[News] Natal do Sesc na Região Serrana celebra a Folia de Reis e a cultura popular

Grupos de tradição que perpetuam essa manifestação cultural integram a programação, que terá também Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo

Sesc RJ vai celebrar o Natal este ano com uma extensa programação cultural que terá foco na Região Serrana, mas se estenderá a outras unidades do estado. A programação do evento Natal é a Gente Que Faz, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, contará com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. A linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade no estado do Rio, em especial a Região Serrana. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.

Grupos que perpetuam essa tradição se apresentarão nos palcos do Sesc em Petrópolis (Quitandinha e Nogueira), Teresópolis e Nova Friburgo e em espaços públicos de municípios da região. Numa parceria com aPrefeitura de Duas Barras, o Sesc RJ fortalecerá o festival de Folias de Reis do município com palestras, oficinas, cine-debates, lançamentos literários, cortejos, exposições, pesquisa e apresentações em praça pública.

A temática também estará impressa nas árvores natalinas que serão instaladas nas unidades do Sesc, assim como em espetáculos teatrais, exposições, exibições de filmes, saraus literários, entre outras atividades. Os shows de Alceu Valença, Elba Ramalho e de ambos com Geraldo Azevedo (“O Grande Encontro”) estão entre os destaques da programação.

A proposta curatorial busca abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos”, afirma o gerente de Cultura do Sesc RJ, Alemberg Quindins. 

SENAC RJ – O Sesc RJ levará ainda apresentações de Folia de Reis para unidades do Senac de Botafogo, Copacabana, Niterói, Campos, Três Rios, Marapendi, Campo Grande, Caxias, Resende e Madureira. Por sua vez, o Senac RJ realizará workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas. O Senac RJ também conduzirá uma campanha de arrecadação de alimentos que serão revertidos ao programa Mesa Brasil.

SERVIÇO
  Natal Sesc e Senac
De 8/12/2018 a 6/1/2019
Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis
Programações paralelas em outros municípios da região e do estado

Nenhum comentário