[Crítica Musical] Head Above Water

Avril Lavigne retornou após seu hiato de 6 anos devido a sua batalha conta a Doença de Lyme com o seu sexto – e poderoso – álbum de estúdio “Head Above Water”, com 12 faixas inéditas, incluindo os singles já liberado.
O álbum abre com a faixa título e primeiro single, “Head Above Water”, que já nos mostra o amadurecimento tanto em produção quanto em composição. A balada traz uma mistura de violinos nos versos e elementos mais pop rock no refrão. Na verdade, todo o álbum está muito mais maduro que seus trabalhos anteriores, até mesmo nas faixas mais pop, como “Dumb Blonde”, que conta com a participação de Nicki Minaj. A produção desta faixa está muito mais coesa e linear em sua proposta, diferente das tentativas pop forçadas dos álbuns anteriores - que me fez perde um pouco do interesse pelo trabalho dela ao longo dos anos. Esse novo álbum aposta muito mais em baladas, com muitos elementos do blues, como no também single “Tell Me It’s Over”.
As letras apresentam uma semelhança temática em alguns pontos, basicamente em três específicos. Algumas faixas tratam de luta, liberdade, resiliência e força, como a faixa “Birdie”. Algumas tratam do amor em seus mais diversos níveis, desde a descoberta de um novo amor até a convivência e a aceitação da beleza até nas falhas. Há também o feminismo potente na faixa “Dumd Blonde”.
No geral, “Head Above Water” mostra uma faceta muito mais madura da cantora, com temáticas mais sérias e bem mais pessoais do que seus trabalhos anteriores – nos álbuns a anteriores, faixas aleatórias tinham esse peso pessoal, mas aqui, todo o trabalho é assim. Acredito que o único ponto que me incomodou um pouco foi a produção das faixas, já que algumas bases, principalmente das baladas, ficaram muito semelhantes nos versos das músicas, mudando apenas no refrão, o que faz com que as faixas, mesmo sendo ótimas, se tornem pouco  marcantes.
Então esse lançamento marca um retorno que busca triunfar com o crescimento pessoal da cantora, explorando uma sonoridade e temas mais adultos, mas sem deixar de lado sua personalidade.

Tracklist:

  1. Head Above Water
  2. Birdie
  3. I Fell In Love with the Devil
  4. Tell Me It´s Over
  5. Dum Blonde feat. Nicki Minaj
  6. It Was In Me
  7. Souvenir
  8. Crush
  9. Goodess
  10. Bigger Now
  11. Love Me Insane
  12. Warrior


Avril Lavigne  Head Above Water

Nenhum comentário