[News]Unidades do Sesc RJ na Região Serrana recebem circuito de autores do Arte da Palavra

Rio de Janeiro – No mês de agosto, o Sesc Nova Friburgo (dia 20), o Sesc Quitandinha (dia 21) e o Sesc Teresópolis (dia 22) recebem os autores Eliakin Rufino de Souza, de Roraima, e Nivaldo Tenório, de Pernambuco pelo Arte da Palavra.  Promovido pelo Sesc, a 3ª edição do Arte da Palavra promove diferentes ações da cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos autores, até a valorização das obras e escritores brasileiros e formas de produção literária. A programação inclui bate-papos, oficinas e apresentações poéticas.

Eliakin Rufino de Souza, mais conhecido apenas como Eliakin Rufino (Boa Vista, 27 de maio de 1956), é um poeta, cantor, escritor, professor de filosofia, produtor cultural e jornalista brasileiro. É, junto a Zeca Preto e Neuber Uchoa, um dos integrantes do movimento Roraimeira — expressão cultural amazônica considerada por cientistas sociais como um dos expoentes máximos na construção da identidade roraimense.

De 1984 até agora, já publicou 11 livros com seus poemas, lançou 5 CDs solo com suas composições e outros 5 CDs com o Trio Roraimeira. Sua temática principal é a vida, a liberdade, o meio ambiente, os direitos humanos, os povos indígenas e afro-indígenas do norte do Brasil. Nasceu e reside em Boa Vista, Roraima.

Já Nivaldo Tenório De Vasconcelos nasceu em 1970 na cidade de Garanhuns, Pernambuco, e é formado pela UPE em Letras. Tem participação de contos em diversas antologias como Panorâmica do Conto em Pernambuco, Tempo Bom, Recife Conta o Natal e Osman Lins de Contos de 2006, quando teve um de seus contos classificados naquele concurso. Em 2014 publicou Dias de Febre na Cabeça, contos, pela editora Confraria do Vento. Seu recente livro de contos chama-se Ninguém detém a noite, publicado também pela editora Confraria do Vento.

Sempre buscando evidenciar a literatura nacional, o Arte da Palavra é dividido em três Circuitos: Autores, que reúne duplas de escritores para troca de ideias com o público sobre suas obras; Oralidades, que tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária,  composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também criar leitores com maior bagagem.

SERVIÇO
ARTE DA PALAVRA – REGIÃO SERRANA

Sesc Nova Friburgo:        20/ago  -  terça-feira – 19h

Sesc Quitandinha:           21/ago  - quarta-feira - 14h

Sesc Teresópolis:             22/ago  - quinta-feira – 15h


Nenhum comentário