[Especial Oscar 2019] Pantera Negra

Sinopse: Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

Pantera Negra foi dirigido por Ryan Coogler e teve o roteiro escrito por Ryan Coogler e Joe Robert Cole, baseado nas HQs de Stan Lee e Jack Kirby. O elenco é formado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Sterling K. Brown, Angela Bassett, Forest Whitaker e Andy Serkis.

O filme concorreu ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Canção Original (All the Stars) e Melhor Trilha Original para Filmes (Ludwig Göransson). Concorre ao Oscar 2019 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Canção Original (All the Stars), Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Mixagem de Som.

Pantera Negra foi lançado no Brasil em 15 de fevereiro de 2018.

Curiosidades:

- Para se preparar para o papel, Michael B. Jordan se isolou enquanto estava no estúdio, explicando que Killmonger é distante e em conflito com outros personagens.

- Pantera Negra foi criado em julho de 1966, dois meses antes da fundação do Partido Pantera Negra. Muitas pessoas pensaram erroneamente que o nome do personagem se referia ao partido, então o nome do personagem mudou para Leopardo Negro. No entanto, nem os leitores nem os criadores se importaram com aquele título e a mudança não durou muito.

- Pantera Negra é o primeiro filme do Universo Cinemático da Marvel que teve sua estreia doméstica no fim de semana a ultrapassar o custo de sua produção.

- O escritor de HQs Jonathan Maberry aprendeu sobre o apartheid na adolescência por causa da aparição do Pantera Negra na HQ #119 do Quarteto Fantástico. Isso o encorajou a se desvencilhar de sua criação do pai racista, que era um membro da KKK na Filadélfia. Os editores da Marvel não sabiam disso quando lhe ofereceram a vaga para escrever a HQ do Pantera Negra. Maberry cita que o Pantera foi uma das mais significantes e positivas influências em sua vida.

- Nenhuma cena foi filmada na África. Todas as cenas em Wakanda foram filmadas na Geórgia.

 

- Apesar de ser lançado dois anos antes de Capitão América: Guerra Civil, onde o Pantera Negra apareceu pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel, os eventos do filme acontecem uma semana após os eventos daquele filme.
 

- Adewale Akinnuoye-Agbaje, Djimon Hounsou e Anthony Mackie foram considerados para o papel de T’Challa. Todos os três interpretaram outros personagens nos filmes da Marvel: Agbaje foi Algrim/Kurse em Thor: O Mundo Sombrio; Hounsou foi Korath em Guardiões da Galáxia; Mackie foi Sam Wilson/Falcão em Capitão América: O Soldado Invernal, Vingadores: Era de Ultron, Homem-Formiga, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. John Boyega também foi considerado para interpretar T’Challa.
 

- A primeira vez que vibranium foi mencionado nos filmes da Marvel foi em Capitão América: O Primeiro Vingador quando Steve Rogers descobre um escudo e Howard Stark explica o nome da liga e suas propriedades.
 

- O filme se tornou o primeiro blockbuster na história do cinema, em seu lançamento, ao ser dirigido por áfrico-americanos Ryan Coogler e Joe Robert Cole, com um elenco predominantemente negro com seu super-herói principal interpretado por um protagonista africano.
 

- O filme é a terceira colaboração de Ryan Coogler com Michael B. Jordan, depois de Fruitvale Station: A Última Parada (2013) e Creed: Nascido para Lutar (2015).
 

- Os produtores citam O Profeta (2009), filmes de Francis Ford Coppola da década de 1970 e os filmes de James Bond como influência para a história de Pantera Negra, descrevendo-o como “uma grande ópera de drama familiar centrado em um mundo de crime e espionagem internacional.”
 

- O filme foi lançado no Mês da História Negra, quando a cultura africada é celebrada nos EUA, Canadá e Reino Unido.
 

- Pantera Negra é o quinto filme do Universo Cinematográfico da Marvel a ter o lucro de 1 bilhão de dólares no mundo inteiro, seguido de Os Vingadores (2012), Homem de Ferro 3 (2013), Vingadores: A Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016).
 

- O local dos apartamentos em Oakland foi filmado em Atlanta, perto da igreja onde Martin Luther King Jr. está enterrado. Durante sua produção, sua filha visitou a produção e abençoou o projeto.
 

- T'Chaka e T'Challa falam em Xhosa, um dialeto sul-africano que foi usado para Wakanda. O ator John Kani, que interpreta Rei T'Chaka, usou seu sotaque nativo quando apareceu em Capitão América: Guerra Civil.
 

- Primeiro filme de super-herói baseado em HQs a ser nomeado para o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama e ser indicado à Melhor Filme no Oscar.  
Trailer:




Nenhum comentário