[Especial Oscar 2019] Roma

Sinopse: Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

O filme tem a direção e roteiro de Alfonso Cuarón e conta com o elenco de Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Nancy García García, Verónica García, Fernando Grediaga e Jorge Antonio Guerrero.

Roma concorreu ao Globo de Ouro 2019 nas categorias de e Melhor Roteiro (Alfonso Cuarón), Melhor Diretor (Alfonso Cuarón) e Melhor Filme Estrangeiro, ganhando nas duas últimas categorias. Concorre ao Oscar desse ano nas Categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Yalitza Aparicio), Melhor Atriz Coadjuvante (Marina de Tavira), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Curiosidades:

- Os médicos e enfermeiros da cena de parto no hospital não eram atores e foram contratados para fazer a cena mais autêntica. A cena foi filmada uma vez.

- Alfonso Cuarón era o único no set a conhecer o roteiro inteiro e a direção do filme. Todo dia, antes de filmar, ele entregava as falas para o elenco, com o objetivo de conseguir tirar emoções reais dos atores. Cada ator também recebia direções e explicações contraditórias, o que fazia com que tivesse confusão no set todos os dias. Para Cuáron, “é assim que a vida é: caótica e você não tem como planejar como irá reagir em uma determinada situação.”.

- O filme é dedicado a “Libo”, que foi a empregada da família de Alfonso Cuarón, na qual a personagem principal foi baseada.

- De acordo com Alfonso Cuarón, 90% das cenas representadas no filme são tiradas de sua memória.

- Roma é o primeiro filme que Alfonso Cuarón, que recebeu o crédito oficial de cinematógrafo, se tornou o próprio cinematógrafo em seus projetos.

- Parte do diálogo é no idioma conhecido como Mixtec.

- Como indicado no roteiro, Roma acontece entre quinta-feira, três de setembro de 1970 e segunda-feira, 28 de junho de 1971.

- Roma é o primeiro filme distribuído primeiramente em um serviço de streaming (Netflix) a ser nomeada para o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção.

- Cada cena do filme foi filmada no local onde os eventos mencionados aconteceram ou em sets com réplicas exatas.

- Roma foi baseado na vida da babá de Alfonso Cuarón, Liboria “Libo” Rodriguez, quando ele era uma criança. Ele é interpretado no filme por Carlos Peralta (Paco).

- A atriz de primeira viagem Yalitza Aparicio foi literalmente tirada da obscuridade por Alfonso Cuarón. Ela estava prestes a se tornar uma professora e ela tinha oito meses de espera pelos resultados e por que ela “não tinha nada melhor pra fazer” no meio tempo em que fez o teste de elenco para Cuáron, sem saber quem ele era. O processo de testes durou um ano e, após muita consideração, Alfonso escolheu Yalitza entre 110 garotas que ele viu para o papel.

- O título se refere à Colonia Roma, um bairro da Cidade do México. Na década de 1970, a área era uma mistura polarizada de classe alta e classe baixa. Hoje, é conhecida por ser um distrito hipster.

- Primeiro filme distribuído por um serviço de streaming (Netflix) a ser nomeado nas principais categorias do Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. 


Trailer:





 

Nenhum comentário