[Nerds & Geeks] Segredos da S.H.I.E.L.D



A organização secreta que já apareceu em vários filmes do Universo Cinematográfico da Marvel e inspirou uma série de TV, é uma das armas mais poderosas para manter o mundo a salvo.
Na primeira aparição, em agosto de 1965,o significado da sigla era Supreme Headquarters, International Espionage, Law-Enforcement Division. Se tivesse sido traduzido literalmente ficaria algo como ´´Quartel-General Supremo,Espionagem Internacional e Reforço da Lei´´. Felizmente, optaram por manter a sigla original em inglês que é bem mais fácil de pronunciar do que a traduzida D.Q.G.S.E.I.A.
Atualmente, o significado da sigla é Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division, cuja tradução é ´´Divisão de Intervenção Estratégica da Pátria, Reforço e Logística´´ o que condiz perfeitamente com o objetivo da organização, que é defender o mundo de ameaças (lembrando que Shield é escudo em inglês).As especialidades são o combate a terroristas, super-vilões,aplicação da lei e defesa do planeta Terra de possíveis ataques ou invasões.Ela responde diretamente ao Conselho de Segurança Mundial.
A origem da organização
Capa da HQ em que a S.H.I.E.LD. apareceu pela primeira vez

Na série Strange Tales (Contos Estranhos) o Coronel Nick Fury, um oficial do governo americano que teve a ideia de fundar uma empresa dedicada à proteção mundial. Essa ideia foi concebida por ele logo após o final da Segunda Guerra Mundial mas ele nunca apresentou sua ideia para o governo porque achava que essa iniciativa não seria levada a sério.
Para surpresa de Nick, suas ideias chegaram ao conhecimento da ONU e uma divisão gostou da ideia e decidiu apresentá-la para os EUA e aprovada pelo governo. A operação foi tão secreta que nem o próprio Fury soube de sua fundação e só ficou sabendo depois que ela já tinha sido fundada e ele foi convidado a assumir o cargo de Diretor de Operações porque seu antecessor havia sido assassinado pela HYDRA (aliás, a entidade fundada pelo Barão Von Strucker foi a razão pela qual o governo aprovou a ideia da SHIELD, para arranjar um método de se defender das forças da entidade nazista que aumentava a níveis assustadores). Mas não pense que Fury é o manda-chuva da agência porque até mesmo tem que se reportar a um Conselho de Executivos,composto por 12 membros cujas identidades são desconhecidas.
Uma curiosidade: durante uma entrevista de 2014, Stan Lee afirmou que a criação da SHIELD ocorreu numa época em que estava na moda criar organizações de inteligência secreta e que o desenho The man from U.N.C.L.E o inspirou a criar sua própria. E sim, esse desenho é o que o filme com Henry aka Super-Homem Cavill foi inspirado.

Nick Fury, Diretor de Operações 
Durante a Segunda Guerra Mundial, Nick Fury serviu ao Exército americano. Ele era líder do Comando Selvagem, um esquadrão dos agentes mais habilidosos. Cable dos X-Men e Bucky Barnes, futuro Soldado Invernal, eram membros desse time, assim como o Capitão. Eles lutaram contra os inimigos mais letais da época, como o Barão Zemo e o Caveira Vermelha.
Fury nunca foi aquele tipo de chefe que senta confortavelmente atrás de uma cadeira e apenas dá as ordens e espera os outros cumpri-las. Pelo contrário, ele sempre fez questão de participar dos embates comandando o time na linha de frente com um fuzil na mão e seu único olho brilhando.

Aliás, por falar em olho, como ele ficou caolho?
Capa da edição em que Nick Fury perdeu seu olho

Essa é uma pergunta que não foi respondida nos filmes (pelo menos, até agora).No filme Capitão América: O soldado invernal, ele fala para o Capitão: ´´Da última vez em que confiei em alguém, perdi um olho´´ mas não revela a história de como ele foi perdido.
Na HQ Sgt.Fury and the howling commandos´´ número 27, a verdade é revelada.
Na história original,ele foi atingido por uma granada no campo de batalha e perdeu 95% da visão de seu olho esquerdo e deixando três cicatrizes, tornando necessário o uso do tapa-olho. Isso aconteceu durante uma missão na Holanda com seus colegas Red Hargrove e Samuel Sawyer. Hargrove foi morto durante o ataque a Pearl Harbor e Fury foi lutar contra os nazistas no norte da África e após se reencontrar com Sawyer, esse deu a Fury a liderança do US Rangers First Attack Squad. E foi durante uma dessas missões desse esquadrão que ele foi atingido pela granada. O Professor Berthold Sternberg,um aliado da S.H.I.E.L.D desenvolveu uma fórmula para retardar o processo do envelhecimento e deu a fórmula para Nick, que passou a tomar injeções regulares. Está explicado porque passadas tantas décadas, ele continua com a mesma cara!

Os agentes altamente qualificados
Alguns agentes da série de TV
É óbvio que para um órgão tão importante quanto a S.H.I.E.L.D , apenas os top do top poderiam trabalhar lá. Nick Fury teve que recrutar esses agentes de vários países e os primeiros a responder foram seus velhos colegas do Chamado Selvagem. Várias equipes são formadas, normalmente uma para cada missão diferentes, reunindo os agentes que seja especializados em uma área que ajude a solucionar aquele problema. Por exemplo, se o sistema do Pentágono for hackeado, será montada uma força-tarefa com agentes especializados em informática. Eles sempre tiveram relações amigáveis com times de super-heróis como os Vingadores e o Quarteto Fantástico.

Inimigos

Se apenas a HYDRA fosse inimiga da S.H.I.E.L.D certamente eles não teriam tanto trabalho. Órgãos como o Tentáculo (aquele que ressuscitou a Elektra e fez uma lavagem cerebral nela), Mestres do Terror, que incluíam o Barão Zemo e o Venom em seus membros, o Zodíaco, que tinha um vilão equivalente a um dos 12 signos, Thunderbolts, que tinha Atlas e Sopranos, Illuminati,que incluíam a Medusa e o Jaqueta Amarela e H.A.M.M.E.R. liderados pelo Doutor Norman Osborn, o Duende Verde original.


Tecnologia
As indústrias Stark providenciam todos os equipamentos de ponta como porta-aviões que voam, mochilas a jato e iscas de modelo-vivo, andróides réplicas de uma pessoa cujas vidas estejam em perigo ou sejam suspeitas de um possível sequestro. Graças ao Homem de Ferro, nunca há falta de instrumentos.
Os relógios produzidas pelas Indústrias Stark 

Série de TV
Desde 2013, há uma série da ABC criada por Joss Whedon que mostra o que aconteceu depois dos eventos do primeiro filme dos Vingadores. Liderados por Phil Coulson (Clark Gregg) eles têm que enfrentar todo tipo de ameaça. Encontra-se atualmente na quinta temporada.

A S.H.I.E.L.D conta com os melhores agentes, tecnologia de ninguém menos do que Tony Stark e um líder como Nick Fury. De causar inveja até em James Bond e de fazer as pernas (ou melhor, tentáculos) da HYDRA tremerem!

Nenhum comentário