16 agosto 2018

[Nerds & Geeks] O legado de Aretha Franklin

   A rainha do Soul, como era conhecida, passou desta para a melhor hoje de manhã aos 76 anos. Ela já andava com a saúde fragilizada há um tempo e sua família vinha sendo discreta sobre seu estado. Ela recebeu visitas ilustres dos últimos dias como Stevie Wonder e o Reverendo Jesse Jackson. A cantora icônica operou câncer pancreático em dezembro de 2010 mas continuou fazendo tours.
Aretha Franklin nasceu em Memphis em 25 de março de 1942 e começou a cantar gospel na New Bethel Baptist Church em Detroit, onde o pai dela, C.L. Franklin, era ministro. Ela começou a cantar música secular quando tinha 18 anos. Alegando que ela tinha a melhor voz desde Billie Holliday, o legendário produtor musical John Hammond arranjou com que Aretha assinasse seu primeiro contrato com a Columbia Records em 1960. No meio termo entre pop e R & B e suas primeiras músicas não atingiram o topo das paradas. 

Franklin assinou contrato com a Atlantic Records em 1967 e gravou seu primeiro hit, ´´I never loved a man´´. A filha de um líder dos direitos civis levou a mensagem bem alta e clara acrescentando um toque pessoal e inflamado à melodia. A versão dela de Ottis Reddings de ´´Respect´´ se tornou a definitiva e o próprio Reddings aprovou. A versão de Aretha se tornou um hino exigindo respeito para as mulheres negras, que eram frequentemente marginalizadas por ambos os Civil Rights Movements e o Women´s Rights Movement. Ela não era de ficar quieta, cantou ´´God Bless America´´ na posse de Obama em 20 de janeiro de 2009. 

Aretha dominou as paradas dos anos 60 com hits como ´´I say a little prayer´´ e ´´Ain´t no way´´ mas se aprofundou em suas raízes gospel nos anos 70 com músicas como ´´Don´t play that song´´. O álbum gospel mais vendido de todos os tempos, Amazing Grace, foi lançado em 1972. Ela também gravou os álbuns ´´I never loved a man the way I love you´´, ´´Lady Soul´´ e Young, Gifted and Black´´. 
 O pai de Aretha, Clarence Franklin, levou um tiro de um assaltante em 1979 e foi deixado em coma por 5 anos, até morrer no dia 27 de julho de 1984. Depois de seu pai ter levado um tiro, ela deixou a Atlantic e assinou contrato com a Arista Records, onde ficou por 23 anos, de 1980 a 2003, lançando os álbuns Jump to it e Who´s Zooming Who

Em 2003, ela abriu sua própria gravadora, Aretha. O primeiro álbum dela lançado foi A woman falling out of love, que saiu em 2011, marcou os 50 anos de sua carreira. 
O álbum dela de 2014 ´´Aretha Franklin sings the great diva classics ´´  contou com remakes de músicas interpretadas por outras artistas femininas como ´´I will survive´´, ´´I´m every woman, ´´Rolling in the deep´´ e o remake de seu hino ´´Respect´´ . A mãe da Whitney, Cissy Houston, colaborou com alguns background vocals. 

Aretha era cheia de surpresas. Ela mostrou seu senso de humor no filme The Blues Brothers e mostrou sua voz de ópera quando cantou ´´Nessun Dorma´´ durante o Grammy de 1998, substituindo Luciano Pavarotti no último minuto. Também naquele ano, ela gravou seu último hit do Top 40 com ´´Á rose is still a rose´´. 
Franklin era a artista feminina com o maior número de hits na história da Billboard com 112 singles, incluindo 77 Hot 100, 17 Top 10 e 20 #! singles de R & B. Os outros hits dela incluem ´´Think´´, ´´Call me´´, ´´Freeway of love´´, ´´Jump to it´´, ´´Freeway to love´´, Who´s zooming who´´, ´´Chain of fools´´, ´´Something he can feel´´, um remake da música dos Rolling Stones ´´Jumpin´Jack Flash´´ e ´´I knew you were waiting for me´´, seu dueto com George Michael. 
Ela ganhou 18 Grammys e foi homenageada com um Recording Academy Lifetime Achievement em 1994.Seu último Grammy foi de Melhor Performance Gospel pela música ´´Never gonna break my faith´´, que ela gravou com Mary J. Blige em 2008. Ela se tornou a primeira mulher induzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987 e foi recipiente da Medalha Presidencial de Liberdade, da Medalha Nacional de Artes e de Kennedy Center Honors. 

Sua última performance foi no Elton John AIDS Foundation Gala em Nova York em novembro. Descanse em paz, Aretha. Vai fazer barulho lá em cima junto com todos os outros que já se foram!

Nenhum comentário

Postar um comentário