Books Brasil Books

Novidades

[News]Bourbon Festival Paraty | 2022 :.

 Bourbon Festival Paraty | 2022 :.

Dias 20, 21 e 22 de maio – 6ª feira Sab Dom

 

12ª edição do evento reforça integração com músicos locais e profissionais da cidade histórica e traz nomes importantes como a Orquestra Sinfonica de Paraty, João Bosco, John Pizzarelli, Delfeayo Marsalis, Toninho Horta e Vasti Jackson

 

Os shows são gratuitos e realizados em palcos, praias e diversos locais de Paraty, um dos pontos turísticos mais belos e atraentes do Brasil, que se torna nessa época uma New Orleans brasileira

 


 

Com a retomada dos grandes festivais ao ar livre, após dois anos de hiato por causa da pandemia, será realizada a 12ª edição do Bourbon Festival Paraty  (www.bourbonfestivalparaty.com.br) , que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio; um evento gratuito para valorizar a aproximação entre as pessoas após esse período tão difícil para todos.

O elenco escalado traz grandes nomes e revelações da música nacional (como João Bosco, Toninho Horta e Joabe Reis), e também da música internacional (como John Pizzarelli, Delfeayo Marsalis e Vasti Jackson).

 

Outra participação expressiva no festival é a do grupo Favela Brass, oriundo de um bem-sucedido projeto carioca que selecionou 14 promissores adolescentes das comunidades carentes para uma formação com metais no melhor estilo da música de New Orleans.

 

Três DJs- Crizz, Leo Lucas e o internacional Dub Tropico- farão a animação do After Hours.

 

O Festival traz também novidades conceituais interessantes, principalmente um movimento de maior aproximação e integração do Festival com a comunidade, locais e a cultura musical de Paraty.

 

Integração com a Música e os Músicos e de Paraty

 

Um importante movimento de integração com a música da cidade é a representada pelo convite à Orquestra Sinfônica de Paraty para fazer a abertura oficial do Festival.

 

A Orquestra, regida pelo maestro Weslem Daniel é composta por 60 músicos locais e apresentará repertório bem variado, com standards e também temas de Tom Jobim, Tim Maia e Chiquinha Gonzaga, em uma bem realizada fusão do erudito com o popular.

 

A Orquestra Sinfônica de Paraty foi criada graças à iniciativa de um grupo de empresários liderado por Sandi Adamiu e pelo Prefeito Luciano Vidal, com o apoio fundamental da Câmara de Vereadores da cidade de Paraty, que transformou este apoio em Lei, dando sustentabilidade permanente à Orquestra.

 

Além da Orquestra, o 12º Bourbon Festival Paraty potencializa a integração com a cultura musical da cidade, escalando a presença de vários ótimos músicos locais, como o John Wesley Duo, André Pantera, Kriz Oliveira e Jerôme Charlemagne Quartet com Rhandal Oliveira, entre outros. Também teremos a fusão de ritmos brasileiros e internacionais proposta e bem realizada por pelo guitarrista e violonista carioca Allfredo Lima, com seu quarteto, e o trombonista Joabe Reis, nome destacado na nova geração da música instrumental paulistana.

 

Outra iniciativa importante de integração com a cultura musical da cidade são os Workshops e a Residência Musical.

 

O Festival escalou Jefferson Gonçalves e o Bittencourt Duo, três músicos experientes que estão na programação do palco Santa Rita, para iniciar as atividades de Residência na Casa de Cultura.

 

Durante uma semana, do dia 17 ao dia 20, os alunos terão a oportunidade de participar de oficinas musicais de gaita, bateria e guitarra. Além disso, os três músicos juntos farão 2 Workshops abertos ao público em geral, onde compartilharão dicas, técnicas e um pouco de suas experiências como músicos profissionais.

 

Estas são atividades gratuitas, que representam um legado cultural para a cidade e que fazem parte da programação desta 12a edição.

 

Integração Geográfica – mais música em novos locais

 

Além dos tradicionais palcos Matriz e Santa Rita e dos dois espaços destinados aos buskers (músicos de rua escolhidos a dedo pela curadoria), será realizado pela primeira vez na historia dos festivais de Paraty um projeto que levará música de qualidade às praias do Pontal, Trindade e Jabaquara: o Jazz na Kombi, projeto este que aumenta a abrangência e a capilaridade geográfica do festival na cidade de Paraty.

 

Integração com a comunidade de técnicos e profissionais de eventos da cidade

Neste ano o Festival ampliou a presença de profissionais residentes em Paraty na organização e produção do evento, dentro da filosofia de maior integração com a comunidade.

 

Além disso, é importante assinalar que o Festival realizará no segundo semestre, uma nova edição da muito bem sucedida oficina de informação e capacitação para a mão de obra e os profissionais de produção local.

 

Mais do que uma realização pontual, este evento tem o objetivo de deixar um legado para os profissionais da cidade.

 

Exposição Fotográfica Jazz em Photo

 

Esta outra manifestação de integração se relaciona com a música expressa pela arte da fotografia, tradicional em Paraty.

 

A exposição fotográfica “Jazz em Photo”, com registros visuais do fotógrafo Roger Sassaki, com curadoria do italiano radicado na cidade Giancarlo Mecarelli, tendo a música como tema, vai inaugurar o novo espaço da Galeria Zoom de Fotografia de Paraty, agora localizada no Sandi Hotel.

 

A exposição fotográfica se estende ao ar livre em intervenção na Praça da Matriz com fotos ampliadas de edições anteriores do Festival, feitas por Roger Sassaki e selecionadas por Meccarelli, formando a palavra JAZZ.

 

Programação nacional e internacional de qualidade

 

Uma das marcas registradas do Bourbon Festival Paraty é a diversidade e qualidade musical dos artistas escalados.

 

 

Sexta 20/05

Após a Orquestra Sinfônica de Paraty mostrar a sua força criativa, entra em cena João Bosco, um dos artistas brasileiros mais populares no exterior e capaz de mesclar simplicidade e sofisticação com rara felicidade, no toque inconfundível de seu violão e de suas músicas incríveis. São 50 anos de uma carreira irretocável! E a noite segue com a criativa banda Blues Beatles, relendo de forma original os sucessos do quarteto de Liverpool com interpretações vibrantes e originais.

 

Sábado 21/05

Oriundo do célebre Clube da Esquina de Milton Nascimento, Toninho Horta marcará presença no sábado, oferecendo à plateia suas canções de uma beleza cristalina, aliadas à sua consistência e criatividade como guitarrista, violonista e cantor, acompanhado por seu quarteto afiadíssimo.

 

A seguir, será a vez de uma fera internacional do blues, o cantor, compositor e guitarrista do Mississippi Vasti Jackson, com décadas de experiência e capacidade de sacudir a plateia com o seu som vigoroso e energético que teve o aval do saudoso B.B. King, com quem Vasti gravou nos anos 1990.

 

A energia continua com a voz potente e o swing contagiante e dançante da cantora Vanessa Jackson que interpreta clássicos da soul music.

 

Domingo 22/5

A programação do último dia do festival terá início com o show Lyra in Concert, no qual o saxofonista paulista Sérgio Lyra, acompanhado pelo quarteto de cordas Quintessência Strings, fará uma apresentação centrada na fusão de música clássica e popular na icônica Igreja do Rosário.

 

O contagiante e mágico jazz de New Orleans terá como representante o trombonista, compositor e produtor Delfeayo Marsalis, integrante de uma das mais importantes dinastias do jazz dos EUA que, com seu quinteto, mostrará o swing e a qualidade artística que o tornaram um dos mais afamados desse gênero musical. Ele é filho do grande e saudoso Ellis Marsalis e irmão de Wynton, Branford e Jason Marsalis, todos sempre comprometidos com a difusão do Jazz inspirado em New Orleans como músicos e também como educadores.

 

Completa o time internacional, logo a seguir, o carismático cantor, compositor e guitarrista norte-americano John Pizzarelli, que há mais de três décadas cativa as plateias de todo o mundo com seu jazz centrado nos standards e no seus ídolos Nat King Cole, Paul McCartney e Pat Metheny só para citar os mais importantes.

 

Além de cantar e tocar maravilhosamente bem, ele cativa o público com sua simpatia e histórias sempre deliciosas.

 

As apresentações musicais se encerram em alto astral e clima de festa com a banda Grooveria, que alia temas brasileiros com o swing vibrante do jazz.

 

Para Edgard Radesca, diretor geral do Bourbon Festival Paraty, o grande segredo para a longevidade desse evento é a combinação mágica da paradisíaca Paraty com a capacidade de oferecer música e alegria aos inúmeros turistas que visitam a cidade em cada nova edição. “Procuramos oferecer um elenco musical com o qual as pessoas se envolvam e participem; em poucas palavras, entretenimento com qualidade – sempre!”

 

Considerado um dos eventos mais importantes e queridos do calendário artístico, cultural e turístico do Estado do Rio e da cidade de Paraty, o Bourbon Festival Paraty é realizado pelo Bourbon Street Music Club, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, e é patrocinado pela Eletrobrás Furnas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.

 

BOURBON FESTIVAL PARATY 2022 | MATERIAIS PARA DOWNLOAD:

https://drive.google.com/drive/folders/11Fg_RS9x2j6xX_hOeBxs_AGhfw8wMjmR

 

A PROGRAMAÇÃO DO BOURBON FESTIVAL PARATY 2022

 

20/5 (Sexta-feira)

PALCO MATRIZ

19h00 - DJ Crizz

20h00 - Orquestra Sinfônica de Paraty

22h00 - João Bosco

23h30 - Blues Beatles

01h00 - DJ Leo Lucas

 

21/5 (Sábado)

PALCO SANTA RITA

15h00 - John Wesley Duo

16h00 - Allfredo Lima Quarteto

17h30 - Joabe Reis Octeto

19h00 - Favela Brass

 

PALCO MATRIZ

19h00 - DJ Crizz

20h30 - Toninho Horta Quarteto

22h00 - Vasti Jackson

23h30 - Vanessa Jackson

01h00 - Dub Trópico

 

22/5 (domingo)

 

IGREJA DO ROSARIO

11h00 – Lyra in Concert

 

PALCO SANTA RITA

15h00 - Favela Brass

15h30 - Ventana

16h30 - Jerome Charlemagne Quartet - participação: Rhandal Oliveira

17h30 - Jefferson Gonçalves e Bittencourt Duo

 

PALCO MATRIZ

20h00 - DJ Leo Lucas

20h30 - Delfeayo Marsalis Quartet

22h00 - John Pizzarelli Trio

23h30 - Grooveria

01h00 - DJ Crizz

 

BUSKERS

20/5 (sexta)

PALCO QUADRA

12h00 - Kriz Oliveira & André Pantera

14h00 - Vasco Faé

16h00 - Kriz Oliveira & André Pantera

18h00 - Vasco Faé

 

21/5 (sábado)

PALCO QUADRA

13h00 – Sarah Ávila & Peter Henry

15h00 - Marcinho Eiras

17h00 - Cat Beatbox Duo

19h00 - Vasco Faé

 

PALCO ROSÁRIO

12h00 – Marcinho Eiras

14h00 - Cah Beatbox Duo

16h00 - Vasco Faé

18h00 - Sarah Avila & Peter Henry

 

22/5 (domingo)

PALCO QUADRA

13h00 – Cat Beatbox Duo

15h00 - Sarah Avila & Peter Henry

17h00 - Marcinho Eiras

 

PALCO ROSÁRIO

12h00 – Sarah Avila & Peter Henry

14h00 - Marcinho Eiras

16h00 - Cat Beatbox Duo

 

JAZZ NA KOMBI

20/5 (sexta)

20h00 – Pça do Chafariz

 

21/5 (sábado)

11h00 - Jabaquara

16h00 – Trindade

20h00 – Ponte

 

22/5 (domingo)

11h00 - Pça da Bandeira

16h00 – Pontal

20h00 – Pça do Chafariz

 

WORKSHOP (CASA DE CULTURA)

20/5 (sexta-feira)

15h00 - Jefferson Gonçalves & Bittencourt Duo

 

21/5 (sábado)

15h00 - Jefferson Gonçalves & Bittencourt Duo

16h00 - Orquestra de Violões (Casa de Cultura)

 

EXPOSIÇÃO JAZZ EM PHOTO

Galeria Zoom (Hotel Sandi) | Acervo  Bourbon Street

Sexta, Sábado e Domingo (20, 21 e 22.05)

Largo do Rosário, S/N – Centro Histórico

 

Praça da Matriz | Fotos Roger Sassaki (intervenção ao ar livre)

Sexta, Sábado e Domingo (20, 21 e 22.05)

Praça da Matriz – Centro Histórico

Nenhum comentário