[News] Maior site para atores do país, Guia do Ator, completa 10 anos


Todos sabemos o quanto trabalhar com arte no Brasil é difícil. Ser artista hoje, talvez seja uma das profissões mais arriscadas, competitivas e incertas do mercado. Mas o que fazer quando estar em cima de um palco, atrás das câmeras, desfilando, fotografando, enfim, é a única coisa que faz realmente você se sentir realizado e feliz?
Foi exatamente pensando nestas pessoas, que o Guia do Ator foi criado em 2009 pelos atores Marilice Cosenza E Raphael Martinez, com a intenção de compartilhar a todos que têm paixão pela arte, suas experiências e seus contatos. No Guia do Ator, tanto os atores quanto os produtores (leiam-se agências, cursos para atores, produtores de casting, etc) podem se cadastrar e ter acesso a uma série de serviços, como oportunidades de testes e trabalhos, aos melhores cursos para formar e reciclar profissionais, dicas para a carreira dos atores, dicas de peças e espetáculos que estão em cartaz, notícias da cena cultural, Biblioteca online, descontos em videobooks e books que eles produzem em parceria exclusiva com a Dummy Filmes e cursos, dentre outros.
"Fui criada em uma cidade do interior de Minas Gerais, comecei a fazer dança, canto e teatro ainda pequena. Vivendo no interior, sempre tive muito pouco ou nenhum acesso a informações de testes e outras coisas para atores. Vim para estudar em São Paulo (fiz faculdade de Administração de Empresas na USP) em 1996 e nesta época comecei a fazer cursos para teatro musical. Trabalhei em grandes empresas em paralelo à carreira artística até que em 2007 fui convidada para fazer a novela Duas Caras da Rede Globo pelo Wolf Maya (personagem Socorro) quando me mudei para o Rio. Ao fim da novela comecei a fazer o musical Tom e Vinicius (com Marcelo Serrado, Guilhermina Guinle e Thelmo Fernandes) e montei, em paralelo à carreira de atriz, uma empresa de sites e produção de vídeos com o Raphael Martinez, que tinha feito a novela comigo e que hoje é meu marido e sócio. Nesta época, depois de já ter feito alguns musicais como o Musical dos Musicais, Garota Glamour, Sessão da Tarde ou você não soube me amar, comecei a receber vários testes/audições por e-mail. Então achei que nada melhor do que compartilhar estes testes com outras pessoas que assim como eu, antes, não tinham acesso a estas informações, criando um site para atores, aproveitando que já estávamos com uma empresa aberta para fazer sites para outras pessoas e empresas. A primeira versão do site feita pelo próprio Raphael, ainda não tinha o cadastro e um banco de dado de atores, ele era mais informativo e eu mesma, depois de chegar dos ensaios ou apresentações no teatro, postava os testes, cursos, espetáculos e dicas que recebíamos e que garimpávamos na Internet. Um ano depois a gente já acrescentou o cadastro de cliente e um fórum para debate e começamos a aumentar a equipe que trabalhava no site com a gente. Em 2014 fizemos uma reformulação total no site e lançamos um novo portal mais completo e com uma nova logomarca. Em paralelo vimos crescer nossas Redes Sociais e criamos, também, um canal do YouTube aonde produzimos vários programas com dicas para atores que estavam começando e para os que já estavam no mercado. Nestes 10 anos de Guia do Ator, demos alguns workshops exclusivos para atores e começamos a produzir videobooks e books de alta qualidade, mas com valores acessíveis até como uma forma de subsidiar, agradecer e valorizar a nossa classe artística que passa por tantas dificuldades na sua maior parte, mas que vive com intensa paixão a sua arte." Conta Marilice Cosenza, atriz e criadora do site.
A intenção com o Guia do Ator ainda é a mesma de 10 anos atrás, os dois atores querem dividir com as pessoas que estão iniciando na carreira, com os que almejam um dia serem atores, e com quem já esta trabalhando com isso, oferecendo oportunidade de trabalho e cursos para aperfeiçoamentosuas experiências, as experiências de colegas e todas as etapas que precisam passar para alcançar o sucesso seja na TV, Teatro ou Cinema. E propõem a todos os artistas que troquem suas figurinhas, conhecimento, dicas, etc, através das Redes Sociais, por comentários e todos os canais de interação do site. Networking é extremamente importante no mercado artístico.
Uma outra ferramenta muito importante e que diferencia o site é a TV Guia do Ator (www.youtube.com/guiadoator). Já foram produzidos mais de 80 programas aonde a preocupação é em trazer para mais perto do público assuntos inovadores e extremamente importantes. Nela, são tratados assuntos relevantes e exclusivos e que farão a diferença na vida do artista. Já foram abordados temas como ser um ator, como fazer um bom Videobook, o que é voz original, o funcionamento de agencias de atores, efeitos especiais no teatro, dublagem, o método de Stanislavsky, história da arte e origens do teatro, violência cênica, dicas de coreógrafos americanos de como fazer uma boa audição, técnica Chekhov, treinamento tático para atores, o ator e o mercado publicitário, escolas de produção audiovisual, como se tornar um ator, Proac, lei Rouanet e Nota Fiscal, Técnica Meisner, como tirar seu DRT, os desafios do Teatro Musical, dentre outros. Também foram feitas duas séries especiais, uma voltada para os profissionais da voz e outra para os da dança. Isso sem contar com as mais de 50 entrevistas com destaques do meio artístico, como Isaiah Washington, Michael Schwandt, Eri Johnson, Evinha Sampaio, Danton Mello, Dan Stulback, Pedro Lemos, Diogo Picchi, Marconi Araújo, Dra. Silvia Pinho, Oswaldo Montenegro, Lúcia Veríssimo, Henrique Benjamin. A TV Guia do Ator também já contou com entrevistas internacionais e dois episódios feitos inteiramente na língua inglesa.
Com a crise em 2015/2016, muitas escolas de atores fecharam e muitos cursos desapareceram. As oportunidades de testes para atores e os cachês caíram bastante também. Por outro lado, as redes sociais fizeram muita agência de atores fechar por estreitar diretamente o contato com o ator, o contato direto pela internet também trouxe a facilidade a vários picaretas que querem tirar todo tipo de vantagem dos atores mal informados, desde a cobrança de valores absurdos para agenciamento (atrelados a obrigatoriedade de fazer books e videobooks exclusivos) com a “garantia” de trabalho certo na TV ou em publicidade até alguns produtores de casting, que para burlar a lei e evitar o pagamento do cachê teste, começaram a pedir para os atores gravarem por celular os seus testes para serem aprovados ou não em algumas seleções. Marilice afirma que "O mercado artístico é um mercado que conhecemos bem e que é muito específico; a maioria dos atores tem a grana curta e eles só investem mesmo em alguma coisa quando sentem que há um valor agregado que vai fazer a diferença e foi graças a isso que o Guia do Ator conseguiu sobreviver após este turbilhão que este mercado e a economia brasileira passaram nestes anos e por isso que até hoje, o Guia do Ator é respeitado pela classe artística e tem o seu público cativo que cresce a cada ano com a nova leva de atores e de pessoas que sonham em ser atores".
Hoje, o Guia do Ator, é o maior site de atores do país e um dos maiores sites da América Latina, com mais de 60.000 atores cadastrados, mais de 3.000 produtores (agências, cursos, escolas, produtores de casting, locação de espaços, etc) cadastrados, mais de 20.000 seguidores no Instagram, mais de 13.000 seguidores no Twitter, mais de 30.000 seguidores no Youtube e mais de 80.000 seguidores no Facebook. Já anunciaram no site algumas das maiores e melhores escolas de atores do país e algumas das mais conhecidas do mundo como a New York Film Academy. Em 2019 o site não para e já tem planos de produzir novos programas para a TV Guia do Ator, inclusive programas ao vivo, voltar a produzir alguns workshops exclusivos para atores e lançar um aplicativo para celulares e tablets.

Nenhum comentário