28 novembro 2018

[News] Começa hoje o III Festival de Cinema de Petrópolis

O III Festival de Cinema de Petrópolis começa hoje na cidade serrana. O festival contará com exibição de quatro mostras diferentes: “Panorama Nacional”, “Mostra Globo News/ Globo Filmes”, “Mostra Infanto-Juvenil” e “Clássicos Franceses”. O evento também contará com a exibição de curtas realizados por alunos do curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá. As exibições acontecerão no SESC Quitandinha e no Cineclube do Filé.

De acordo com as organizadoras, o Festival de Petrópolis é um movimento em prol do audiovisual. “Um espaço para o encontro de amantes e fazedores de cinema. Um lugar para se debater novas formas de mercado, captação e estética. Um festival que abraça o cinema autoral e comercial, além de ser uma oportunidade de trazer para Petrópolis filmes que provavelmente não chegariam nos cinemas da cidade”, diz Daniela. A expectativa para esta edição, é que cerca de 8.000 pessoas circulem pelo evento durante o festival. “Em relação ao evento realizado no ano passado, a nossa ideia é dobrar este número em 2018”, afirma Luciana Pacheco.

O Festival também manteve esse ano a ação social “Visão do Futuro” e em parceria com o Pólo Gastronômico do Valparaíso Gourmet criou a ação “Circuito ArtCine Gastronômico”, onde nove estabelecimentos vão desenvolver pratos especiais para o festival inspirados em filmes de sucesso.



PROGRAMAÇÃO



O III Festival de Cinema de Petrópolis exibirá 9 longas- metragens no SESC Quitandinha. O filme de abertura será “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, de Andrucha Waddington. E a programação também destaca as ficções nacionais “10 Segundos para Vencer”, de José Alvarenga Jr; "Sequestro Relâmpago", de Tata Amaral; e "O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues.

A Mostra GloboNews/ Globo Filmes destaca documentários biográficos: "Todos os Paulos do Mundo", sobre o ator Paulo José, dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira; "Marcia Haydée", de Daniela Kallman, sobre a vida da bailarina, coreógrafa e diretora de balé; e "Henfil", de Angela Zoe, que resgata a vida e obra do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho.

A programação no SESC Quitandinha inclui também longas infanto-juvenis como o nacional "Tudo por um Popstar", de Bruno Garotti, com Maisa Silva, Mel Maia e Klara Castanho; e a animação franco-belga "O Quadro", de Jean-François Laguionie.

Em parceria com a Cinemateca Francesa, serão exibidos no Cineclube do Filé os clássicos franceses: "O Batedor de Carteiras", de Robert Bresson, e "Os Guarda-chuvas do Amor", de Jacques Demy. A exibição acontece às 19h00 no dia 30/11 e 01/12, respectivamente.

O III Festival Imperial de Cinema de Petrópolis acontece de 28 a 01 de dezembro e com a programação gratuita. Para levar o público carioca até as sessões o festival fornecerá transporte Rio-Petrópolis-Rio. O evento conta com patrocínio do Certisign, com copatrocínio da Bohemia e apoio cultural da Globo Filmes.


Acompanhe as redes sociais do festival:
Facebook: https://www.facebook.com/festivaldepetropolis/
Instagram: https://www.instagram.com/festivaldepetropolis/

Por Leonardo Alves

Nenhum comentário

Postar um comentário