[Especial Oscar 2019] Vice

Sinopse: Na juventude, Dick Cheney (Christian Bale) se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush (Sam Rockwell) em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita.

Vice tem roteiro e direção de Adam McKay e conta com o elenco formado por Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Alison Pill, Eddie Marsan, Justin Kirk, Lisa Gay Hamilton, Jesse Plemons, Bill Camp, Don McManus, Lily Rabe, Shea Whigham, Stephen Adly Guirgis e Tyler Perry.
O filme concorreu ao Globo de Ouro 2019 nas categorias Melhor Ator em Filme - Comédia ou Musical (Christian Bale), Melhor Atriz Coadjuvante em Filme (Amy Adams), Melhor Ator Coadjuvante em Filme (Sam Rockwell), Melhor Diretor e Melhor Roteiro, ganhando na categoria de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical.

Ele concorre ao Oscar 2019 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Rockwell), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Maquiagem e Penteado.

Curiosidades:

- Christian Bale disse que devido ao estilo de improvisação de direção de Adam McKay, ele teve que fazer mais pesquisas para esse filme do que qualquer outro filme que ele fez. Para dublar o personagem, Bale não apenas precisou ter os maneirismos de Dick Cheney e vocabulário como também saber suas políticas, suas instâncias e abreviações que o vice-presidente teria conhecimento em qualquer momento da sua vida.

- Christian ganhou cerca de 20 kg, raspou seu cabelo, descoloriu suas sobrancelhas e fez exercícios para engrossar seu pescoço. Ele disse que alcançou sua aparência física para o filme comendo muitas tortas.

- Foi revelado que Amy Adams ficou no personagem durante as filmagens, especialmente para manter a voz distinta de sua personagem. Ela fez até debates políticos com o diretor, mantendo sua voz.

- Como Cheney tinha problemas cardíacos pela maior parte sua vida adulta, Christian Bale teve que estudar prevenção de ataques cardíacos como parte de seu método. Suas dicas acabaram salvando a vida de Adam McKay que teve um ataque cardíaco durante a pós-produção.

- Bill Pullman estava escalado para interpretar Nelson Rockefeller, mas suas cenas foram cortadas do produto final.

- Esse é o primeiro filme que foca na vida real de um vice-presidente americano que não se tornou presidente.

- O filme tem a participação de dois vencedores do Oscar, Christian Bale e Sam Rockwell, e três nomeados ao Oscar, Amy Adams, Steve Carell e Naomi Watts.

- Christian Bale e Amy Adams trabalharam juntos em O Vencedor (2010) e Trapaça (2013).

- De acordo com Adam McCay, Christian Bale deu a ideia de que seu personagem quebrasse a quarta parede no final do filme. McKay inicialmente não queria que Cheney olhasse para a câmera, mas assim que Bale explicou que se houvesse um momento para isso que seria essa cena, McKay concordou em filma-la não sabendo se ela seria incluída na edição final ou não. Bale e McKay escreveram o monólogo juntos um dia antes das filmagens. No fim das contas, McKay estava tão impressionado com o desempenho de Bale na cena e como ele capturou a essência de Cheney que decidiu inclui-la no filme. 


Trailer:





 

Nenhum comentário