[News] O livro que revelou o maior escândalo do esporte mundial


 Sochi, 2014. Um esquema quase que hollywoodiano para burlar o sistema de antidoping dos Jogos Olímpicos de Inverno começa a se desenrolar. Sistema criado pelo governo russo e encabeçado pelo Dr. Grigory Rodchenkov, o químico responsável pelo laboratório antidoping autorizado pelo COI para fiscalizar justamente os atletas russos. Um esquema para “melhorar” a performance dos atletas do país, que estava tão bem estruturado, que era capaz de produzir recordes mundiais, levando a Rússia a alcançar o topo das competições de elite. Esse era o protocolo!

A Faro Editorial lançou este ano o livro “O protocolo russo”, escrito pelo Dr. Grigory Rodchenkov, químico responsável pelo maior esquema de doping da história do esporte mundial. Neste relato, Dr. Rodchenkov conta como que a Rússia foi banida dos próximos Jogos Olímpicos em Tóquio, e como os recordes e medalhas dos esportistas do país podem ter sido maculados pelo uso estratégico de anabolizantes e esteroides.

 Dr. Grigory Rodchenkov, foi um atleta universitário, que conheceu os anabolizantes como esportista, e posteriormente, como químico. Ele sabia as reações fisiológicas no rendimento do atleta e como essas substâncias “sumiam” no organismo. E foi com esse conhecimento prático e técnico que ele começou a montar um sistema de doping “responsável”. Era simples. Como representante oficial de antidoping do COI na Rússia, ele sabia quais substâncias poderiam ser “pegas” nos testes, e então estudou a forma de “limpar” os atletas antes das competições.

E toda essa estratégia era feita embaixo do nariz dos diretores da WADA (Agência Mundial Antidoping), do COI (Comitê Olímpico Internacional) e com proposta pelo governo Putin. Um protocolo que levou diversos atletas a quebrar recordes e angariar diversas medalhas de ouro. E que, ao ser denunciado, tirou a possibilidade dos esportistas russos de representarem seu país nos Jogos Olímpicos, na Copa do Mundo e em outros eventos esportivos nos próximos quatro anos.

Um livro que revela os bastidores de uma fraude mundial, que mancha a história do esporte de alta performance, a corrupção de um país que queria se manter no topo a qualquer custo, e de atletas que aceitaram se tornar “cobaias” para garantir premiações e privilégios. E também a história de um homem que hoje se tornou o inimigo mais procurado de seu país e está condenado a viver na clandestinidade e pagar o preço de sua ambição.

“O livro do ano!” - The Guardian

“O caso de amor da Rússia com o doping.” - The Times

Ficha Técnica

Título: O protocolo russo

Nº de páginas: 224

Preço: R$44,90

Sobre o autor:

Dr. Grigory Rodchenkov levou mais de três anos para escrever este relato. Atualmente ele vive com a família nos Estados Unidos, com um nome falso e escondido pelo sistema de proteção a testemunhas. Putin colocou todo o serviço de espionagem internacional atrás dele. Sua vida se resume a manter-se anônimo, com todas as consequências sociais e emocionais que resultaram da decisão de contar o fato. Não se trata apenas de uma simples delação, mas de revelar um sistema que criava uma competição corrupta que deixou um rastro de destruição na formação de atletas da Rússia.




Nenhum comentário