Novidades

[News] Enel, Governo do Estado do RJ, Secretaria de Cultura e Lei de incentivo à Cultura apresentam a magia do Natal com teatro, cinema, globo de neve gigante e oficinas de enfeites e canto & coral

Foto: Juliana Chalita

Terceira edição da “Vila Encantada de Natal” traz o Papai Noel e sua turma a 10 municípios do estado do Rio de Janeiro - com entrada franca

Natal itinerante começa no dia 11 de dezembro (4af), em Campos de Goytacases, com audiodescrição e tradução em Libras

No dia 11 de dezembro (4af) chega ao Rio de Janeiro a terceira edição do evento itinerante de Natal mais amado do estado, a Vila Encantada de Natal - www.vilaencantadadenatal.com.br. Apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Vila Encantada de Natal vem conquistando mais e mais pessoas de todas as idades. Este ano, o evento chega a dez municípios do estado com uma programação ainda maior, com oficinas de enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis, oficinas de canto & coral, espetáculo teatral e cinema.

Em sua terceira edição no Rio de Janeiro, o evento produz muita magia para tocar os corações dos moradores dos 10 municípios que receberão a Vila Encantada de Natal, que chega com uma programação que resgata da tradição natalina os valores humanos mais essenciais, como o amor, a fraternidade, a esperança. O projeto será apresentado nas cidades de Campos de Goytacases (11/12, 4af), Macaé (12/12, 5af), Cabo Frio (13/12, 6af), Rio Bonito (14/12, sáb), Maricá (15/12, dom), Silva Jardim (16/12, 2af), São Gonçalo (17/12, 3af), Petrópolis (18/12, 4af), Resende (20/12, 6af) e Duque de Caxias (21/12, sáb). A entrada é gratuita.

A Vila Encantada de Natal é um evento itinerante que promove diversas atividades desde a sua chegada em cada localidade. E para compartilhar arte, cultura e tecnologia nas cidades visitadas, a programação na cidade começa a partir das 9 da manhã e conta com as seguintes oficinas: de canto & coral, de enfeites natalinos e de brinquedos sustentáveis, produzidos com material reciclável. Ano passado o evento recolheu meia tonelada de material pet, através do grupo Reciclação, do Morro dos Prazeres, que também ministra as oficinas. Os participantes da oficina de canto & coral, ministrada por professoras da Escola de Música da Rocinha, serão convidados a subir ao palco no início da noite, para encantar a todos com um breve recital de Natal. Para participar das oficinas de Natal nos municípios por onde a caravana vai passar, é só chegar cedo para garantir o seu lugar.

Na parte da tarde a programação inicia com um Globo de Neve Gigante, a exibição do filme “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem, Disney) e a tão esperada encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, que emociona o público com os personagens: Papai Noel (Beto Vandesteen); Árvore de Natal (Paula Frascari); Duende (Luis Fernando Bruno); Estrela (Nady Oliveira); Boneco de Neve (Luiz Borges). O espetáculo conta com efeitos especiais surpreendentes e cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento nas localidades onde se instala. O filme “Olaf – em uma aventura congelante” e o espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”, contarão com tradução em Libras e Audiodescrição.

“Todo o plano pedagógico para construção das atividades da Vila Encantada de Natal, desde o planejamento até a sua execução, se baseia em 4 pilares: arte e cultura, sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. Materializamos isso através de conteúdos que contribuam para a realização de um evento inspirador, socialmente justo e ecologicamente correto. Esse ano levaremos arte e cultura de forma ainda mais acessível, garantindo audiodescrição e interpretação de libras, tanto do filme, quanto do espetáculo. Sabemos da nossa responsabilidade de criar condições para que todos os públicos possam ter acesso à experiencia de celebração de uma tradição universal que evoca valores de fraternidade, solidariedade e paz entre os povos, como o Natal. Por isso fazemos questão que o evento ocorra em praças públicas e que toda a sua programação seja gratuita, favorecendo o acesso à todos os grupos e classes sociais.” destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.

O projeto Vila Encantada de Natal chega ao seu quinto ano de existência e já passou pelo Ceará, Goiás e chegou ao Rio de Janeiro no ano de 2017. Idealizado e produzido pela Universus, conta com o patrocínio da Enel e do Governo do Estado do RJ, Secretaria de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de incentivo à Cultura. Conta também com o apoio cultural da Inter TV e das Prefeituras das cidades.


Vila Encantada de Natal resgata os valores humanos que simbolizam as festas natalinas.

Sinopse:
Em sua quinta edição, a caravana itinerante apresenta programação lúdica e afetuosa ao ar livre e que resgata a magia dos festejos natalinos - com espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina”, a exibição do filme em curta-metragem “Olaf – uma aventura congelante” (Disney) e um Globo de Neve Gigante, uma réplica dos globos de cristal com neve para que pais e filhos possam interagir e tirar fotografias. Também promove Oficinas de Arte junto a população – canto & coral e enfeites natalinos e brinquedos sustentáveis (de material reciclável). O espetáculo e o filme contam com tradução em Libras e Audiodescrição.

Sinopse do espetáculo “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina”: Papai Noel decide cancelar o Natal, pois as crianças já não acreditam mais no espírito natalino. Inconformados, os símbolos de Natal: Duende, Estrela, Árvore e Boneco de Neve, vão bolar um plano para trazer de volta a magia natalina e fazer deste Natal o mais especial de todos os tempos.


Redes Sociais

Facebook - https://www.facebook.com/vilaencantadadenatal/
Instagram - https://www.instagram.com/vilaencantadadenatal/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCYFfdEPi2YVm9B39eYZkvOA


Imagens para TV: https://youtu.be/fRhIa5jv4_4


Serviço: Vila Encantada de Natal

Datas: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 20 e 21 de dezembro de 2019

Entrada Franca

Classificação: Livre

Mais informações Vila Encantada de Natal e Oficinas de Arte:

WhatsApp: (21) 97228-0216


Programação por município

9h às 12h: *Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;

Sala 2 - Canto & Coral.

14h às 17h: *Oficina de Arte da Vila:

Sala 1 - Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis;

Sala 2 - Canto & Coral.

A partir das 17h: Atração: Globo de Neve Gigante

18h: **Cinema de Natal: Olaf em uma nova aventura congelante

19h: Apresentação Canto Coral

20h: **Espetáculo teatral: Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina

21h: Encerramento do Evento

*Inscrições gratuitas, por ordem de chegada. Com limitação de até 30 participantes por oficina. As oficinas acontecerão em dois horários: 9h às 12h e 14h às 17h.

** Filme e teatro com audiodescrição e intérprete de libras


Municípios:

11/12 (4af): Campos dos Goytacazes (Praça Santíssimo Salvador, Centro)

12/12 (5af): Macaé (Praça Washington Luiz, Centro)

13/12 (6af): Cabo Frio (Praça Unamar, distrito de Tamoios)

14/12 (sáb): Rio Bonito (Praça Fonseca Portela, Centro)

15/12 (dom): Maricá (Praça José Ferreira)

16/12 (2af): Silva Jardim (Praça Amaral Peixoto)

17/12 (3af): São Gonçalo (Centro Cultural Joaquim Lavoura - Av. Presidente Kennedy, 721 - Estrela do Norte)

18/12 (4af): Petrópolis (Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes)

20/12 (6af): Resende (Parque das Águas - Av. Marcílio Dias, Jardim Jalisco)

21/12 (sáb): Duque de Caxias (Largo do Gás, bairro Nova Campinas)


Ficha Técnica:
Produção

Direção Geral – Priscylla Mesquita

Direção Artística e Pedagógica – Flavia Fernandes

Direção Executiva – Fabiano Pedon

Direção Mkt e Comunicação – Priscylla Mesquita

Coordenação de Comunicação – Luciene Lacerda

Assistente de direção – Roberto Fernandes Gaspar

Coordenação de Produção – Mariana Aita

Assistente de Produção – Luciana Galvani

Produtor Artístico – Rafael Cordeiro

Produção Operacional – Geovane Mocuta e Petronildo Conceição

Produtor de elétrica – Elton de Araújo Augusto

Produção Oficinas – Paula Moura e Karla Tamires

Prestação de Contas – Renata Melo e Mariana Aita

Roteiro – Flavia Fernandes, Luiz Borges e Silvia Pareja

Direção Teatral – Flávia Fernandes

Produção de elenco - Silvia Pareja


Elenco

Papai Noel (Beto Vandesteen)

Árvore de Natal (Paula Frascari)

Duende (Luis Fernando Bruno)

Estrela (Nady Oliveira)

Boneco de Neve (Luiz Borges)


Oficinas de Enfeites Natalinos e Brinquedos Sustentáveis

Coordenadora Geral das Oficinas - Zoraide Francisca Gomes

Artesã – Mariana Correia

Artesã - Sabrina Gomes Ferreira

Artesã - Luciana Gomes

Artesã - Eliza Brandão

Educador Ambiental - Jean Marx Belvedere


Oficinas de Canto & Coral

Professora - Amanda da Silva Ferreira

Professora - Flávia Melo Souza


Identidade visual

Direção de Criação - Victor Mesquita

Ilustração - Elaine Oliveira


Cenário interativo

Direção de animação – Bruno Brasil

Animação e produção de conteúdo - Johann Baptist


Audiovisual

Direção e Câmera - Andréa Cebukin

Operador de Som - Léo Kraus

Assistente e Câmera - Wagner Lima

Edição - Renato Oliveira e Johann Baptist

Fotografia - Juliana Chalita


Figurino

Figurista - Luciana Anselmi


Assessoria de Imprensa

Silvana Cardoso, Juliana Feltz e Ana Paula Romeiro


Realização

Universus


Nenhum comentário