel chamada Capone Rising, onde ele mostraria uma versão do massacre como sendo uma alegoria da guerra entre a gangue de Capone e os gângsteres irlandeses fictícios reunidos por um igualmente fictício policial americano de descendência irlandesas. Infelizmente, esse filme nunca foi feito.

                      Happy Valentine´s Day!

Obs: vale sempre lembrar que nos EUA a data não é comemorada apenas por casais, as pessoas enviam cartas, flores, chocolates, presentes, para quem elas quiserem. 


Nenhum comentário