[Programação] Canal Brasil – Programas e Séries da Semana – 18 a 24 de Fevereiro

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO
 

DOSSIÊ CHATÔ – EPISÓDIO 03 


Horário:
Segunda, dia 18, às 16:30
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse: A série passeia cronologicamente pela vida de Assis Chateaubriand para mostrar como o menino gago do interior de Pernambuco construiu um verdadeiro império das comunicações no Brasil e se tornou um dos homens mais influentes do país. Personalidades como Millôr Fernandes, Darcy Ribeiro e Fernando Morais comentam detalhes de sua biografia e textos do próprio magnata complementam o roteiro com narração de Lima Duarte. A cada capítulo, é possível conhecer um pouco mais sobre a história desse personagem ímpar desde a infância, a chegada ao Rio de Janeiro, sua relação com os poderosos do governo e sua caneta sempre em punho como uma metralhadora das mais poderosas.

Neste episódio: O episódio caminha pelo crescente império do jornalista Assis Chateaubriand nos anos 1940 e a formação dos “Diários Associados”, atuando em diversos meios de comunicação.
 

ESTAÇÃO ROQUENROU
 


Convidado: Lucas Santtana
Horário: Segunda, dia 18, às 21h
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse: Um antigo estúdio em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, tornou-se ponto de encontro de grandes nomes do rock brasileiro, entre músicos já consagrados e membros da nova geração. A terceira temporada do programa dá sequência às jam sessions com clima de ensaio de banda de garagem. O ex-baixista do Barão Vermelho, Dé Palmeira, comanda sessões que desenham um panorama da cena carioca, mostrando toda a diversidade do gênero. A atração tem roteiro e direção de Renato Martins.

Dé Palmeira – também responsável pela curadoria dos convidados – reuniu artistas de lugares e gerações distintas. O primeiro episódio traz o irreverente e imprevisível Jards Macalé, que resgata a influência da família em seu aprendizado musical e o surgimento do rótulo de maldito, imposto a compositores marginais como o entrevistado e outros ícones de sua geração, como Tom Zé e Jorge Mautner. O programa seguinte traz Letrux, uma das novas vozes da música brasileira. A atração convida ainda personalidades como Kassin, Lucas Santtana, Baleia, Marcelo Callado, Sérgio Britto, Filtra, Os Cordeiros e Beach Combers, entre outros.

Neste episódio: “Eu tive necessidade de fazer um trabalho autoral”. Lucas Santtana comenta sobre não fazer concessões em sua criação musical e a escolha por uma carreira afastada da indústria fonográfica.

ESPELHO 


 
Convidado: Aderbal Freire Filho
Horário: Segunda, dia 18, às 21h30
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse: Espelho chega à 13ª temporada sob o comando de Lázaro Ramos mantendo a premissa de discutir assuntos e revelar personalidades brasileiras. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. Segundo o próprio ator, que segue à frente da atração como idealizador e apresentador, as entrevistas da nova temporada serão mais contundentes, em uma tentativa de entender o momento conturbado do país. O intérprete conduz as conversas – e assina a direção geral da série.

As discussões são em torno dos mais variados temas que movem o pensamento e a diversidade cultural brasileira. Lázaro recebe a nutricionista e apresentadora de televisão Bela Gil; os atores Silvio Guindane, Fernanda Torres; Andrea Horta, Debora Falabella, Monica Iozzi e Cacau Protásio; os músicos Caetano Veloso, Maria Rita e Di Melo, os escritores Nilton Bonder, Augusto Cury e Ana Maria Gonçalves, e as ativistas sociais Djamila Ribeiro e Tatiana Nascimento.

Neste episódio: “Tudo que tem ligação com a técnica será superado, o teatro não utiliza nenhuma”. O diretor Aderbal Freire Filho reflete sobre a arte teatral e revela seu estímulo para novos projetos.

ELETROGORDO
 


Convidado: Arrigo Barnabé
Horário: Segunda, dia 18, à 0h
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse: Sob direção de André Barcinski – também responsável por Nasi Noite Adentro –, João Gordo estreia a terceira temporada de sua atração no Canal Brasil, “Eletrogordo”, completando a faixa dos programas da meia-noite, que combinam humor, irreverência e sensualidade.

O cenário é uma oficina de eletrodomésticos e João passa os dias consertando liquidificadores, torradeiras, televisões de tubo, secadores de cabelo e vitrolas. De vez em quando, surge um cliente na loja e eles engatam um papo sobre televisão, música e cinema, suas grandes paixões. Os frequentadores desse estabelecimento são ecléticos e especiais. Nesta temporada, o apresentador conversa com os músicos Rafael Ilha, Leandro Lehart, Jimmy Luv, Simbas, Alex, Arrigo Barnabé, Sula Miranda e Sandra Coutinho; os apresentadores de televisão Marcelo Tas, Didi Wagner, Leão Lobo, Max Fivelinha e Leda Nagle; o ex-jogador de futebol Cesar Maluco; o cineasta Rodrigo Aragão e o comediante e vocalista Bruno Sutter, entre outros.

Vocalista da banda punk Ratos de Porão, o cantor fez história nos palcos com suas letras anárquicas e apresentações agressivas, e se aventurou no mundo da televisão, atuando como anfitrião em programas cômicos, como talk shows politicamente incorretos.

Neste episódio: O músico vanguardista Arrigo Barnabé comenta as influências para o transgressor “Clara Crocodilo”, primeiro álbum lançado pelo artista, no início da década de 1980.

 

TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO
 

DÉCIMO ANDAR – DOBRANDO A META

 
Horário: Terça, dia 19, às 21h
Classificação: Livre

PRINCIPAL

Sinopse: Dirigida por Caito Mainier e com roteiro assinado por Daniel Furlan, Leandro Ramos e pelo próprio Caito, a comédia apresenta seis funcionários de uma grande e burocrática empresa, que vivem situações surreais em seus cotidianos. Além de Caito e Furlan, o elenco conta com nomes como Juliano Enrico (criador da série de animação “O Irmão do Jorel”), Paulo Tiefenthaler (Paulo Oliveira, de “Larica Total”) e Raul Chequer (do “Choque de Cultura”, quadro da TV Quase que é sucesso na internet).

Willie (Daniel Furlan) passa os dias a criar programas imaginários com os objetos de sua sala. Jorginho (Caito Mainier) não desgruda do telefone por um único segundo e produz filmes de pouquíssima chance de sucesso. Rodney (Juliano Enrico) trabalha no setor burocrático se recuperando de um acidente, e divide seu tempo entre organizar milimetricamente sua mesa e carimbar documentos. Marquinhos (Raul Chequer) é o novo estagiário da corporação e vai usar todos os seus neurônios para se manter na empresa. Os quatro têm seus cargos ameaçados com a chegada de uma nova funcionaria dos Recursos Humanos, Meg Torres (Bianca Fero). A série traz ainda a participação de Paulo Tiefenthaler (Paulo Oliveira, “Larica Total’) como Michael, um agressivo diretor de marketing agressivo.

Neste episódio: Meg cria um novo plano de metas para a empresa e, em meio a uma onda de demissões, deixa os funcionários desesperados com a ideia de não conseguir cumprir o prazo.
 

ZOOMBIDO URUGUAY 


 
Convidado: Daniel Drexler
Horário: Terça, dia 19, às 21:30
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse: Aterrissando em solo uruguaio, Paulinho Moska desvenda os processos por trás da composição musical em seu 11º ano à frente da atração. O anfitrião segue o formato já consagrado: em um cenário de espelhos, jogos de imagens se alternam com três números musicais nos quais os autores interpretam suas canções ao violão. O cantor e compositor aproveita para fotografar as performances através de um tijolo de vidro que permite a criação de imagens distorcidas, como ilustrações do momento. Moska assina direção e roteiro sob a supervisão geral do consagrado cineasta Pablo Casacuberta.
Após dez temporadas abordando a pluralidade de estilos da música brasileira, Moska convida treze artistas da cena uruguaia, produzindo apresentações exclusivas com os entrevistados e trazendo à luz momentos marcantes em suas trajetórias, faixas prediletas e influências. Zoombido Uruguay – Caminando Distraido (2018) reúne grandes referências do rock sul-americano, como Emiliano Brancciari, da banda No Te Va Gustar, e Roberto Musso, do El Cuarteto de Nos, presenças frequentes no Grammy Latino, além do pop de Daniel Drexler, vencedor do Prêmio Gardel de melhor disco do ano de 2013. Os episódios contam ainda com as participações de Sebastián Teysera, Alfonsina, Martín Buscaglia, Franny Glass, Samantha Navarro, Pedro Dalton, Malena Muyala, Mandrake Wolf, Raúl Castro e Ana Prada.

Neste episódio:
“Com a música consigo integrar todas as facetas do meu corpo”. No episódio final da temporada, Daniel Drexler descreve seu elo racional, intuitivo, emocional e corporal com as canções.
 

TRANSANDO COM LAERTE


Convidado:
Angélica Freitas
Horário: Terça, dia 19 à 0h
Classificação: 12 anos

REPRISE

Sinopse: Laerte Coutinho é uma das mais irreverentes e provocantes figuras da cultura brasileira. A cartunista transgênero é referência artística quando o assunto é criar personagens politicamente incorretos e de humor ácido, desenvolvidos em pequenas frases. Saindo do mundo das tirinhas e embarcando ao universo da televisão, a chargista retorna ao Canal Brasil na quarta temporada do programa ao qual empresta seu nome para investigar temas contemporâneos a partir de entrevistas com os mais diversos convidados, entre artistas dos mais diversos campos.

A cantora transgênero Liniker abre a série de novos episódios dirigidos por Claudia Priscilla e Pedro Marques. A atriz Leona Johvs relaciona figuras importantes para sentir orgulho de sua transexualidade e comenta como descobriu a vocação artística. A musicista, diretora musical e pesquisadora Tunica Teixeira fala sobre sua relação com o amor e a religiosidade pujante de sua personalidade. O historiador, antropólogo e quadrinista André Toral analisa seu trabalho com comunidades indígenas e disserta como as histórias em quadrinhos se transformaram em vozes da periferia. O programa traz ainda entrevistas com Miriam Chnaiderman, Marcelino Freire e Renata Perón, entre outros.

Neste episódio: Angélica Freitas apresenta trabalho performático que une poesia e música. A artista comenta a importância de transportar os poemas para fora do papel e modificar o peso conservador da arte.

 

QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO  

A ARTE DO ENCONTRO 

 
Convidado: Julio Bressane
Horário: Quarta, dia 20 às 21:30
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse:
Tony Ramos encanta plateias brasileiras há mais de meio século, seja no cinema, teatro ou na televisão. Nos últimos anos, o intérprete adicionou mais uma habilidade ao seu já premiado currículo e assumiu a posição de apresentador de um programa de televisão. A bem-sucedida experiência traz o ator novamente à tela do Canal Brasil para retomar pelo terceiro ano, conversas com grandes nomes do cenário artístico brasileiro, entre companheiros de tantas décadas de profissão, como atores, cineastas e escritores.

A atração dirigida por Felipe Nepomuceno é um bate-papo informal entre o anfitrião e seu convidado, sem roteiro previamente estipulado. Em um cenário intimista, onde há apenas os envolvidos e uma pequena mesa, Tony abre uma conversa em torno de histórias de vida, infância e família, entremeadas por trajetórias profissionais. Entre as entrevistas, o apresentador faz leituras de trechos de livros relacionados à personalidade participante. A lista traz ícones da cultura nacional como Aguinaldo Silva, Aracy Balabanian, Arlete Salles, Denise Fraga, Drica Moraes, Eric Nepomuceno, Herson Capri, Jaqueline Laurence, Julio Bressane, Milton Gonçalves, Paulo Figueiredo, Teresa Cristina e Tizuka Yamazaki.

Neste episódio: “O tempo é tudo. Correu em mim e inconsciente a mim”. O cineasta Julio Bressane divaga sobre sua consciência tardia do tempo e como tudo é transitório, menos a vontade do ser humano.
 

PORNOLÂNDIA – DRAG NO BRASIL 



Horário: Quarta, dia 20 à 0h
Classificação: 16 anos

REPRISE

Sinopse: A musa da pornochanchada Nicole Puzzi retorna à tela do Canal Brasil em entrevistas picantes, com membros do universo da pornografia e do erotismo no país. Sempre em tom irreverente, a apresentadora discute abertamente temas como fetiche, sensualidade, nudez artística e o mercado brasileiro de filmes adultos. A anfitriã está ainda mais curiosa e provocativa no quinto ano do programa, seja investigando as práticas sexuais menos comuns, revendo os velhos amigos ou conversando com figuras da indústria pornô.

Neste episódio: “Ser quem a gente imagina ser é um processo de crescimento. Dói um pouco, mas a dor faz parte do processo”. A drag queen Aretha Sadick apresenta manifesto do corpo como forma de resistência.

 

QUINTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO

O PAÍS DO CINEMA – AOS TEUS OLHOS
 


Convidado: Carolina Jabor e Daniel de Oliveira
Horário: Quinta, dia 21 às 21:30
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse: Fabiula Nascimento comandou, durante dois anos, um mergulho na história do cinema brasileiro em O País do Cinema. No terceiro ano da atração, a atriz passa o bastão para a também intérprete Andreia Horta, que assume a posição de apresentadora para receber realizadores, diretores e intérpretes e colocar em pauta uma abordagem crítica e informativa da produção nacional recente. O programa dirigido por Marcello Ludwig Maia foca sua atenção em filmes da mais recente safra da sétima arte do país. Entre os escolhidos estão trabalhos de premiados artistas como Laís Bodanzky, Julio Bressane, Cláudio Assis, Ruy Guerra, Camila Pitanga, Fellipe Barbosa, Sérgio Rezende, Caroline Leone, Carolina Jabor, Jorge Durán e Hilton Lacerda, entre outros.

Neste episódio:
Carolina Jabor e Daniel de Oliveira, diretora e ator de “Aos Teus Olhos”, debatem a questão do linchamento virtual e refletem sobre a abordagem provocadora utilizada na construção da obra.

 
NASI NOITE ADENTRO – O INVENTOR DE SONS

 


Horário: Quinta, dia 21 à 0h
Classificação: 14 anos

REPRISE

Sinopse: Os mistérios, segredos e personagens mais excêntricos da noite paulistana estão de volta ao Canal Brasil. Na nova temporada do programa comandado pelo vocalista do Ira!, o público acompanha as aventuras do anfitrião por lugares ainda mais inusitados da maior metrópole da América Latina.

Neste episódio: O cantor e compositor André Abujamra apresenta seu novo projeto independente, o álbum “Omindá”, fruto de um ambicioso planejamento de pesquisa que envolveu viagens a 15 países.

 

SEXTA, 22 DE FEVEREIRO 

SONHOS DE ABU – 10 A FIO




 

Horário: Sexta, dia 22 às 21h
Classificação: 12 anos

INÉDITO

Sinopse: André Abujamra é uma figura multifacetada. Líder do Karnak e do Os Mulheres Negras, escreveu diversas trilhas para o cinema, atuou em produções audiovisuais e, recentemente, lançou o trabalho solo Omindá, álbum independente com a participação de artistas de 13 países. O falso reality show Sonhos de Abu chega à segunda temporada acompanhando os problemas enfrentados após a morte do pai, Antônio Abujamra. Além de protagonizar a atração, o cantor assina a criação, produção, roteiro e direção ao lado de Rafael Terpins. A comédia nonsense é estrelada por Lúcia Bronstein, Derick Lecouflé, Clarisse Abujamra, Marat Descartes, Carlos Careqa, Rodrigo Arijon e Giovanna Velasco.

Após os acontecimentos do primeiro ano, quando se esforçava para conciliar a vida artística com o trabalho publicitário para sustentar a família, André Abujamra vê sua rotina virar de cabeça para baixo após o falecimento de seu pai, Antônio. Os problemas caminham por um testamento surpreendente, uma revelação familiar, o fechamento de sua agência e a crise financeira. Sonhando em desenho animado, ele encontra os sinais para superar as adversidades. A série segue os moldes de humor de Curb Your Enthusiasm, de Larry David – também famoso por ser um dos criadores de Seinfeld, uma das comédias americanas de maior sucesso na história da televisão –, programa cujo roteiro é conduzido em cena pelos atores a partir da improvisação de diálogos.

Neste episódio: No episódio final deste falso reality show da família Abujamra, André organiza um protesto contra o fechamento do Centro de Hip Hop. Abu e o irmão encontram o depósito com a herança do pai.
 

O SOM DO VINIL – NOUVELLE CUISINE, SLOW FOOD

 
Horário: Sexta, dia 22 às 21:30
Classificação: Livre

REPRISE

Sinopse:
Charles Gavin continua, no 12º ano da série, sua investigação sobre a história da música nacional. Sob direção de Gabriela Gastal e do próprio apresentador, o ex-titã, ávido colecionador de discos raros, entrevista algumas das mais importantes personalidades do ramo para lembrar curiosidades e bastidores de discos fundamentais para a história do cancioneiro brasileiro.

Os episódios contemplam variados gêneros e promovem um passeio por diversas gerações da música brasileira. Há espaço para o trash metal do Sepultura em seu mais recente trabalho, Machine Messiah; o soul e blues de Liniker e os Caramelows; a música clássica regida pelo maestro João Carlos Martins em Ginastera Concerto for Piano and Orchestra; a MPB de Lenine com Em Trânsito e de Ney Matogrosso em Seu Tipo; o rock de Descivilização do Biquíni Cavadão e o rap de MV Bill em Declaração de Guerra. O programa traz ainda vinis de Fagner, Paralamas do Sucesso, Wilson Moreira, Vanguart, Benito di Paula e Carlos Lyra.

Neste episódio: Charles Gavin resgata “Slow Food”, álbum do início da década de 1990 da “Nouvelle Cuisine”. O grupo comenta o processo criativo de suas obras em meio à explosão do rock brasileiro.

 

302

Convidado: Potí
Horário: Sexta, dia 22 às 0h
Classificação: 14 anos

REPRISE


Sinopse: Fotógrafo consagrado pelo olhar perspicaz e retratos impactantes em preto e branco, Jorge Bispo traz novamente para o Canal Brasil, em sua quinta temporada, um de seus projetos mais ousados. Em 302, o artista recebe em seu próprio apartamento 13 mulheres comuns que toparam tirar a roupa à frente de sua câmera. Longe dos rígidos padrões de beleza estabelecidos pelas celebridades por ele já clicadas, cujas fotos estamparam capas das principais publicações do país, Bispo traz à tela uma iniciativa artística e minimalista. Pela primeira vez, no entanto, o projeto dá um passo adiante, extrapola as paredes do apartamento, sobe dois pavimentos e inaugura, no quinto andar, o 502, no qual os homens perdem as vestimentas e enfrentam os dilemas da nudez masculina. A temporada divide-se, então, em dois momentos distintos, fazendo um panorama mais amplo de como a questão é vista pela sociedade.

Neste episódio: “Enquanto esse corpo existir, quero que ele esteja a serviço da humanidade, da alegria, da poesia”. A carioca Raquel Potí relata experiências pelo mundo em busca de autoconhecimento.


SÁBADO, 23 DE FEVEREIRO
 

FAIXA MUSICAL – E ENTÃO…CLAUDETTE SOARES E AYRTON MONTARROYOS
 



Horário: Sábado, dia 23 às 18h
Classificação: Livre

PRINCIPAL

Sinopse: Claudette Soares possui uma das carreiras mais longevas da MPB. Ayrton Montarroyos surgiu como participante do programa “The Voice Brasil”. Quase 60 anos separam os intérpretes unidos pelo palco.

CINEJORNAL


Horário: Sábado, dia 22 às 21h
Classificação: Livre

INÉDITO

Sinopse: O Cinejornal é um programa semanal, apresentado por Simone Zuccolotto, no qual é pautado o melhor do cinema brasileiro. 





Nenhum comentário