[News] Palestra grátis, na quinta, dia 14 de fevereiro, , ¨A magia do caos como dispositivo para criação artística (Artsonica)


No próximo dia 14 de fevereiro (quinta), às 19h, o ArtSonica – Residência Artística apresenta a palestra com entrada gratuita "A Magia do Caos como dispositivo para criação artística", com performer, feiticeiro e pesquisador da consciência João Maia Peixoto. Durante o evento ele vai falar a respeito de seu percurso com a arte e a magia; e como, através deste caminho, conseguiu tecer um método pragmático que permite um mergulho profundo no subconsciente visando dar forma à uma prática artística. A palestra integra o processo criativo da obra multimídia MACHĬNA DE CONTATOS EKSTATIKÓS e acontecerá no Labsonica, no prédio do Oi Futuro, no Flamengo. O evento é gratuito, porém, como as vagas são limitadas, por isso os interessados devem fazer inscrição enviando nome e CPF para o e-mail contato@artsonica.com.br.

Desmistificando e relacionando conceitos como magia, espiritualidade, incorporação, inspiração e performance, João Maia Peixoto prova que é possível para o artista acessar novas dimensões do seu ser em busca de materiais que organizem e reestruturem sua criação de um lugar mais firme, potente e autônomo. Revelando uma função experimental, lúdica, iconoclástica e não-dogmática de transes que foram entendidos como "ocultos" até serem desvelados durante o século XX, o performer, feiticeiro e pesquisador mostra que a tecnologia cognitiva desenvolvida durante toda a história da humanidade pode e deve ser utilizada como ferramenta para o criador contemporâneo. Afinal de contas, numa sociedade aonde toda a sabedoria iniciática foi eliminada, o artista é o último xamã possível.


João integra o Koletivo Machïna como performer e coordenador de práticas rituais). O grupo de trabalho é o responsável pela criação da obra multimídia MACHĬNA DE CONTATOS EKSTATIKÓS, experiência artística performática onde o público entrará em uma bolha utilizando máscaras representativas de elementos/seres/deuses da natureza e por meio de suas próprias emoções, juntamente com o auxílio da tecnologias, sons e imagens - bem como a orientação do coletivo artístico - terá uma vivência/experiência de estar dentro de um ritual ancestral futurista tecnoxamânico com a sensação dos transes de conexão com os mundos anímicos da natureza. Além de João Maia Peixoto, integram o grupo de trabalho o SoundDesigner, Azul; a atriz e performer, Priscila Lima;  a performer e pesquisadora Nuaj Del Fiol; a designer de wearables, Iane Cabral; o VJ e programador de Neural Scapes - Receptor e codificador de ondas mentais, Ricardo Palmieri; o cenógrafo e arquiteto, Ricardo Bizafra e o especialista em máscaras teatrais, Eduardo Vaccari.

O PapoSonica é um evento aberto ao público, gratuito, que acontece dentro do ArtSonica - Residência Artística, projeto idealizado e dirigido pela Zucca Produções com o patrocínio da Oi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio do Oi Futuro e do LabSonica. O público-alvo deste evento são pessoas que têm interesse em arte, tecnologia, performance, instalação, atuação, pesquisa, processos criativos, misticismo, xamanismo, rituais de magia ancestral, experimentação, reciclagem, sustentabilidade e criatividade em geral.

Assista ao vídeo explicativo do Koletivo Machïna - https://www.facebook.com/souartsonica/videos/287915395201833

Serviço
PapoSonica “MACHĬNA DE CONTATOS” – Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 107, 5º andar – Flamengo. Data: 14 de janeiro (Quinta). Horário: 19h30. Classificação: 18 anos. Grátis. Capacidade: 70 lugares. Sujeito a lotação. Vagas limitadas com inscrição por meio de contato@artsonica.com.br | Metrô: Estação Largo do Machado.

Acompanhe o ArtSonica nas redes sociais




Twitter - https://twitter.com/souartsonica





Nenhum comentário