[News] ´´O negro no futebol brasileiro´´ estreia em 30 de agosto no canal HBO


São Paulo, 16 de agosto de 2018 - Pelé, Didi, Leônidas, Ronaldinho Gaúcho... a lista de craques brasileiros é vasta. Mas será que foi fácil alcançar o reconhecimento e prestígio no futebol? O Negro no Futebol Brasileiro, coprodução da HBO Latin America com a Filmes do Equador, aborda as dificuldades e superações de jogadores negros para conquistar seu lugar no esporte. Dirigida por Gustavo Acioli, a série documental em quatro episódios estreia em 30 de agosto, às 21h, no canal HBO.

As histórias do futebol e do Brasil se misturam na produção, baseada no livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho. Cláudio Adão, Júnior, Romário e Adriano estão entre os atletas entrevistados para a série, que também traz depoimentos de personalidades como Gilberto Gil e Haroldo Costa. Além de abordar temas como o racismo, ainda hoje encontrado nos estádios do mundo, O Negro no Futebol Brasileiro apresenta um grande mosaico sobre o esporte no País e no exterior.

                         Episódio 1
O preconceito regeu o início do futebol no Brasil. Alguns clubes declaradamente não admitiam a participação de jogadores negros em seus times. Mario Filho conta essa história por meio de fatos e de informações recolhidas nos bastidores do futebol – e que jamais foram contestadas. As coisas começam a mudar com o surgimento do Vasco da Gama, que se consagrou campeão carioca no mesmo ano - 1923 -, com um time repleto de jogadores negros.

                          Episódio 2
Leônidas da Silva foi o primeiro jogador brasileiro a atuar também como garoto-propaganda. Os teatros ficavam lotados para ver o atleta sozinho no palco contando como fizera os seus gols na Copa de 38. Mas esse sucesso não valia para todos, muito menos para os negros que não eram jogadores de futebol. Essa história tem seu ápice com a aparição de Pelé e sua consagração internacional como o melhor jogador do mundo, como Rei do Futebol, na Copa de 58.

                          Episódio 3
Pelé reinou no esporte e se recusou a jogar em clubes estrangeiros no auge da carreira. O episódio lança um olhar sobre a situação do negro no Brasil e, especificamente, no futebol brasileiro no período posterior à aposentadoria do Rei.

                             Episódio 4
Com a ampliação da abertura do futebol europeu, começaram a se tornar frequentes as notícias de manifestações de racismo contra os atletas negros, dentro e fora dos estádios. Vindos do Brasil não faltam craques que tenham vivido ou visto de perto essa história: Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Vampeta, Edilson, Robinho, Ronaldo, Romário, Adriano.
Com recursos da Condecine (“Medida Provisória nº 2.228 - 1 de 6 de Setembro de 2001, artigo 39”), O Negro no Futebol Brasileiro é produzida por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Paula Belchior, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto e Paula Barreto, da Filmes do Equador. A série tem direção de Gustavo Acioli, que também assina o roteiro, e é distribuída com exclusividade pela HBO Latin America.

                   Sobre HBO Latin America
A HBO Latin America é a rede de televisão por assinatura premium líder na região, respeitada pela qualidade e pela diversidade de sua programação, incluindo séries, filmes, documentários e especiais originais, além da exibição de séries exclusivas e de alguns dos mais recentes blockbusters de Hollywood, antes de qualquer outro canal premium. A programação é exibida em HD em mais de 40 países da América Latina e do Caribe por meio dos canais HBO, HBO2, HBO Signature, HBO Plus, HBO Family, HBO Caribbean, MAX, MAX Prime, MAX UP, MAX Caribbean e Cinemax. Seu conteúdo também é oferecido em outras plataformas, como a HBO GO e HBO On Demand.


Nenhum comentário