[News] Editora Senac Rio lança Cozinha modernista, de Gisela Abrantes e Paulina Mata


No dia 9 de julho, a Editora Senac Rio lançará, na Livraria da Travessa de Botafogo, o livro Cozinha modernista: história, ingredientes e receitas da cozinha do século XXI. Na obra, Gisela Abrantes e Paulina Mata apresentam aspectos históricos da gastronomia e introduzem técnicas que auxiliam a compreensão da cozinha de vanguarda. O evento terá sessão de autógrafos e iniciará às 19 h.

Por meio de linguagem simples e de exemplos familiares que possibilitam uma perfeita compreensão do tema, o livro inclui uma variedade de trabalhos práticos originais, cuja finalidade é propor ingredientes e técnicas de modo criativo tanto para compreender a cozinha de vanguarda quanto para atender a restrições alimentares e dietas específicas. 
As autoras abordam história, ingredientes e receitas da cozinha do século XXI que contribuem para informar estudantes de gastronomia e cozinheiros profissionais sobre a importância da gastronomia molecular e, em particular, das novas técnicas de cozinha.

As autoras
Gisela Abrantes é mestre em Ciências Gastronômicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), com formação no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF). Atualmente é docente e coordenadora do Departamento de Pesquisa do Senac RJ, além de chef e proprietária do Buffet Gitrendyfood.
Primeiro lugar no Concurso de Gastronomia Orgânica e Funcional no Mega Evento Nutrição 2014 do 15º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição e na categoria “Sobremesas” do concurso promovido em 2006 pelo Senac São Paulo, “Casamentos que deram certo”, com a receita Chips de tapioca com chocolate e banana.

Desde 2018, Gisela atua como jurada do programa Cozinheiro vs Chefs e como apresentadora do programa Caminhos do chef, ambos do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Paulina Mata é doutora em Química Orgânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Atua como professora auxiliar no Departamento de Química da FCT-UNL e como coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronômicas, uma parceria da FCT-UNL com a ISA-UL (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa).

Tem mais de vinte publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, seis em revistas nacionais e dois capítulos de livros. Autora de dois livros de divulgação científica: Aprender Ciência de forma divertida e saborosa: sugestões de experiências para fazer em família (com versão em inglês) e, em coautoria com Margarida Guerreiro, A cozinha é um laboratório, na quarta edição. Autora dos blogs Uma química irresistível (http://umaquimicairresistivel.blogspot.pt/) e Assins & assados (http://assinseassados.blogs.sapo.pt/).

Participou de vários programas de televisão, principalmente AB Ciência (série de 13 programas de divulgação científica), exibida na Rádio e Televisão de Portugal (RTP1).  

Editora Senac Rio
A Editora Senac Rio, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

Ficha técnica 
Título: Cozinha modernista: história, ingredientes e receitas da cozinha do século XXI

Autoras: Gisela Abrantes e Paulina Mata

Editora: Editora Senac Rio

Páginas: 208

Preço: R$ 69,00

Formato: 18 cm x 23 cm

ISBN: 978-85-7756-464-4

Serviço:
Evento de lançamento, com sessão de autógrafos

Livraria da Travessa de Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 97

Data: 9 de julho

Horário: 19h



Nenhum comentário