29 novembro 2018

[Nerds & Geeks] O mundo sombrio de Sabrina: coisas que agradaram, desagradam e o que esperar da segunda temporada

O Mundo Sombrio de Sabrina estreou no dia 26 de outubro, um pouco antes do Halloween e fez sucesso mostrando a jovem bruxa mestiça prestes a completar 16 anos e tendo que escolher se quer ou não participar do batismo de sangue e se irá renunciar a seu lado mortal.
Embora a Netflix não revela o índice de audiências já confirmou que haverá um especial de final de ano- o que significa que deve ter tido uma boa recepção. A segunda temporada ainda não foi anunciada mas é quase certo que teremos uma. 
Selecionei alguns elementos que gostei, alguns que não me agradaram e o que espero ver na segunda temporada.É importante esclarecer duas coisas:
I) Tem SPOILERS então se você ainda não viu a primeira temporada, leia por sua própria conta e risco. 
II) Os pontos de vista expressados aqui apenas expressam a minha opinião e não a do blog-e você não é obrigado a concordar com elas.

   
          1) Dá sustos leves mas nada aterrorizante-gostei
Há uma linha significativa entre gostar de uns calafrios e ficar tão assustado a ponto de ir para a cama com medo.Já no primeiro episódio tem cenas fortes como a tesourada no pescoço e as aranhas do Diretor Hawthorne. Há algumas cenas tensas em cada episódio mas no geral, para aqueles que se incomodam com cenas perturbadoras demais, eles podem assistir sem problema.

2) O julgamento de Sabrina:não gostei
O julgamento de Sabrina no terceiro episódio deu uns sustos de uma maneira diferente.Sabrina foi a julgamento por quebrar uma promessa feita ao Dark Lord. A igreja defende que ela tinha se prometido para ele e quando fugiu de seu batismo, ela e sua família devem ser punidos.
A cena foi desconfortável de se assistir porque foi basicamente um argumento ¨sua saia estava curta demais.¨ Sabrina usou um vestido de casamento para o seu próprio batismo, portanto ela deve cumprir a mensagem que sua roupa passava-que ela se entregaria ao Dark Lord.Até entendo que o objetivo da série era mostrar a misoginia da Igreja da Noite mas mesmo assim, não foi legal de ver.

                       3)Época indeterminada-gostei
Nós não sabemos ao certo em qual época a primeira temporada é ambientada.As únicas dicas que temos são algumas tecnologias como o laptop que Ambrose usa e Harvey conversando com Sabrina com um smartphone. Na comunidade mágica só vemos jornais de papel.Em hora nenhuma, é mencionado o ano em que eles estão.
Pense na vantagem de não se ter uma época determinada:a série vai envelhecer bem. Séries como Batman:The Animated Series, que tinha  mesma característica. Pessoas de hoje assistem e gostam.

             4) As referências à Riverdale
As cidades de Riverdale e Greendale (que Sabrina mora) existem no mesmo universo dos quadrinhos da Archie então era quase inevitável que a série solo dela tivesse algumas referências à Riverdale.
Quando Harvey cita enviar o corpo de Tommy para um mortuário na terra de Betty, Veronica & cia, a maioria deve ter pensado: ¨Humm, esse não deve ser o melhor lugar para enviar corpos agora!¨

                 5)O inesperado instinto maternal de Zelda(gostei)
Sabemos que as tias Hilda e Zelda não acolheram Sabrina apenas por obrigação mas sim por amá-la de verdade.Hilda é mais carinhosa e Zelda é mais durona e reservada.Descobrimos durante a série que Zelda é uma parteira experiente, o que significa que ela dedicou uma parte de sua vida à trazer bebês ao mundo.Apesar de parecer ser casca grossa, Zelda tem um verdadeiro coração de mãe.Ela nunca quer perder uma criança e até mesmo se dá ao trabalho de criá-la quando suspeita que os pais não irão criá-la bem ou não a querem. E dado que ela pegou a filha do Padre Blackwood, é algo que será importantíssimo nos próximos episódios!

  6) Alguns personagens tratando Susie da maneira errada-Não gostei
O time de futebol americano faz bullying com Susie por ela se vestir como um garoto. Como se não isso já não fosse suficientemente ruim,ela ainda tem um tio possuído morando em sua casa.Ela encontra consolo com seus amigos (como todos nós).Lachlan Watson se identifica como não-binária e a personagem supostamente também é.Isso significa que ao invés de usar ela, devemos nos referir como elas ou eles porque pessoas não-binárias não são 100% femininas nem 100% masculinas. Mas os amigos de Susie e outros personagens não usam os pronomes de tratamento adequados.Espero que isso mude na próxima temporada.

                       7) Figurinos-gostei
O departamento de figurinos está de parabéns:destaque aos suéteres confortáveis de Sabrina, os vestidos com renda e mangas Peter Pan dela e das irmãs,as saias das alunas e tudo o que Ms.Wardwell usa.É apenas uma questão de tempo até alguma marca ou loja lançar uma coleção da série, incluindo acessórios como colares.E que venda no Brasil também!

                    8)Diversidade no elenco-Gostei
Sabrina se parece com várias outras personagens da mídia.Ela é uma jovem branca com cabelo louro curto. Mas na série há personagens de várias etnias:negros como Ambrose e Prudence e uma de suas irmãs,Agatha, tem aparência oriental.Pontos para o time criativo.Agora só falta desenvolver mais esses personagens que não tem muita representação na mídia. Mostrar a jornada de Susie como não-binária seria uma manobra de inclusão de identidade de gênero necessária.

               9)Não gostei-Tommy ter sido ressuscitado
É lógico que, como Sabrina namorava o irmão dele,ela já tinha visto Tommy várias vezes e está disposta a arriscar tudo para deixar Harvey mais feliz. Mas ela devia saber que uma magia tão radical quanto trazer alguém de volta dos mortos teria um alto preço. É uma das falhas da juventude achar que podemos consertar tudo sem enfrentar as consequências de nossos atos. Nos quadrinhos ela não teria sido tão imprudente.

         10)O mistério dos pais-Espero que seja solucionado na próxima temporada
O mistério do que realmente aconteceu com os pais de Sabrina é abordado desde o primeiro episódio com as irmãs.Ela tem uma visão enquanto tomava banho de seus pais e dois bebês, sendo que um deles tem cascos no lugar dos pés.Será que ela tem um irmão ou irmã perdido(a) ou seria apenas uma referência à identidade dupla como mortal e bruxa? Também vimos a mãe de Sabrina quando ela trouxe a alma de Tommy de volta do Purgatório mas foi bem rápido e não deu nenhuma resposta.Se Edward e Diana realmente morreram numa acidente de avião ou foi um assassinato planejado ou por outra razão, só descobriremos na próxima temporada.

              11) As mensagens feministas- Gostei
A começar com a criação da WICCA-Women´s Intersectional Culture and Creative Association para proteger as mulheres da escola Baxter, o mundo sombrio de Sabrina passa várias mensagens de poder das mulheres.Ela impõe controle sobre seu nome e corpo no Batismo Negro e luta para manter o controle.Ela faz um exorcismo das bruxas invocando nomes de mulheres poderosas do passado.No final, quando ela assinou o Livro da Besta para ter o poder necessário para proteger os mortais, teve que abrir mão do que ela acredita, o que deve causar uma grande mudança nela.Ela vai ter mais poder para lutar contra a misoginia mas dependerá da escolha dela.

   Concorda com minhas colocações? E se não, por quê? Desenvolva seus argumentos!

Nenhum comentário

Postar um comentário