[News] Espetáculo A vinda do Messias estreia dia 8 de fevereiro no SESC Tijuca


Dia 08 de Fevereiro estreia o espetáculo “A Vinda do Messias”, com Mariana Consoli, sob direção de Isabel Cavalcanti. Primeiro texto de Timochenco Wehbi, escrito em 1970, ganhou, no mesmo ano, o Prêmio de “Melhor Autor da Associação de Críticos Teatrais”, despontando no cenário teatral paulista. Neste solo, acompanhamos a trajetória de Rosa Aparecida, uma costureira solitária que vive isolada num centro urbano. Rosa vive no limite entre o real e o imaginário. A brutal carência afetiva que marca sua existência faz com que idealize um amante ideal, a quem ela chama de Messias. Messias é o esperado que nunca chegará. 
À medida que suas fantasias se deparam com a ameaça da concretude da realidade cotidiana, Rosa reinventa sua verdade e sobre ela sustenta sua maneira de existir. Ela é uma figura patética, tragicômica, desarmada e impotente ante o mundo real, e para poder existir, projeta sobre este mundo seu próprio mundo, filtrado por fantasias, devaneios e aspirações. No confronto entre estes dois mundos, Rosa vê sua individualidade dilacerada. Ela sucumbe ao empreender uma luta individual pela sobrevivência emocional.
Essa relação entre o homem e seus mundos, reais e projetados é enredo e força motriz do espetáculo, servindo também como pulsão para a encenação. Escrito há quase 50 anos atrás, o texto é o documento de uma época que ainda apresenta ressonâncias no Brasil de 2019.

SINOPSE 
Monólogo premiado de Timochenco Wehbi, “A Vinda do Messias” enfoca a ambiguidade dos sonhos da pobre costureira Rosa, uma mulher solitária, vinda do interior, que para não sucumbir à solidão e ao desespero, almeja Messias, um homem e também, metaforicamente, a divindade. Rosa constrói as imagens de seu amante através de fragmentos extraídos de ídolos dos meios de comunicação de massa, do rádio, do cinema e da televisão. O sonho, a espera, a solidão e a sobrevivência, formam o universo desta comovente figura feminina.

SOBRE MARIANA CONSOLI 
Atriz licenciada em Artes Cênicas pela UNIRIO. Foi professora de Artes Cênicas dos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ. É atriz e idealizadora da Cia Ergotroupe, especializada em teatro empresa. Em 2009 recebeu patrocínio da Eletrobrás com a Cia Bandejas Contadoras de Histórias, projeto que também idealizou e que esteve ligado aos Doutores da Alegria, unindo teatro de bonecos, contação de histórias e música. Participou de oficinas e cursos de interpretação, dança, canto, máscaras e palhaçaria. Atuou em cerca de 25 montagens como atriz, destacando-se “Terapia do Riso”; “Malvadas”, de Alessandro Marson; “Clube da Cena”, de Cristina Fagundes; “Piscou Dançou”; “Talk Radio”, de Eric Bogosian e direção de Maria Maya; “Pequenos Poderes”, de Diego Molina e direção de Breno Sanches; e “Sucesso”, de Leandro Muniz. Na TV participou dos programas de humor “SOS Emergência”; “Como aproveitar o Fim do Mundo”; “Louco por Elas”; e nas novelas “Aquele Beijo”; “Cheias de Charme”; “Amor a Vida” e “Alto Astral”, todos na Rede Globo. Recentemente integrou o elenco da novela “Novo Mundo” com a personagem Dalva. É professora de Teatro da Escola Britânica do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Texto: TIMOCHENCO WEHBI

Direção: ISABEL CAVALCANTI

Elenco: MARIANA CONSOLI

Cenário: TUCA BENVENUTTI

Figurino: FLÁVIO SOUZA

Iluminação: ANA LUZIA DE SIMONI

Direção de Movimento: VIÉTIA ZANGRANDI

Design Gráfico: MARCELLO QUEIROZ

Visagismo: DIEGO NARDES

Fotos de divulgação: PAULA KOSSATZ

Direção de Produção: CAIO BUCKER

Produção Executiva: KAUÊ GOFMAN

Produção de Turnê: RICARDO FERNANDES

Assistência de Produção: ALINE MONTEIRO

Assessoria Jurídica: NAZÁRIO E WERNECK ADVOGADOS

Assessoria de Imprensa: DOIS PONTOS ASSESSORIA

Realização: BUCKER PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, LANÇAMENTO NOVO



Nenhum comentário