27 novembro 2018

[News] Desafios da língua estrangeira no Brasil é tema de seminário no SESC Tijuca


RIO DE JANEIRO – O Sesc RJ realiza de quinta-feira a sábado (29/11 a 1/12) na sua unidade da Tijuca, Zona Norte do Rio, o I Seminário Educação Em Foco, que terá como tema "Os desafios da Língua Estrangeira no Brasil". Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da área, o evento abordará, entre outros temas, as dificuldades encontradas para o ensino de línguas, as abordagens e metodologias utilizadas e o uso do material didático em sala de aula, tendo como base premissas apontadas em documentos oficiais. A entrada é franca mediante inscrições prévias, que podem ser feitas no site www.sescrio.org.br.

A programação é composta de palestras e mesas de debates com especialistas e profissionais de destacada atuação na área. Entre eles estão Luisa Perissé (UERJ), Fabrícia Dorneles (Colégio Pedro II), Julia Puertas (UFRJ) e Juan Cosme (UFRJ). Haverá também workshops e intervenções artísticas. No encontro serão propostas reflexões para diversas questões enfrentadas por profissionais da área, como a elaboração e utilização do material didático como ferramenta de registro e as abordagens e metodologias mais utilizadas, atualmente, para o ensino de língua estrangeira. Também serão analisadas as políticas públicas referentes ao ensino de língua estrangeira, a falta de aderência dos materiais didáticos à perspectiva sociointeracionista (aprendizagem a partir de conhecimentos prévios dos próprios alunos), além da redução da oferta do ensino de espanhol em desacordo com a política de incentivo à licenciatura.



TRADUÇÃO – O Seminário Educação em Foco também abrirá espaço para discussões a respeito de um importante campo de atuação para profissionais da área: a tradução. Palestrantes farão um panorama da área, que vem sendo impactada positivamente com o aumento da instalação de empresas estrangeiras no país. Serão analisados segmentos que estão exigindo cada vez mais profissionais capacitados, como o mercado corporativo, a indústria cinematográfica, as interpretações simultâneas, a interpretação consecutiva e a tradução juramentada.

SERVIÇO
I Seminário Educação em Foco - Os Desafios da Língua Estrangeira no Brasil

29/11 a 01/12

Sesc Tijuca: R. Barão de Mesquita, 539 – Rio de Janeiro

9h às 17h

Entrada franca mediante inscrição prévia

Inscrições: www.sescrio.org.br


Nenhum comentário

Postar um comentário