[News] Festival de Férias Monteiro Lobato terá atrações gratuitas durante o mês de dezembro


Biblioteca municipal recebe grupos de Contação de Histórias, Teatro, Música e Circo

A programação acontece de 02 a 20 de dezembro, de segunda à sexta-feira

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato recebe durante o mês de dezembro um Festival de Férias voltado para a criançada. A programação gratuita apresenta contação de histórias, teatro, música e circo com atividades recheadas de brincadeiras para os pequenos se divertirem. Ao todo, serão 17 grupos que se apresentarão de 02 a 20 de dezembro, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h.

Participam do festival o Coletivo Rodas de Leitura, Núcleo Educatho com os Trovadores Literários, O Feitiço, Lune Cia. De Teatro, Dinah Feldman, Cia. Chaveiroeiro, Matita Perê e o músico Marcus Alcantarilla que convida outros artistas para cantar e narrar as histórias da garotinha Dorothy e outros personagens do Mágico de Oz.

As oficinas são gratuitas e a inscrição é por ordem de chegada.

SERVIÇO

Festival de Férias Monteiro Lobato
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato: Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque – São Paulo SP
Quando: de 02 a 20 de dezembro, das 13h às 17h (Apenas de segunda-feira à sexta-feira)
Quanto: Gratuito

Sobre as Apresentações: Rodas de Leitura
 
Desde seu surgimento em 2013, o Rodas de Leitura já realizou inúmeras atividades de mediação de leitura em toda cidade de São Paulo e fora dela. Favoreceu mais de 20.000 mil pessoas, oferecendo uma ação cultural ocupando de forma criativa diversos espaços. Em algumas oportunidades, utiliza a bicicleta como meio de transporte e busca difundir e fomentar a discussão e reflexão sobre a mobilidade urbana e a melhor utilização de espaços públicos. O coletivo tem como proposta ampliar os espaços para a leitura literária, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais e para todas as idades.
 
Trovadores Literários
 
 
Núcleo Educatho traz para o público a intervenção Trovadores Literários: Que Personagem Sou Eu? em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial. Com atores e músicos a ideia é trazer todo o universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e compondo cantigas e músicas. A proposta do Núcleo é entrecruzar este universo com as obras mundialmente conhecidas do grande público e estimular a leitura dos mesmos. Serão desenvolvidas músicas e “histórias cantadas” que falam dos principais personagens dessas obras e da sua importância para as mesmas. Entre uma música e outra os atores também encenarão trechos de livros e reproduzirão diálogos famosos.
 
Histórias Recheadas de Brincadeiras: o Feitiço

Baseada em uma lenda brasileira, uma onça coloca um feitiço em uma árvore para impedir que os outros animais comam desse fruto. E a trama da história é descobrir o nome da fruta. As crianças participam o tempo todo da história, aprendem o nome da fruta que é um trava língua e o final da história cada um cria o seu.

Contos das Águas
 
 
Lune Cia. de Teatro apresenta "Contos das Águas", projeto composto por quatro apresentações de histórias sobre o universo das águas: rio, mar, lago e cachoeira. São contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas, e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira. A contação de histórias é uma atividade muito importante para a formação de qualquer criança, pois estimula tanto a imaginação quanto o intelecto, além de possibilitar que elas experimentem diversas emoções, desenvolvendo o hábito e o prazer pela leitura e o gosto pelos livros.

Contarolando Shakespeare: O Mercador de Veneza
 
 
Bassânio, um pobre veneziano, pede a seu amigo Antônio, um rico mercador, que lhe empreste 3 mil ducados, para que possa cortejar a rica herdeira Pórcia. Antônio tem todo seu dinheiro aplicado em navios que estão no exterior, por isso pede um empréstimo a Shylock, o agiota mais ranzinza e vingativo de Veneza. No entanto, Shylock aceita sob uma condição: caso não receba o valor de volta no dia combinado, Antônio terá de pagar com uma libra da sua própria carne. Só assim seu grande amigo Bassânio poderá chegar a Belmonte e cortejar Pórcia, a linda dama por quem está completamente apaixonado...mas terá que desvendar um grande enigma antes de se casar com ela. Está armada a confusão nesta que é uma das peças mais famosas do escritor.

Dinah Feldman: Contos do Cangaço
 
 
Histórias das cangaceiras do bando de Lampião, que contam como esse grupo enfrentou a injustiça no sertão nordestino.

Cia. Chaveiroeiro: Da Boca Pro Papel
 

A Cia Chaveiroeiro cultiva o “Folclore nosso de cada dia!”, com apresentações de narrações de histórias para o público adulto e infantil. A contadora de histórias Mafuane Oliveira em parceria com músicos convidados, brinca com as palavras apresentando desafios de cordel, contos brasileiros e cantigas, resgatando o tesouro da tradição da cultura popular. Além da divulgação da cultura popular, a Cia incentiva a leitura com repertório diversificado, apresentações baseadas em livros de autores consagrados, clássicos e textos de própria autoria.

Conforto & Cia: Ricardo III
 
 
Quatro palhaços ousam contar à sua própria maneira o drama histórico “Ricardo III”, de William Shakespeare. Conforto, Phedora, Fritz e Rubi dão vida à luta pelo poder - que ocorre em meio a traições, conspirações e assassinatos. A peça transporta o público à Guerra das Rosas de uma forma leve e irreverente, retratando integralmente a história contada pelo bardo inglês.

Irmão Grimm apresenta: A Princesa e o Sapo
 
 
Um grande clássico da literatura infantil imortalizando pelos irmãos Grimm. Com bonecos de variadas técnicas de manipulação e confecção, contamos a historia da bela e mimada princesa que promete um beijo a um sapo muito diferente. O que acontece depois?

Núcleo Educatho apresenta: A Nova Roupa do Rei
 
 
Em um país distante um Rei só pensava em suas roupas, tratando-as como se fossem o único elemento importante do Reino. Após a chegada de dois estrangeiros, sua corte os confundem com alfaiates profissionais e os contratam para criar a mais bela nova roupa do Rei.
 
Músicas de Oz
 
Nesse projeto o músico Marcus Alcantarilla convida os artistas Anne Pelucci, Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais, bonecos e adereços fantásticos fazem parte desse espetáculo... O publico é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.

Matita Perê: O Sací
 
 
A historia de Juca Juquinha, que vai resolver um grande mistério no Sítio do Picapau Amarelo, onde acabará por conhecer personagens lendários de folclore brasileiro como o Boitatá, a Capoeira, e o Sací Pererê. Uma aventura engraçada que diverte e educa.

Epifolias
 
 
Banda jovem experimental de pífanos e percussão que, além do repertório tradicional, percorre outras veredas musicais: baião, marcha, rasta-pé, samba matuto e bendito, também frevos pernambucanos, trilha de faroeste, música klezmer, merengues do Haiti, música cigana da Macedônia, música clássica (Beethoven e Villa-Lobos) e outros temas próprios. O grupo é formado por Lincoln Antonio, Clara Garcia Prado e Clara Kok Martins nos pífanos, Fagundes Emanuel Ferreira e Jonathan Dias Nunes na percussão.

POIN
 
Septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados. A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, corroborando no arranjo. Isso se dá sempre a partir de alguma sugestão do regente daquele tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer através de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória. A cada número, uma nova surpresa para a platéia. E a diversão está garantida. A presença de espírito e o bom humor são características onipresentes da POIN.

O som da POIN é uma mistura de musica dos balcãs, klesmer, valsas malucas e musica cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível assistir ao septeto sem que o corpo inicie movimentos ao compasso da musica. A trilha sonora foi criada especialmente para o espetáculo e pensada para funcionar em locais alternativos, como a rua, ambientes abertos ou qualquer espaço que permita a presença do septeto e a participação do público nas brincadeiras musicais.

Ideal também para cortejos, POIN – Pequena Orquestra Interativa é um espetáculo simpático e de fácil colocação, por não precisar necessariamente de sonorização nem iluminação ou qualquer outro elemento especial, ainda que possa ser também apresentado em palcos convencionais.

R.U.A. – Espetáculo com a Cia. Suno - Solo de Duba Becker
 
Em um cenário feito de material reciclado, repleto de caixas de papelão, o artista Duba Becker diverte e impressiona o público com suas habilidades circenses. Números de malabares, mágicas e equilibrismos entram em cena, mostrando que no picadeiro não há limites e nem existe o impossível.

Casa da Palhaça – Espetáculo com a Cia Suno – Solo de Helena Figueira
 
O que acontece na Casa da Palhaça¿ Uma grande palhaçada!!!! Baldes, vassouras, livros, xícaras e pratos viram objetos de malabares e equilibrismos diversos, e até uma simples limpeza de casa pode surpreender o público. Mágicas close-up completam a diversão dos presentes.

Shakespirando (Cia. Canta Circo & Teatro)
 
Os palhaços Cuíca e Batatinha encontram um livro no meio do caminho, esse objeto que parece perdido ou jogado fora serve de inspiração para essa dupla contar e encenar muitas histórias, realizar muitas brincadeiras e interagir com a plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, os dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor do Milênio, era muito popular no seu tempo e pode ser popular nos dias de hoje.


AGENDA – 02 a 06 de dezembro

HORÁRIOS – OFICINAS E RECREAÇÃO

02 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Contando e Cortando: Leituras de Lendas Brasileiras e Confecção de Máscaras dos Personagens
15h às 16h Muccioloco Circus
16h às 17h Histórias Recheadas de Brincadeiras: o Feitiço
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

03 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Chuva de Livro
16h às 17h Contos das Águas
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

04 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Era uma vez... Histórias e Fantasias
16h às 17h Contarolando Shakespeare: O Mercador de Veneza
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

05 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Caça ao Tesouro
16h às 17h Dinah Feldman: Contos do Cangaço
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

06 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina de Leitura de Monteiro Lobato e Toy Arte dos Per-sonagens
15h às 16h Muccioloco Circus
16h às 17h Cia. Chaveiroeiro: Da Boca Pro Papel
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

AGENDA – 09 a 13 de dezembro

HORÁRIOS OFICINAS E RECREAÇÃO

09 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina de Marcador de Livro
16h às 17h Conforto & Cia apresenta: Ricardo III
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

10 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina de Gravura para um Livro
16h às 17h Irmão Grimm apresenta: A Princesa e o Sapo
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

11 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Toy Arte e Mitologia
16h às 17h Núcleo Educatho apresenta: A Nova Roupa do Rei
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

12 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina de Livros Diferentes: de pratinho, de folhas
16h às 17h Músicas de Oz
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

13 DE DEZEMBRO
13h às 17h Recreações Madri
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina Livro Coletivo
16h às 17h Matita Perê: O Sací
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

AGENDA – 16 a 20 de dezembro

HORÁRIOS OFICINAS E RECREAÇÃO

16 DE DEZEMBRO
13h às 17h Madri: 3 recreadores
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina
16h às 17h Epifolias
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

17 DE DEZEMBRO
13h às 17h Madri: 3 recreadores
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina
16h às 17h R.U.A. (Cia. Suno)
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

18 DE DEZEMBRO
13h às 17h Madri: 3 recreadores
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina
16h às 17h Casa da Palhaça (Cia. Suno)
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

19 DE DEZEMBRO
13h às 17h Madri: 3 recreadores
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina
16h às 17h ShakesPirando (Cia. Canta Circo & Teatro)
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários

20 DE DEZEMBRO
13h às 17h Madri: 3 recreadores
13h às 17h Oficina Rodas de Leitura
14h às 16h Oficina
16h às 17h POIN - Pequena Orquestra Interativa
13h às 13h30, 14h às 14h30, 15h às 15h30 Itinerantes: Trovadores Literários





Nenhum comentário