[Nerds & Geeks] Stranger Things: Novidades da segunda temporada, teorias e o que vem por aí


     ALERTA DE SPOILER: ESSE POST CONTÉM SPOILERS DA SEGUNDA TEMPORADA DE ST ENTÃO SE VOCÊ AINDA NÃO VIU E NÃO QUER SABER, NÃO LEIA!

 Sexta-feira passada, dia 27 de outubro, os nove episódios da tão aguardada segunda temporada de Stranger Things foram adicionados na Netflix. Milhões de pessoas (eu inclusive) maratonaram o mais rápido possíveL. Como essa temporada tem um episódio a mais do que a primeira que teve 8, planejei ver os 9 em dois dias mas conforme fui assistindo, os cliffhangers ao final de cada episódio eram de cair o queixo que praticamente me forçaram a ver tudo em um dia só. 
  Vamos fazer uma recapitulação de como as coisas ficaram ao final da primeira temporada:

    -Eleven reúne todas as suas forças para destruir o Demogorgon e se sacrificou em um ato heróico para destruir o monstrão. Mas em uma das últimas cenas, o xerife Hopper é visto levando um prato de waffles (a comida favorita de Eleven) para uma caixa no meio da floresta. Será que são para ela?
  -O xerife da cidade é um personagem cujo passado é bem enigmático. Ao decorrer da primeira temporada, vemos como seu histórico o afetou na busca por Will Byers. Vale lembrar que foi ele que forneceu a informação do paradeiro de Eleven a Brenner em troca dele prometer deixar as crianças em paz. Hopper também provou possuir habilidades de luta que seriam esperadas de um agente do serviço secreto ao invés da polícia. Na cena em que ele vasculha o ambiente à procura do microfone oculto, ele aparenta estar familiarizado com técnicas de espiões. E naquela cena em que ele entrou num carro de posse do governo americano sem pestanejar. Teria ele um acordo secreto com o governo dos EUA? Alguma negociação escusa para salvar Eleven?
  - O quê realmente aconteceu com Will?  No último episódio, Will parece estar bem até que algo inesperado acontece: enquanto está na pia do banheiro, o garoto cospe uma lesma (um possível filhote de Demogorgon ou alguma outra criatura sinistra do Mundo Invertido)e após isso, tem uma alucinação do Mundo Invertido. Teria sido mesmo uma alucinação ou agora Will consegue se mover entre os dois lugares ? Nancy, Hopper e Joyce também visitaram o lugar, será que foram afetados de algum jeito?
 - O objetivo do laboratório que criou Eleven
    O Laboratório Hawkins, capitaneado pelo cientista Dr. Brenner, já realizou vários experimentos de moralidade questionável no passado e Eleven é apenas um deles. O público começou a questionar o motivo de um ser tão poderoso quanto a garota ter sido desenvolvido-será que eles queriam espionar os russos ? Lembrando que naquela época, os EUA ainda estavam lutando contra a União Soviética na Guerra Fria. Ou será que a garota serviria como um objeto para abrir um portal para a dimensão paralela ? As criaturas que habitam o Mundo Invertido poderiam ser utilizadas como armas contra os soviéticos?

  Agora, vamos ao que acontece na nova temporada:

-A história começa no Halloween de 1984, quase um ano após o ocorrido na primeira temporada. 
-Will Byers se reuniu com seus amigos mas está tendo visões do Mundo Invertido ocasionalmente e a questão é se elas são reais ou delírios do garoto. Uma coisa é certa:o tempo que ele passou lá o afetou profundamente. 
- Sua mãe, Joyce, interpretada por Winona Ryder, arranjou um novo namorado: um antigo colega de escola, Bob (Sean Astin,o Sam de Senhor dos Anéis e de Os Goonies). Ela está tentando criar um ambiente familiar para seus filhos após se divorciar do pai dele e simultaneamente está tentando esquecer seu passado traumático.
-Eleven volta e é revelado que ela ficou vivendo escondida em uma cabana na floresta com o xerife Brenner. A origem dela será aprofundada-o nome verdadeiro de Eleven é Jane e uma personagem nova, Kali, revelará um grande segredo para ela.
- Mike e Nancy Wheeler foram profundamente abalados por terem perdido Eleven e Barb. Para quem não lembra,Barbara Holland era a melhor amiga da irmã de Will que foi morta pelo Demogorgon no terceiro episódio da primeira temporada. Mike começou a desenvolver sentimentos românticos por Eleven. No término da primeira temporada, eles foram os únicos que perderam alguém porque Will é encontrado. 
-O laboratório Hawkins tem um novo chefe: Dr. Owens (Paul Reiser) e ele parece ser um homem simpático mas como tudo em Hawkins, Indiana, nem tudo é o que parece...
- Uma nova dupla de irmãos aparece. Max (Sadie Sink) e Billy (Dacre Montgomery) vão virar amigos da turma e Lucas e Dustin disputarão sua atenção.Billy será misterioso e um dos criadores da série,Matt Duffer falou: ´´Stephen King sempre teve vilões humanos fantásticos. O mal no mundo real é tão mau ou pior como o mal sobrenatural, então nós quisemos introduzir um personagem como tal.´´ Sinistro, hein!
-Steve sofrerá uma grande mudança e deixará de ser o babaca que foi na primeira temporada para um aliado da turma. 
   -Dustin ganhará um pet inusitado

   Teorias que circulam na Internet:

    -Eleven pode ser o Demogorgon.



  Toda a série é baseada em dicotomias.De um lado, temos a pacata cidade de Hawkins,iluminada e colorida e do outro lado, o Mundo Invertido, um local sombrio e incolor, assolado pela destruição. De acordo com essa teoria, o Demogorgon seria a manifestação malévola da personalidade de Jane. Essa criatura é o vilão do jogo que as crianças jogam, Dungeons and Dragons e é representada como uma criatura de duas cabeças e é controlada por duas personalidades opostas. Lembrem-se que na primeira vez que o monstro aparece na série, ele aparece na mente de Eleven e não no Mundo Invertido, o que só reforça essa teoria de que o monstro seria a manifestação maléfica da heroína. Não sei se acredito nessa teoria mas nada deve ser descartado, tudo é possível!

   Outros motivos que suportam essa teoria:
   Friends don´t lie (amigos não mentem)- Na cena em que Mike é salvo por Eleven após saltar do desfiladeiro, a garota diz:´´ O portal.. Eu o abri.Eu sou o monstro.´´ Nesse momento, alguns espectadores supuseram que ela estava se referindo à sua culpa e arrependimento por ter contatado a criatura, consequentemente a atraindo para o nosso mundo. Uma das características mais marcantes de Eleven é a sinceridade: ela se expressa de forma bem literal e Mike a tinha ensinado anteriormente que amigos não mentem uns para os outros.
  


   Alusão á Jean GreyFênix Negro 

  Bem no primeiro episódio da segunda temporada, Dustin faz uma aposta com Will para ver quem chegava primeiro, valendo a edição da revista número 134 dos X-Men de Dustin. Pode parecer apenas uma mera referência aos X-Men mas é nessa edição, publicada em junho de 1980 e escrita pelos mestres Chris Claremont e Joe Byrne, que a história de como a entidade conhecida como Fênix Negra possuiu Jean Grey. Jean é transformada em uma hospedeira da entidade maligna e precisa aprender a controlar seus poderes. Na batalha final contra o Demogorgon no oitavo episódio, Eleven o arremessa contra a parede, exatamente como Jean fez ao vilão Mastermind (Mestre Mental, como é conhecido no Brasil) que tentou controlá-la na HQ. E quando ela levanta a mão para focar todo seu poder em destruir o monstro, a criatura faz o mesmo e estica a mão em sua direção. Resultado: ele e´destruído e aparentemente, ela também. Seria por quê eles são a mesma pessoa?

   


                      A capa da edição 134 de X-Men


        Observe como os ângulos são similares
 Há algumas semelhanças entre Jean e Eleven: ambas são mulheres poderosas que podem mover coisas apenas com o poder da mente, alguns homens ruins mentiram para ela e querem usá-la para fins anti-éticos e um monstro foi despertado por causa delas.E ambas se sacrificam ao darem suas vidas usando a última reserva de energia para destruir o monstro.Na edição 137, no final da saga da Fênix Negra, Jean Grey se dá conta de que é responsável pela morte de vários inocentes (a Fênix comete atos tão hediondos quanto destruir um planeta inteiro usando o corpo de Jean como hospedeiro) e que cada minuto a mais que ela continua viva, representa um perigo para as milhões de vida inocentes do planeta. Ela decide dar um fim a sua própria vida e se mata em frente ao seu par romântico, Scott Summers, também conhecido como Ciclope. Eleven destrói o Demogorgon e acaba se desintegrando no processo também.

              Outras teorias:
Viagem no tempo-O Mundo Invertido não é uma realidade alternativa mas um retrato da Terra no futuro. A série falaria sobre viagem no tempo e não sobre dimensões paralelas.

Mundos paralelos-Já alguns outros fãs acreditam que como foram mostrados ovos e indícios de outros seres vivendo no Mundo Invertido, outros monstros irão aparecer e outros mundos serão explorados. 

 A filha de Hopper ainda pode estar viva- Algumas pessoas acreditam que a filha de Hopper não morreu de câncer mas que ela pode ter sido abduzida pelo Mundo Invertido ou escondida de algum jeito pelo governo.
  
   O quê podemos esperar da terceira temporada

 Ao final da segunda, todos ficaram frustrados e aterrorizados ao ver que a criatura no céu não apareceu durante a série e só foi vista na última cena do nono episódio-dando a entender que o verdadeiro perigo só dará as caras na terceira. A entidade é tão colossal que me fez pensar que parece um ser lovecraftiano, saído diretamente da mente do mestre H.P. Lovecraft.
  Provavelmente será a penúltima temporada. Os irmão Duffer, criadores da série, deram a entender que serão 4 temporadas e que é bem improvável que haja uma quinta.
A irmã de Lucas, Erica (Priah Ferguson) terá mais importância. 
Só deve ir ao ar no início de 2019.
Lembrando que terá outro time jump de um ano e que o elenco anda bem ocupado- Finn Wolfhard terá que filmar suas cenas de flashback na segunda parte de It, Millie Bobby Brown irá aparecer em King Kong:King of the Monsters e David Harbour, que interpreta o xerife Hopper,será Hellboy no remake.
   E você, o quê achou da segunda temporada? Acredita nessas teorias? Me conte suas expectativas para a terceira temporada nos comentários.
   A turma mais fofa da TV vestida de Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas) no Halloween. O legal é que a ação se passa no ano de lançamento do filme-1984.
   


    

  


     Fontes: sites Den of Geek, Aficionados, Comic Book Resources,Legião dos Heróis. 






4 comentários:

  1. Olá! Ai gente não me julguem, mas ainda não tive a oportunidade de começar a ver essa série, tá tudo tão corrido, mas espero mudar isso rapidamente, pois a série tem tudo para me conquistar.

    ResponderExcluir
  2. Eu só vi a primeira temporada de Stranger Things. Mas pretendo ver o segunda temporada em breve.
    Tentei não pegar nenhuma teoria, mas acabei lendo uma sem querer. Espero que não seja verdade =/
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de maratonar essa série e ficar por dentro de tudo. Infelizmente, ainda me falta tempo para saciar esse desejo.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir a segunda temporada logo, assim que ficar de férias realizarei esse feito.
    Todos estão elogiando muito, espero gostar e, que venha a terceira! Amo demais, quero muitas temporadas ainda, hehe! :D

    ResponderExcluir