Novidades

[News]Mostra Internacional traz roda de histórias em homenagem ao mês das mulheres

Mostra Internacional traz roda de histórias em homenagem ao mês das mulheres 

Com o tema “Palavra de Mulher”, projeto reúne narradoras do Brasil e Espanha

 

O Projeto “Reconto - Cada Qual no Seu Recanto – Mostra Internacional de Contadores de Histórias”, realiza a sua sétima edição no mês que marca o Dia Internacional da Mulher e, como não poderia deixar de ser, o feminino é o tema. A evento reúne um time de artistas da palavra, cinco mulheres, cada qual do seu recanto, que farão uma roda de contos recheada de poemas, canções e afetos, batizada “Palavra de mulher”, no dia 21 de março, a partir das 16h.

 

A edição de março também traz uma novidade: pela primeira vez, o projeto Reconto traz uma escritora convidada, a premiada escritora Roseana Murray, que compartilhará poemas inéditos, que serão lidos e recitados. A atração internacional vem do seu recanto em Madrid – a contadora de histórias Ana Griott. Completam a roda as narradoras, Penélope Martins, de Santo André e Beatriz Myrrha de Belo Horizonte. O Projeto “Reconto - Cada Qual no Seu Recanto – Mostra Internacional de Contadores de Histórias” conta com curadoria e apresentação de José Mauro Brant e Benita Prieto.

 

Sobre as convidadas:

 

Roseana Murray – Saquarema - RJ

Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J  (por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J, faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz palestras sobre a Formação do Leitor. Tem cerca de cem livros publicados.




 

Ana Griott – Madri - Espanha

Formada em Literatura Italiana, pela Universidade de Salamanca, e em Literatura Espanhola, pela Universidade Autônoma de Madrid, fez seu doutorado na Fundação Menéndez Pidal investigando baladas e letras tradicionais com Diego Catalán Menéndez-Pidal.  Folclorista por formação, editora por profissão e contadora de histórias por vocação, ela combina seus três trabalhos em seu último editorial e projeto vital, “Libros de las Malas Compañías”.




 

Penélope Martins – Santo André - SP

Penélope Martins é escritora e narradora de histórias. Pós-graduada em Direitos Humanos, dedica-se à formação de novos leitores produzindo conteúdo para diversas plataformas. Criadora do projeto Mulheres que Leem Mulheres, e do Blog e Podcast Toda Hora Tem História, tem entre suas obras já publicadas os títulos: Minha vida não é cor-de-rosa (2018), ganhador do Prêmio Biblioteca Nacional na categoria juvenil (2019), Editora do Brasil; Princesa de Coiatimbora (2017), selecionado pelo Projeto Minha Biblioteca de São Paulo (2020), Dimensão; As aventuras de Pinóquio (2018), selecionado pelo Projeto Minha Biblioteca de São Paulo (2019), Panda Books.




 

Beatriz Myrrha – Belo Horizonte - MG

É mineira, contadora de histórias há 30 anos, musicista, maestrina do Coral dos Desafinados, escritora, atriz, educadora e coordenadora do Encontrão de Contadores de Histórias de BH, ao lado de Pierre André.

Apresentação e curadoria:

 

José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ

Ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, José Mauro Brant se define com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Atuando no teatro profissional desde 1988, José Mauro trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Desde 1989, trabalha ininterruptamente em criações dedicadas à infância e juventude. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas vezes selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação e direção de espetáculos musicais: “Era uma vez... Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera irresponsável”, parcerias com o maestro Tim Rescala. Ambos ganharam o prêmio APTR de melhor música. Em 2018, “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado em CD em todas as plataformas digitais, ganhou 15 prêmios e 30 indicações nas principais premiações do teatro carioca, incluindo melhor texto e melhor espetáculo infantojuvenil.

 

Benita Prieto – Alhandra – PT

Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Desde 2012, pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Atualmente, reside em Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, realizando conferências, palestras, oficinas, cursos, eventos, apresentações e espetáculos.

 

Serviço:

“Reconto – Cada qual no seu recanto - Mostra internacional de contadores de histórias”

A edição de março, batizada “Palavra de Mulher”, recebe as convidadas Roseana Murray, Ana Griot, Beatriz Myrrha e Penélope Martins.

Apresentação e curadoria: Benita Prieto e José Mauro Brant.

 

Domingo, dia 21 de março, das 16h às 19h.

Transmissão pelo Zoom | Ingressos: R$ 20,00 no https://www.gofree.co/reconto7


PR/Rosa

Nenhum comentário