[News]'Com Rafael Barreto nos vocais, grupo Jammil e uma Noites começa a contar uma nova história’

'Com Rafael Barreto nos vocais, grupo Jammil e uma Noites começa a contar uma nova história’




A falta de abraços; os encontros; viagens; do carnaval; você está com saudade do quê?! É isso que o ‘Jammil e uma Noites’ fala na sua nova música ‘Que Saudade Disso Aqui’. Que está disponível nas principais plataformas de streaming e rádios do Brasil. “Queremos trazer alegria para as pessoas. Falar de saudade, mas de uma maneira que a gente celebre os bons momentos”, conta Rafael Barreto, vocalista do grupo. A canção nova é uma composição de Rafael, Manno Góes, Norberto Curvello e M1ka, que traz elementos eletrônicos, com beats exclusivos.

Essa é a terceira música do Jammil, com Rafael Barreto nos vocais. O grupo, que completa 25 anos em 2022, está contado uma nova história e tem na sua essência revelar e formar artistas e é responsável por alguns dos maiores sucessos da Axé Music. “O Jammil está se renovando e Rafael vem para somar à nossa trajetória. Já estava atento às suas produções musicais e em um momento que o mundo está se reinventando a gente se reinventa também”, pontua Paulo Borges, empresário da banda. Rafael foi o vencedor do programa Ídolos em 2008 e, autodidata, além de cantar, compor, também é multi-instrumentista.

Antes de assumir os vocais do Jammil, Rafael estava morando em Minas Gerais com a esposa Flávia e a filhinha Bella, de 2 anos, mas já se mudou para Salvador (BA), cidade onde nasceu e começou a carreira. “Comecei a gostar de música aos 12 anos com minha mãe, que me fazia dormir ao som de Michael Jackson, Stevie Wonder, Júlio Iglesias, Luís Miguel. E desde criança acompanhava mainha nos ensaios do Olodum, ela era professora de Língua Portuguesa e Direitos Humanos na Escola Criativa Olodum e meu tio João Jorge, Presidente do Olodum”, conta Rafael, que chegou a tocar repinique (também chamado de repique) no Olodum Mirim. Com as raízes no samba reggae e influências da música mundial, o cantor montou na adolescência a Banda Alpha 3, junto com o irmão Edu Barreto e o amigo Klaus Seydel. Cantou em gincanas, no intervalo de diversos colégios da capital baiana, mas foi quando passou na primeira seletiva do programa Ídolos em 2008, que se viu realmente como cantor.

“Fui passando etapa a etapa até chegar à final do programa. Venci, me mudei para São Paulo e comecei a rodar o Brasil para fazer divulgação do trabalho”, diz.

“Sempre estive atento para o mercado e novos talentos da música. Ouvi Rafael tocando através de amigos e fizemos o convite para ele ser a nova voz do Jammil. Estamos empolgados com esse novo momento”, conta Paulo Borges. “O Jammil sempre teve diversas influências musicais, do rock, do reggae, do pop, do samba reggae, mas principalmente da energia da Bahia. Sempre ouvi as músicas do grupo e estou feliz e empolgado para somar a essa história”, fala Rafael.

Sobre o” Jammil – A banda Jammil e Uma Noites” surgiu no cenário da música brasileira em 1996 tendo na formação Manno Góes, Tuca Fernandes e Beto Espínola. Entre os sucessos, músicas como Mila, Praieiro, Minha Estrela, Chuva na Janela, e muitas outras. O grupo, no comando de Tuca, gravou sete Cd’s e três DVD. Em 2011, Levi Lima assumiu os vocais do grupo e ficou até julho de 2020, nesse período gravou três CD’s e dois DVDs, e o grupo foi indicado ao Grammy Latino. Com músicas em trilhas sonoras de novelas, como Na Real (O outro lado do Paraíso), Sublime (Sol Nascente), Colorir Papel (Fina Estampa), Celebrar (Salve Jorge), Dançando na Garoa (Amor à vida), Mil Poemas (Alto Astral) e Você é Tudo (I Love Paraisópolis), o Jammil manteve o destaque no cenário da música nacional, com shows em todo o país. Entre os principais pontos de destaque do grupo está a música autoral, sendo Manno Góes, responsável pelos maiores sucessos do Jammil. Manno, apesar de ter saído da linha de frente, continua contribuindo com a banda, como sócio, composições, experiência e talento. 

Mauricio Aires/PR

Nenhum comentário